Entrevista de Emprego: 7 palavras que não pode dizer

 

Na maioria das vezes, uma entrevista de emprego resume-se à impressão com que o recrutador fica de si. Se disser as palavras certas na hora certa, pode conseguir o emprego, independentemente do seu currículo ou das suas competências. Mas se dizer algo errado na hora errada, tudo pode acabar ali. O poder de uma única palavra, por vezes, pode influenciar na impressão que deixa ao recrutador. Se quer ser bem sucedido, vai mesmo ter que saber quais são as piores palavras que pode utilizar na sua entrevista de emprego.

Evite estas 7:

  1. Odeio

A palavra ódio vai deixar algumas ideias sobre si. Primeiro, pode mostrar que carrega fortes sentimentos negativos dentro de si.

Os empregadores querem colaboradores que tentem encontrar o lado positivo das coisas. Portanto, se não gosta de alguma coisa, encontre uma melhor maneira de mostrar esse sentimento.

Em segundo lugar, dizer que odeia alguma coisa mostra que tem pouco tacto; uma entrevista não é o local para falar de algo de que não gosta, seja do trabalho que teve anteriormente ou do trânsito que apanhou de manhã.

Enquadre a sua expressão numa frase mais positiva; em vez de dizer, “Eu odiava o meu antigo emprego”, pode dizer: “No meu antigo emprego senti que não estava a utilizar o meu verdadeiro potencial”.

  1. Não

Ao longo da sua carreira, vai ter que dizer não. Na verdade, dizer não é algo que pode ser utilizado no contexto certo e quando protege os seus interesses. Mas, no contexto de uma entrevista de emprego, nunca há uma boa razão para dizer não. Por exemplo, imagine que o entrevistador lhe pergunta: “Estaria disposto a fazer “x” para a empresa? ” Se disser que não, pode ficar imediatamente desqualificado para aquela função. Se responder com um “possivelmente” ou um “talvez, dependendo,” sempre vai deixar uma impressão mais positiva de si ao recrutador.

  1. Basicamente

“Basicamente” tornou-se uma palavra utilizada em demasia e usá-la mais do que uma vez pode fazer com que o seu potencial recrutador acredite que você nem pensa no que está a dizer. Mas mais do que isso, “basicamente” é uma palavra dúbia e leva à especulação indesejada. Por exemplo, o entrevistador pergunta-lhe qual foi o seu maior feito na empresa onde trabalhou anteriormente e você responde: “Basicamente, eu ajudei a aumentar as vendas em x  “. Este “basicamente” implica ambiguidade. Será que você apenas participou numa parte do resultado? Será que isso significa que fazia parte da equipa que conseguiu esse resultado? O que quer dizer com isso do “basicamente”? Estas são perguntas que não deve deixar na mente do recrutador.

  1. Dedicado

A palavra “dedicado” tem sido usada em muitas entrevistas e a maioria dos entrevistadores até sentem a pressão sanguínea a subir quando a ouvem. É um chavão, puro e simples, e se você é realmente uma pessoa dedicada, o seu histórico de trabalho e o desempenho futuro devem ser capazes de mostrar isso.

Dentro desta ordem de ideias, evite também a palavra “motivado”.

  1. Experiência

“Experiência”, também é uma palavra ambígua, e esconde o significado do que está a tentar dizer. Por exemplo, se disser algo como “Eu tenho experiência em design gráfico,” isso não significa nada. Em vez disso, descreva especificamente os seus conhecimentos. Explique aquilo que sabe fazer, os cursos que têm ou um trabalho específico que sabe fazer. Quanto mais detalhado for, melhor.

Já agora saiba como falar de si na entrevista de emprego.

  1. Trabalhador

Ninguém vai a uma entrevista dizer que é preguiçoso. As pessoas que querem um emprego vão descrever-se como sendo bastante trabalhadoras. Mas nem todas vão ser capazes de provar isso. Em vez de dizer a seu entrevistador que é uma pessoa muito trabalhadora, mostre-lhe como e em que contexto você é trabalhador. Por exemplo, pode contar-lhe o quanto trabalhou num fim de semana para criar um relatório perfeito, ou mencionar que durante 2 anos nunca faltou ao seu emprego, mesmo que estivesse com febre.

  1. Qualquer palavra para encher / “bengala”

Palavras que só servem para “encher”, demonstram falta de consideração e também podem fazê-lo parecer menos confiante. Se disser “hum, hum”, ou “pois”… isso pode prejudicar a sua credibilidade e fazer com que pareça menos capaz do que realmente é na realidade. Se tem que pensar sobre o que vai dizer a seguir, não diga nada – o silêncio é muito mais impressionante do que um fluxo de palavras inconscientemente proferidas. Isso pode requerer um pouco de prática, mas eliminar esses vocábulos do seu discurso é bom para si a longo prazo. Entretanto, saiba leia aqui como treinar para a entrevista de emprego.

 

É improvável que uma palavra destrua todas as hipóteses de conseguir um novo emprego. No entanto, se disser muitas destas palavras acima mencionadas, pode mesmo deitar tudo a perder. Qualquer vantagem que tenha sobre os outros candidatos numa entrevista é bom e por isso vale a pena pensar em aperfeiçoar a sua comunicação e eliminar estas palavras do seu vocabulário.

 

Veja este artigo no Inc.