Várias estudos comprovam que a liderança eficaz melhora as métricas internas e externas da empresa, como a retenção de colaboradores e o desempenho financeiro. Mas sabe como ter líderes mais eficazes na sua empresa? Nós dizemos-lhe.

A pesquisa mundial sobre líderes, da Great Place To Work, demonstra que os líderes mais eficazes se concentram em:

  • Trabalhar com equipas, procurar ideias dos membros da equipa e envolvê-las em decisões que as afetam;
  • Reconhecer os colaboradores, especialmente chamando as realizações e ajudando os colaboradores a progredir nas suas carreiras;
  • Inspirar os colaboradores a continuar o seu ótimo trabalho mostrando-lhes que os líderes são competentes, honestos e fiáveis.

Então, saiba como ter líderes como estes:

1. Identifique os comportamentos mais importantes para os grandes gestores na sua empresa

Identifique os gestores que constroem relações de alta confiança dentro da sua empresa. Pode usar os dados de inquérito aos colaboradores para obter as suas respostas.

Entreviste estes gestores e questione “como” fizeram o que fizeram. Assim, identifique até cinco comportamentos que criam bom ambiente de trabalho e partilhe isso com toda a empresa.

2. Construa confiança

Os funcionários seguem os seus líderes quando confiam neles. Há três formas de incutir confiança na sua liderança:

  • Criar credibilidade: faça o que diz que vai fazer. Se prometer ao seu colaborador um projeto ou oportunidade de aprendizagem, cumpra a sua palavra;
  • Respeito: garanta que as pessoas estão preparadas para o sucesso. Arme-os com os recursos e apoio de que precisam para fazer o seu melhor trabalho;
  • Tome decisões justas: Isto é fundamental, especialmente quando se trata de decisões de promoção e para pessoas que são diferentes de si (seja sexo, origem racial, educação ou função).

3. Seja um verdadeiro colaborador

Trabalhe com a sua equipa! Como o pode fazer? Veja as dicas:

  • Envolva a sua equipa em decisões que os afetam e obtenha o seu feedback antes de tomar decisões, por exemplo, mudando-se para um novo espaço de escritório e aborde quaisquer preocupações que tenham sobre a mudança;
  • Procure a opinião dos colaboradores sobre o próximo problema que está a tentar resolver;
  • Tenha conversas regulares e informais, como almoços de equipa e cafés longe do escritório.

4. Torne hábito o reconhecimento dos colaboradores

Reconhecer os colaboradores mostra-lhes que as suas contribuições para a empresa são apreciadas e fá-los sentir bem e o seu trabalho valorizado.

5. Repense em como promove as suas equipas

Se gerir um equipa maior for a única forma de ser promovido na sua empesa, então talvez queira repensar o seu processo de promoção.

Há diversas vias de sucessos para os colaboradores, que as empresas podem criar, como:

  • Ajudá-los a ganhar novas responsabilidades e desenvolver as suas competências;
  • Assumir um papel ativo nos planos de desenvolvimento dos colaboradores;
  • Atentar a formas adicionais de os colaboradores poderem acrescentar valor a um projeto ou emprestarem a sua experiência a algo fora do seu âmbito geral de responsabilidades.

6. Inverta o processo de desempenho tradicional

É comum os gestores avaliarem e reverem os seus colaboradores, mas os grandes gestores querem que o feedback flua para os dois lados.

Então, o ideal será olharem pra o feedback dos colaboradores como um todo, não só para a cultura organizacional como também para a eficácia da gestão.

 

Quer apoiar os gestores das suas pessoas na concretização de todo o seu potencial? Siga estas dicas e tire o melhor partido delas!