São a geração mais falada de sempre, mas a maioria está insatisfeito com o seu local de trabalho e as chefias precisam de saber como gerir os millennials!

Apenas 44% dos trabalhadores millennials – em empresas dos EUA – tem uma experiência positiva no trabalho. Este é o número mais baixo de qualquer geração!

Assim, 67% não está satisfeito com o seu local de trabalho e revela que as ações das suas chefias não correspondem às suas expetativas.

O que é um líder?

Estes dados foram revelados por uma pesquisa do Great Place to Work com mais de 267 mil trabalhadores.

O objetivo foi descobrir como cada geração define o temo “líder”.

A conclusão é que cada grupo tem uma visão única de como esperam que os líderes modelem valores, apareçam em momentos críticos (ou não) e se ligam com as suas equipas.

Para os millenials, os líderes são aqueles que:

  • Têm capacidade de ligar diversas forças de trabalho para um propósito comum;
  • Têm em mente o crescimento a longo prazo e os interesses pessoais dos seus funcionários;
  • Aparecem em momentos críticos da sua vida pessoal ou carreira;
  • Alguém que abraça metas ambiciosas e lidera consistentemente com uma mentalidade distinta.

7 maneiras de gerir os millennials no local de trabalho

O estilo de liderança é fundamental para melhorar a experiência dos funcionários millennials.

Então, resultado desta pesquisa, saiba 7 maneiras de gerir os millenials no local de trabalho:

1. Apareça nos momentos críticos

Nesta pesquisa, muitos millenials elogiaram os seus gestores por aparecerem em momentos cruciais das suas vidas pessoais.

Por exemplo, um funcionário elogiou o seu chefe por o ajudar a tomar uma grande decisão na sua vida.

Então, aconselhá-los nas decisões a tomar, mesmo que a nível pessoal, pode ser um ponto positivo para esta geração.

2. Concentre-se no crescimento de longo prazo

Enquanto outras gerações descreveram os líderes eficazes como sendo “envolventes”, “inteligentes” e “estratégicos”, os millennials também apreciaram os gestores que têm os seus “melhores interesses” em mente, particularmente a sua carreira a longo prazo e o crescimento pessoal.

3. Crie conexões entre equipas

Entre todas as gerações, os millennials veem a liderança como uma forma de abraçar o potencial de ligar diversas pessoas.

Esta geração é a maior defensora da criação de melhores experiências para todos os funcionários e de garantir que cada pessoa possa trazer o melhor de si para o trabalho.

Então, enquanto gestor, concentre-se no alinhamento das equipas com um propósito comum para melhor envolver e ativar estes funcionários.

4. Seja um facilitador, não um solucionador de problemas

Uma das palavras mais mencionadas pelos millennials para descrever como os gestores os ajudaram em situações problemáticas, foi “empático”.

Ao contrário da Geração X, que quer alguém que possa intervir e resolver um problema, os millennials querem apoio moral e compreensão para ajudá-los a resolver o problema por conta própria.

Assim, esta geração aprecia quando os líderes os deixam ser os heróis, dando-lhes as ferramentas para atingirem o seu pleno potencial.

5. Lidere com uma mentalidade única

Os millennials gostam de líderes que lideram a partir de uma bússola interna. Ou seja, procuram gestores que lideram com uma “mentalidade” única.

6. Responda a perguntas difíceis e seja autêntico

Quando os líderes são transparentes em momentos difíceis, os colaboradores millennials sabem que os seus líderes são profundamente dignos de confiança, quer obtenham ou não a resposta que esperavam.

7. Crie um envolvimento genuíno

Todas as gerações querem estar envolvidas nas decisões que as afetam. Mas esta experiência é particularmente poderosa para os millennials.

Quando se sentem envolvidos, esta geração dá mais de si, fica mais tempo, recomenda o seu local de trabalho e contribui com o seu melhor para o seu local de trabalho.

 

De acordo com esta pesquisa, quando você enquanto gestor entende as diferenças geracionais, pode melhorar a eficácia das suas interações com os millennials.