As histórias de super-heróis atraem os mais diversos públicos devido às suas narrativas de intriga de poder e procura por justiça. Mas sabia que há muito a aprender se analisarmos os atributos psicológicos dos personagens?
Para o especialista de marketing Rakesh Singh, essas qualidades podem orientar os nossos pensamentos e acções no ambiente de trabalho e nos tornar verdadeiros líderes. Afinal, todas as empresas procuram os seus próprios heróis.
Veja abaixo 6 qualidades que pode aprender com os super-heróis:
1. Trabalho árduo
Ninguém melhor do que a Mulher Maravilha para representar a característica de ser um bom trabalhador. Esta heroína foi abençoada pelos deuses para se tornar tão bonita quanto Afrodite, sábia quanto Athena, forte quanto Hércules e rápida quanto Hermes. No entanto, ela escolheu entregar os seus poderes para permanecer na terra e salvar a humanidade. A guerreira batalhou duro para dominar as artes marciais e o uso de muitas armas e usar todas as suas habilidades de luta para proteger a humanidade e superar o mal.
O que podemos aprender com isso?
O trabalho árduo compensa. Com dedicação e uso da consciência, a Mulher Maravilha fez o que foi escolhida para fazer. Um bom líder lidera com o exemplo e um líder despreocupado terá seguidores semelhantes. Um líder que trabalha duro para cumprir os prazos motiva os membros da equipa a entregar as suas tarefas no tempo.
2. Energia
Precisamos dizer mais sobre a energia de Jay Garrick (Flash), que após ter sido deitado abaixo durante semanas, voou como um furacão para conhecer a rapariga que há anos estava ansioso para conhecer? Um acidente num laboratório de Química fez com que inalasse vapores que lhe deram a habilidade de correr a um ritmo louco e, assim, nasceu o Flash. Quando Jay Garrick aprendeu sobre os seus poderes, utilizou-os lutando contra o crime.
O que podemos aprender com isso?
Flash perseguiu a sua paixão com grande entusiasmo utilizando a sua habilidade adquirida recentemente. É esse entusiasmo que ajudará um indivíduo a realizar as suas tarefas num grau maior.
Ter paixão pela tarefa é meio trabalho feito. Se forem abordadas com a energia do Flash, será ainda mais fácil concluí-las. Uma pesquisa constatou que a capacidade de motivar as pessoas é um dos traços mais eficazes de um bom líder.
3. Responsabilidade
Se ambiciona ser promovido, saiba que é inevitável um maior nível de responsabilidade. O Homem-Aranha assim que adquiriu os poderes, ignorou a hipótese de parar um ladrão que foge e o resultado da sua indiferença surge momentos depois quando o mesmo ladrão rouba e mata seu tio.
Peter Parker entende que “com grande poder também vem uma grande responsabilidade” e ele entende que deve assumir as responsabilidades que acompanham um super-herói e não apenas aproveitar os poderes em seu benefício. Com o tempo faz escolhas importantes e de maneira responsável.
O que podemos aprender com isso?
Reconhecer as responsabilidades que deve assumir representa uma pessoa mais controlada, o que sugere que tem a capacidade de tomar decisões importantes, aprender com os erros e se encarregar da situação.
4. Organização
A abordagem sistemática do Professor X na luta pacífica pelos direitos dos mutantes, mediando a coexistência entre mutantes e humanos, mostra o quanto apto era nas habilidades de organização. Para alcançar os seus objetivos, fundou o Instituto Xavier para ensinar mutantes a explorar e a controlar os seus poderes. A sua grande proeza na gestão desta instituição é notável e é por esses traços que é altamente considerado e respeitado.
O que podemos aprender com isso?
Desenvolver uma abordagem sistemática para o trabalho é a base de todos os grandes líderes. Ser metódico e orientado para os processos é fundamental para a construção de confiança e credibilidade.
5. Sabedoria
O conhecimento é profundo e Tony Stark é o exemplo vivo disso. O seu grande conhecimento de tecnologia só pode ser equiparado ao seu talento. O Homem de Ferro sempre combateu os oponentes utilizando a sua sabedoria na esfera técnica e criando os melhores aparelhos para o seu arsenal.
O que podemos aprender com isso?
O conhecimento é ilimitado e será sempre seu aliado. Um líder sábio está bem informado sobre o mercado de trabalho, produtos, entre outros assuntos, para tomar decisões importantes, superar adversidades e manter-se à frente dos concorrentes. Manter-se actualizado sobre as últimas tendências tecnológicas é fundamental para a sua sobrevivência e para garantir a sua superioridade no mercado de trabalho.
6. Pro-actividade
Batman treinou tanto física quanto intelectualmente para combater o crime. É um exemplo clássico de pro-actividade, pois jurou vingança contra os criminosos por causa da injustiça feita aos seus pais e educou-se para combatê-los e fazer justiça.
Ao contrário da maioria dos super-heróis, não possui super-poderes, em vez disso, faz uso do intelecto para combater o crime. A sua vontade indomável e a sua proeza física tornam-no o super-herói característico de qualquer pessoa pro-activa.
O que podemos aprender com isso?
Os líderes pro-activos são pioneiros no pensamento inovador. Pensar e agir com rapidez, convicção e confiança só resultará em grandes vitórias.
Batman diz que qualquer um pode ser herói e as organizações procuram pessoas pro-activas, sábias, trabalhadoras, enérgicas, responsáveis e organizadas.

