Todos ficamos ansiosamente à espera de uma resposta depois da entrevista de emprego. É impossível não ficar. Afinal de contas, trata-se do nosso Futuro.
Ao segundo ou terceiro dia após a entrevista já está a tentar encontrar explicação para o facto de ainda não lhe terem telefonado com uma resposta. Ao fim de uma semana já tem vontade de telefonar para o recrutador… Mas afinal, quanto tempo deve esperar por uma resposta?
Quanto tempo deve esperar pela resposta depois da entrevista de emprego:
- Até uma semana depois da entrevista de emprego: Relaxe, é perfeitamente normal que ainda não o tenham contactado. Possivelmente ainda estão a entrevistar outros candidatos e a decidir qual o mais indicado para a função.
- Entre uma e duas semanas: Ainda pode haver uma explicação lógica. O recrutador poderá ter ido de férias ou pode ter havido um projecto de empresa urgente. É possível que o empregador ainda lhe telefone com a resposta (de preferência positiva!)
- Entre duas e três semanas: Agora sim, pode começar a preocupar-se! O tempo longo pode querer dizer que não estão interessados em si ou que o recrutamento para a função a que se candidatou não é prioritário.
- Mais de três semanas: É pouco provável que lhe telefonem. Mesmo que a vaga continue por preencher, é muito difícil que ainda se lembrem dos pormenores da entrevista e dos argumentos que utilizou.
Não cometa um dos erros mais comuns de quem procura emprego: parar de procurar! Enquanto espera pelo resultado da entrevista de emprego deve continuar a procurar emprego e a ir a entrevistas. Antes propostas a mais do que a menos!
Questione, no final da entrevista de emprego, qual o próximo passo na selecção do candidato:
Faça perguntas simples sobre o processo de selecção e fique com uma noção mais correcta dos períodos de decisão.
– Qual o próximo passo no processo de recrutamento? Pode existir uma segunda entrevista, ou outros candidatos à espera de ser entrevistados.
– Tem ideia de quanto tempo levará a tomar uma decisão e quando começará o candidato a trabalhar? É preciso cuidado para não parecer desagradável. Mostre, ao invés, que está realmente interessado no trabalho e ansioso por começar a trabalhar.
– Sabe-me dizer daqui a quanto tempo terei uma resposta sobre se fui ou não seleccionado?
Ao fazer este tipo de perguntas no fim da entrevista de emprego poderá ter uma noção mais concreta se o recrutador ficou interessado em si. Se lhe garantir que terá uma resposta brevemente, é bom sinal! Caso o empregador seja vago, provavelmente não o considera a pessoa adequada para a função. Não desanime e continue à procura. Há muitos e bons empregos!
Envie um e-mail após uma semana:
Uma semana depois da entrevista (ou da data em que o entrevistador ficou de lhe dar uma resposta) envie um e-mail a questionar como está o seu processo de candidatura. Não telefone directamente para o empregador, já que poderá surtir o efeito contrário ao desejado.
Porque deve enviar um e-mail:
- Não se notará a sua ansiedade tão facilmente como num telefonema. Adopte um tom amigável e respeitador. Mostre que ainda está interessado na vaga de emprego;
- Dará tempo ao recrutador para pensar na resposta;
- Possibilitará ao empregador responder-lhe negativamente de forma cortês e menos constrangedora para ambas as partes.
A regra de ouro é não se deixar levar pela ansiedade. Mantenha-se calmo e continue à procura. Com perseverança conseguirá um emprego!
Oi gente gostei muito do seu website,vou acompanhar mais vezes as novidades. Abraços
gostei do site e Adorei suas dicas. vao me ajudar muito
Devo falar em uma entrevista de emprego, que fui indicada por algum conhecido?
Bom dia, Glaucia
Agradecemos o seu contacto.
Em relação à sua questão, não é algo obrigatório e sim opcional.
Se acredita que para si faz sentido mencionar que foi indicada por alguém, pode fazê-lo.
No entanto, se acha que não faz sentido, não tem de se sentir obrigada a fazê-lo.
Cumprimentos,
Fui intervista já tem 3 meses o gerente me encontrou outro dia e me perguntou se eu recebi algum e-mail ou msg que era pra mim verificar e manda mensagem no telefone de contato que ele avisa me ligado mandei msg avisando que não recebi nada e ele simplesmente me disse qe ia ver e me contatar e já tem um mês da nossa conversa. e agora ele tá de férias e não sei se deve mandar mensagem pra ele pra ter uma resposta porque na entrevista ele disse que poderia me chamar a qualquer hora ou em junho pois o semestre deles ia fechar aí já ficaria certo. O que devo fazer seria inapropriado eu mandar uma mensagem perguntando?
Bom dia, Gesyele
Agradecemos o seu contacto.
Os nossos artigos têm o objetivo de a ajudar e orientar em determinadas questões relacionadas com a sua vida profissional (e por vezes pessoal), no entanto, enquanto Portal de Emprego não podemos afirmar ou negar se é apropriado ou não qualquer tipo de ação, mas sim aconselhar a fazer o que acha melhor.
Tendo em conta o vosso historial, como já estiveram em contacto anteriormente, e se acredita que deve voltar a entrar em contacto com o gerente, aconselhamos a fazê-lo. Pelo menos assim fica de consciência tranquila e poderá compreender em que fase está atualmente.
Esperemos que consiga resolver a sua situação pelo melhor.
Cumprimentos,
Ok obrigado
Olá, participei de um processo seletivo recentemente. A gestora aparentemente gostou do meu perfil. Informou que irá entrevistar outros candidatos e me dará um retorno depois. Já fazem quatro dias que o processo seletivo ocorreu e estou a espera da resposta. O fato da gestora ter dito que irá entrevistar outros candidatos é um sinal negativo?
Desde já agradeço a atenção.
Bom dia, Débora
Agradecemos o seu contacto.
Os artigos que partilhamos têm o objetivo de ajudar os leitores com os temas relacionados com a procura de emprego, candidaturas, construção de carreiras, processos de seleção, entre muitos outros.
O facto da gestora precisar de entrevistar mais candidatos em nada garante que foi excluída ou que é um sinal negativo, apenas é um passo normal num processo de recrutamento e seleção.
Apenas podemos sugerir que aguarde mais uns dias, uma vez que a situação atual que vivemos também dificulta e atrasa estes processos. Enquanto Portal de Emprego, não podemos garantir nada em concreto, uma vez que não somos especialistas nestas áreas, mas apenas uma plataforma que partilha artigos com dicas e conselhos para a ajudar a tomar os passos certos.
Obrigado pela compreensão.
Cumprimentos,