Por esta altura já sabe como se preparar para a primeira entrevista de emprego. Agora deve começar a preparar terreno para ser chamado para a segunda entrevista de emprego.
1. Mostre-se disponível para esclarecer qualquer dúvida:
No final da entrevista, pergunte ao entrevistador se ficou com alguma dúvida sobre o seu percurso profissional e académico. Certifique-se que o recrutador não está de pé atrás com qualquer pormenor (por exemplo um largo período de tempo sem emprego).
2. Utilize expressões cativantes:
Descreva o seu desempenho através de expressões cativantes. As mesmas devem ser sucintas, directas e fáceis de recordar.
Exemplos: “Aumentei o volume de vendas da empresa em 15%.” e “Trabalhei para a maior empresa do sector X, a EMPRESA Y”.
3. Solicite um desafio:
A empresa não conhece o seu valor como profissional. Para os convencer de que é o candidato ideal, peça um desafio no qual possa mostrar as suas qualidades.
Desta forma, demonstra pro-actividade e mantém contacto com a empresa contratante.
4. Grave uma entrevista de preparação:
Peça a um colega/amigo/familiar que simule ser o seu entrevistador. Dê-lhe a lista de perguntas mais comuns em entrevistas de emprego e grave a entrevista de treino (pode utilizar um smartphone).
Depois, reproduza a entrevista e tente assinalar os seus pontos fortes e fracos. O que poderia ter feito melhor? Treine as suas respostas novamente e certifique-se que está em topo de forma no dia da entrevista de emprego.
5. Incline-se para a frente:
Durante a entrevista, incline o corpo para a frente. Esta posição demonstra que está a ouvir com interesse o que lhe está a ser dito. Assim, o recrutador perceberá que está interessado na função a que se candidatou.
Se estiver recostado ou de “corpo mole” na cadeira estará a passar a mensagem de que não pretende o emprego.
6. Use a palavra “nós”:
Está na altura de demonstrar que é mesmo bom a trabalhar em equipa. Durante a entrevista, fale do sucesso da sua equipa no anterior emprego. Em vez de dizer “Fui responsável por criar uma aplicação que ajudava a …”, diga “Nós, no departamento XX, fomos responsáveis por criar uma aplicação que ajudava a…”.
7. Leve uma pasta:
Ponha dentro da pasta cópias do seu curriculum vitae, amostras de projectos onde foi bem sucedido, um bloco de notas e uma caneta. Faça, também, uma “pasta mental” com exemplos de melhoria a aplicar à empresa. Apresente-os não como “Isto está mal, deviam fazer XX”, mas como “Tive umas ideias que acho que ajudariam a aumentar ainda mais as Vendas”, por exemplo.
8. “Espelhe” o seu entrevistador:
Para garantir que a entrevista de emprego não se parece com um interrogatório, espelhe os gestos, velocidade de discurso e maneirismos do seu entrevistador. Ao espelhar o recrutador, está a tornar o encontro numa conversa de amigos, pondo de lado o ambiente stressante.
Cuidado para não ser demasiado óbvio e tornar a situação desconfortável.
9. Pesquise o seu entrevistador:
Não limite a sua pesquisa à empresa. Procure pelo seu entrevistador no Google, LinkedIn e Facebook. Tente descobrir o seu tipo de personalidade e interesses e, na entrevista de emprego, tenha em conta os mesmos. Faça com que o recrutador se identifique consigo – é uma forma certa de garantir que é chamado para nova entrevista.
Não ultrapasse os limites razoáveis na sua pesquisa.
Se os nervos estiverem a vir ao de cima, procure acalmar-se.
Siga estas dicas da para garantir que é chamado para a segunda ronda de entrevistas.

