É um jovem recém-licenciado e está com dificuldades em escrever a sua carta de apresentação pela primeira vez?
Apesar de não ter experiência de trabalho, é possÃvel impressionar os seus potenciais empregadores.
Uma carta de qualidade não só mostra aos recrutadores que dá valor a uma oportunidade de emprego, mas também lhes demonstra que sabe comunicar de forma eficaz.
Aqui estão algumas dicas sobre como escrever uma impressionante carta de apresentação para captar a atenção do seu potencial empregador.
-
Pesquise a função:
Antes de começar a escrever, conheça bem a função para a qual se está a candidatar. À partida, no anúncio vai perceber quais são as competências e habilitações que o recrutador está à procura. Se não tiver a certeza, faça uma pesquisa e descubra o que é necessário para desempenhar bem as suas funções nesse emprego.
Além disso, perceba exactamente o que é que a empresa faz e como é que as suas competências se podem encaixar. Vá até ao site da empresa, leia um pouco sobre a organização e sobre os colaboradores e aproveite também para espreitar as ligações da empresa às redes sociais.
Saiba como demonstrar o seu fit cultural.
-
Faça um inventário pessoal:
Agora que já sabe o que o recrutador está à procura, faça um inventário pessoal e uma lista de todas as suas habilidades, experiências e qualidades pessoais relevantes para os requisitos do trabalho.
Depois pense: por que deve o empregador contratá-lo?
Para cada aptidão sua, faça uma frase, explicando por que é que é diferente dos outros candidatos.
-
Seja explÃcito:
Deve fazer referência ao posto de trabalho ao qual se está a candidatar no primeiro parágrafo da sua carta de apresentação. Deve também mostrar o seu entusiasmo e informar o recrutador que está realmente interessado no trabalho. Ao falar nas suas competências e experiência, relacione-as com o trabalho em questão e como esses seus talentos irão beneficiar a empresa.
-
Utilize o formato correcto:
As empresas recebem um número infindável de candidatos a um anúncio de trabalho, de modo que percorrem rapidamente as cartas de apresentação para filtrar os potenciais futuros colaboradores. Portanto, deve fazer a sua carta de apresentação usando parágrafos curtos e uma estrutura clara.
-
Mostre quem é você:
Os empregadores que contratam recém-formados estão geralmente à procura de futuros lÃderes para a sua empresa. Na sua carta de apresentação, faça referência a qualquer papel de liderança bem-sucedida que tenha tido anteriormente (na associação de estudantes, numa equipa desportiva, etc.). Além disso, dê destaque aos prémios e reconhecimentos que recebeu na escola ou noutros projetos paralelos, tais como projectos de voluntariado.
Veja também aqui o que os empregadores procuram numa carta de apresentação.
-
Faça uma conclusão forte:
Para deixar uma impressão duradoura na mente do leitor, faça com que o parágrafo final da sua carta de apresentação seja um dos elementos mais fortes. Deve reiterar o seu interesse no trabalho e a sua crença de que é perfeito para a função.
Alguns elogios não vão prejudicar a sua carta de apresentação, portanto pode mencionar a excelente reputação da empresa e o quanto gostaria de ter uma oportunidade para uma entrevista, tendo em vista a sua possÃvel integração na organização.
Uma carta de apresentação bem escrita pode muito bem ser o factor chave que o distingue dos outros candidatos a uma vaga de emprego, portanto, tenha sempre isso em conta.
Veja este artigo também aqui.