emprego + 40 anos

Num mercado de trabalho tão competitivo como aquele em que estamos, encontrar emprego na área profissional pode ser uma tarefa complicada, especialmente para profissionais com mais de 40 anos. Por isso, compilámos 7 alternativas de carreira onde experiência e maturidade são mais-valias, sendo assim ideais para candidatos com este perfil. 

Comercial

As funções de um comercial incluem procurar Clientes, contactar os mesmos e perceber as suas necessidades. Posteriormente, demonstrar-lhes a forma como os produtos vendidos pela empresa podem ajudá-lo.

A experiência ganha pelos profissionais com mais de 40 anos possibilita-lhes executar esta função com eficiência.

Esta função é ideal para quem é bom comunicador, tem forte espírito de venda e uma forte rede de networking.

Retalho

Algumas lojas (como por exemplo relojoarias ou sapatarias) optam por contratar profissionais com mais de 40 anos. Procuram um funcionário para ocupar a vaga durante muito tempo e esperam encontrar alguém de extrema confiança.

Demonstre que consegue criar empatia facilmente e que poderão contar consigo para ser regular no trabalho.

Explicador

Se tem conhecimentos profundos numa área de trabalho, considere ser tutor de quem está a estudar.

Procure informar-se sobre os desenvolvimentos na sua área e estar a par do currículo educativo. Pode ser explicador por conta própria ou integrar empresas de actividades dos tempos livres.

Formador

Ao longo da sua carreira adquiriu muitos conhecimentos e teve vários casos de sucesso. Porque não utilizá-los para se empregar?

Aposte no Certificado de Competências Pedagógicas (Ex-CAP), que o habilitará legalmente a dar formação a formadores.

Desta forma, poderá ensinar competências a trabalhadores de empresas.

O nosso conselho é: especialize-se num tema e seja reconhecido. Utilize as redes sociais, blogues e revistas da especialidade para se fazer notar.

Assistente de Geriatria

Cada vez mais são necessários assistentes de geriatria. No entanto, para exercer esta profissão, é necessária muita maturidade emocional aliada a um elevado sentido de responsabilidade.

Assim sendo, profissionais com mais de 40 anos revelam-se ideais para cuidar da higiene, alimentação e saúde dos pacientes.

Modista

Algumas profissões, como a de modista, estão a cair em desuso, havendo cada vez menos profissionais qualificados. Aproveite para se destacar exercendo uma actividade pouco comum.

Desde pequenos arranjos no guarda-roupa a costurar peças de roupa à medida, os ensinamentos que adquiriu na juventude ou na prática do seu hobby podem revelar-se proveitosos.

Consultor

Os consultores ajudam os clientes a pensar na melhor maneira de resolver problemas específicos. Juntos, determinam qual é melhor solução e a forma mais eficiente de a implementarem.

Em suma, este profissional “vende”os seus conhecimentos e experiência (adquiridos ao longo dos vários anos de carreira). Para ser bem sucedido, deve conhecer bem o mercado e a concorrência e apostar na rede de networking. 

 

Esteja atento a oportunidades de emprego que surjam, procurando funções onde a experiência profissional seja uma mais-valia. Mantenha-se a par das vagas de emprego recentes aqui.