Cartas de apresentação o essencial a incluir

Uma carta de apresentação mal escrita pode arruinar as suas hipóteses de conseguir um emprego. Num inquérito realizado recentemente, 76% dos recrutadores afirma que não têm em consideração candidaturas com erros de escrita ou com uma má estrutura.

Por este motivo, prestar atenção a cada detalhe compensa. Conheça aqui algumas sugestões do Monster Career Advice relativamente ao conteúdo e estrutura das Cartas de Apresentação.

Evite erros básicos

Os erros mais comuns em cartas de apresentação são:

Não especificar o anúncio: constantemente, os recrutadores tentam preencher mais do que uma vaga em simultâneo. Depois da saudação inicial deve indicar de forma clara qual o anúncio a que se está a candidatar.

Utilizar cartas padrão: o objectivo de uma carta de apresentação é estabelecer uma ligação pessoal com o leitor. Adapte a sua carta a cada empresa e mostre a sua personalidade.

Demasiadas repetições: não despeje toda a informação que está no seu currículo. Forneça outras perspectivas e aproveite para se apresentar. Pode, por exemplo, continuar uma breve história sobre um problema que tenha resolvido.

Definir interesses pessoais: Não diga que apenas se está a candidatar por causa do dinheiro, das possibilidades de viajar ou qualquer outro benefício da empresa.

Cartas arrogantes: o seu objectivo é demonstrar competência, no entanto a arrogância pode afastar os recrutadores. Cuidado com a forma como se “vende” enquanto candidato.

Adapte o conteúdo da carta

  • Não comece com “A quem possa interessar” – encontre o nome da pessoa responsável;
  • Destaque primeiro com competências e a experiência que mais se adaptam aquilo que o recrutador procura;
  • Comece com uma forte frase de abertura;
  • Faça referência ao anúncio de emprego;
  • Ofereça-se para voltar a contactar o recrutador – e faça-o;
  • Em candidaturas por e-mail, anexe sempre o seu currículo juntamente com links de páginas que possam demonstrar o seu trabalho;

Reveja o conteúdo da carta de apresentação

Faça sempre uma revisão completa do conteúdo das suas cartas de apresentação e verifique a ortografia e a gramática antes de enviar a sua candidatura. O ideal é que o faça mais do que uma vez.

Peça também a amigos e familiares para lerem o documento e procurarem algum erro de escrita.

Antes de enviar a sua candidatura faça um teste e envie para si mesmo para confirmar que a estrutura está correcta.