Como-procurar-emprego-através-das-redes-sociais

Nos dias de hoje é cada vez mais comum as empresas utilizarem as redes sociais, tal como o LinkedIn, o Twitter e o Facebook para divulgarem as ofertas de emprego e selecionar os candidatos.

Então como pode aproveitar todos os benefícios que essas ferramentas proporcionam e utilizá-las a seu favor? Conheça aqui seis dicas apresentadas pela página brasileira Administradores.

1. Não espere resultados imediatos

É comum conhecer pessoas que procuram emprego diariamente na internet e que não são selecionados de forma rápida, para uma vaga. Acessar e registar o seu currículo na área de “Trabalhe Connosco” das empresas é apenas o primeiro passo. A dica é para que não se esconda atrás do computador e mantenha seu relacionamento com profissionais da área.

2. Potencialize os seus contatos

Ao procurar as empresas onde tem interesse em trabalhar, pesquise entre seus contactos se eles trabalham na empresa ou se conhecem algum colaborador que possa apresentá-lo. Isso pode aumentar as suas chances quando se candidatar a uma vaga.

3. Construa a sua influência online 

Dedique tempo ao networking e não o faça apenas quando precisa. Vale a pena investir alguns minutos diários a procurar novos contactos ou ainda compartilhar conteúdos relevantes nas redes sociais. No LinkedIn, por exemplo, dê recomendações às suas conexões e, assim, também será recomendado pelo seu trabalho.

4. Esteja presente no Twitter

Siga empresas e pessoas relacionadas à sua área profissional. Fique atento ao perfil dos seguidores das empresas que podem ser relevantes para a sua carreira. E esteja atento às oportunidades profissionais que podem ser divulgadas na rede.

5. Seja participativo

Além de manter as suas informações atualizadas e partilhar conteúdo relevante, faça parte de grupos que estejam relacionados com a sua área e participe em grupos de discussão. Procure participar de encontros presenciais organizados pelos grupos nos quais está inserido.

6. Utilize a internet e as redes sociais a seu favor

Criar um vídeo sobre sua trajetória profissional, as suas habilidades e/ou traços de sua personalidade e divulgar nas redes sociais pode diferenciá-lo dos restantes candidatos. Criar um site pessoal com seu portfólio profissional também pode chamar a atenção dos recrutadores.

Lembre-se de incluir no seu currículo o link dos seus perfis nas redes sociais e do seu portfólio online. Mas esteja atento para não cometer nenhum destes 10 erros e arruinar as suas chances de ficar com o emprego.