Cerca de seis mil doutorados foram contratados desde 2017, revelam os dados disponibilizados no Observatório do Emprego Científico e Docente.

Segundo os dados recolhidos pela Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, foram 6047 contratos realizados com docentes e investigadores doutorados.

52% destes doutorados foram contratados para dar aulas nas universidades e politécnicos, enquanto que os restantes 48% serão exclusivamente investigadores.

A grande maioria dos contratos (87%) foi estabelecida com instituições públicas, os restantes com instituições privadas – estabelecimentos de ensino superior privado e instituições privadas sem fins lucrativos.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior refere ainda, que quanto ao tipo de contrato, correspondem a integração em carreira e procedimentos concursais regulares.

Segundo estes dados, sabe-se ainda que o número de contratos por tempo indeterminado com docentes e investigadores aumentou 9%, desde 2015.

Também contratação de investigadores sofreu um aumento, passando de 1133 em 2015, para 5821 em 2020.

Esta nova plataforma foi criada na sequência das recomendações do Conselho da União Europeia, sobre a “implementação de sistemas contínuos de monitorização da contratação de investigadores doutorados e das carreiras em investigação”.

Assim, o Observatório do Emprego Científico e Docente, é o primeiro registo público de todos os contratados doutorados, docentes e de investigação, refere o Ministério.

O objetivo é “conhecer de modo detalhado os efeitos das medidas de estímulo ao emprego científico que foram concebidas entre 2016 e 2017 e aplicadas desde então”.

Fonte: Público