ajudar um amigo a encontrar emprego

O desemprego é problema que afecta não só quem quer encontrar emprego, mas também os seus familiares e amigos. É difícil ver um ente querido a passar por uma fase difícil e não fazer nada.

Por isso, o The Daily Muse mostra-lhe 25 formas de ajudar um amigo conseguir um trabalho:

Utilize as suas competências para o ajudar a encontrar emprego

1. Ofereça-se para rever o Curriculum Vitae. Não corrija apenas os erros ortográficos. Certifique-se que o CV demonstra que o seu amigo é o candidato ideal para a função a que se está a candidatar.

2. Leia a carta de apresentação do seu amigo/familiar. Acha que conseguia torná-la mais interessante? Não mude nada sem lhe pedir opinião, primeiro.

3. Introduza números e exemplos para valorizar o CV. Este passo deve ser feito com a presença do candidato, para que ele possa falar-lhe dos seus casos de sucesso.

4. Se tem jeito para Marketing, crie-lhe um título do LinkedIn interessante.

5. Ofereça-se para ler os e-mails de agradecimento e follow-up antes do seu amigo os enviar. Muitas vezes, com a pressa, os candidatos enviam-nos com erros ortográficos.

6. Se o Design é o seu forte, crie um modelo de CV visualmente apelativo e que o vai ajudar a encontrar emprego.

7. Pegue numa máquina de filmar e ajude o seu amigo a gravar uma apresentação em Vídeo – é original e personalizada.

8. Se tem mais jeito para a fotografia, ajude-o a tirar uma foto de perfil de aspecto profissional para as redes sociais.

 

Ajude o seu amigo a preparar-se para candidaturas e entrevistas de emprego

9. É difícil encontrar emprego quando não se sabe o que se quer fazer. Ajude o seu amigo/familiar a descobrir qual o seu emprego ideal.

10. Envie-lhe ofertas de emprego que estejam alinhadas com o seu perfil profissional. Faça-o somente se o seu amigo pedir ajuda – não o bombardeie com informação. Escreva uma nota motivadora a explicar porque é que ele é o candidato ideal para aquela função.

11. Faça uma pesquisa no Google para mostrar ao seu amigo qual o resultado que aparece aos recrutadores quando pesquisam pelo seu nome.

12. Se as entrevistas de emprego “assustam” o seu amigo, pegue numa câmara de filmar e na lista de perguntas mais comuns e ajude-o a treinar.

13. Ajude-o a escolher uma roupa adequada à empresa onde vai ser entrevistado.

14. Envie-lhe os artigos sobre procura de emprego e carreiras que achar mais pertinentes. Mais uma vez, tenha atenção para não o inundar de links e deixá-lo cansado.

Utilize a sua rede de networking

15. Analise a sua rede de networking. Quem conhece que poderia ajudar o seu amigo? Peça-lhes autorização para os pôr em contacto com o seu amigo e explique o que ganhariam em conhecê-lo/contratá-lo.

16. Quais as empresas onde o candidato gostaria de trabalhar? Algum dos membros da sua rede pode ser lá funcionário e facilitar uma introdução ao departamento de Recursos Humanos.

17. Mostre-se disponível para o acompanhar a um evento de networking.

18. Partilhe, através das redes sociais, links para o blog e/ou portefólio de quem quer ajudar. Nunca se sabe quem poderá estar à espreita.

Mostre o seu apoio

19. Permita-lhe desabafar. Encontrar emprego é um processo difícil e demorado, por isso é normal que ele precise de “falar mal” deste período da sua vida.

20. Faça uma lista dos pontos fortes e competências do seu amigo. Para além de ser útil na procura de emprego vai dar-lhe um pouco mais de confiança.

21. Convide-o para um jantar ou cocktail depois de uma entrevista – ele estará a precisar de desanuviar.

22. Ofereça apoio se o seu familiar/amigo não conseguir o emprego que queria. Mostre-lhe que existem muitas oportunidades de emprego à sua espera.

23. Tente perceber se o seu amigo está mesmo entusiasmado ou se está a aceitar o emprego só porque sim. Se for a última, incentive-o  a procurar algo melhor ou continuar à procura depois de começar a trabalhar.

24. Arranje tópicos de conversa para além da procura de emprego e distraia-o com actividades interessantes, hobbies e momentos de lazer.

25. Não faça nada. Às vezes a melhor forma de dar apoio é dar espaço!

 

Estas dicas só devem ser aplicadas quando lhe for pedida ajuda. Muitos candidatos preferem encontrar emprego sozinhos, e deve respeitar esse pedido.