Atualizar redes sociais para a procura de empregoAprenda a atualizar as suas redes sociais para quando estiver à procura de emprego, e de que forma estas o podem ajudar nesta fase da sua vida.

Ainda antes de entrar para a entrevista, pode apostar que o recrutador já viu a sua cara. Existem fotografias suas online – e não estamos apenas a falar sobre o seu perfil de LinkedIn.

A beleza das redes sociais é que permite conectar-se com família e amigos. É um espaço onde se partilham histórias sem fim, fotografias engraçadas e muito mais. Mas, o que é o seu potencial empregador pensa sobre isso? Sem explicação, existe alguma atividade nas suas redes sociais que pareça menos…profissional?

Se acredita que a resposta é “Sim”, então saiba como lidar com a situação neste artigo. Conheça abaixo as nossas dicas para atualizar as suas redes sociais para a procura de emprego.

Em geral

Algumas dicas que se aplicam a todas as redes sociais:

Reescreva a sua biografia: qual foi a última vez que atualizou a sua biografia no Facebook? No Twitter? No LinkedIn? Muito pode ter mudado desde a última vez que o fez. Por isso, comece por rever a sua biografia. Se já não representa as suas competências, objetivos e conquistas, está na hora de a atualizar.

Troque a sua fotografia de perfil: antes da sua entrevista, carregue uma nova fotografia profissional que o represente melhor atualmente. Não só vai aumentar a oportunidade em conseguir uma entrevista, como também vai ajudar o recrutador a reconhecê-lo assim que chegar.

Selecione uma foto de capa melhor: finalmente, pondere uma nova imagem de capa para a sua rede social. Pode colocar um imagem no LinkedIn que mostre as suas conquistas ou que refira as suas especialidades. Para o Facebook e Twitter, certifique-se que a imagem não seja muito extravagante – tenha em mente que os recrutadores vão verificar e avaliar os seus perfis online.

No Facebook

Verifique as suas definições de privacidade: analise as definições de privacidade da sua página para saber com quem o seu conteúdo está a ser partilhado. Quanto mais informação pessoal manter em privado, melhor. Dessa forma, pode garantir que é na entrevista de emprego que poderá passar uma boa primeira-impressão.

Apague aplicações, páginas e fotografias desnecessárias: quando analisarem a sua página de Facebook, detalhes como determinadas aplicações e fotografias exageradas podem colocar dúvidas na decisão do recrutador. Previna-se ao apagar fotografias menos profissionais ou pelo menos ao colocá-las visíveis apenas para si.

No Twitter

Destaque o seu melhor: assim como você pesquisa a empresa antes da entrevista, também o recrutador analisa a sua presença online. Por isso, certifique-se que este encontre os seus melhores tweets. A rede social permite-lhe anexar a sua melhor mensagem no topo do seu perfil. Selecione o tweet mais impressionante e coloque-o em destaque.

Pesquise por tweets inapropriados: uma má resposta ou tweet pode ser o tira da competição, independentemente da sua data de publicação. Dedique algum tempo a rever a sua cronologia e apague qualquer tweet que seja considerado inapropriado. Também pode optar por colocar a sua página privada durante o processo de recrutamento, pelo menos para poupar tempo em percorrer o seu perfil até aos seus mais antigos pensamentos.

Ganhe credibilidade com os seus seguidores: independenmente do quão adora reality shows, certifique-se que a lista de pessoas que está a seguir não está cheia de utilizadores fora da sua indústria. Encontre as pessoas mais influentes do seu setor para que futuros empregadores notem que está informado e a par com o que se passa na sua área.

No Instagram

Utilize a hashtag adequada: com a hashtag apropriada, os utilizadores desta rede social poderão encontrá-lo mais facilmente – e ao seu conteúdo. Por outro lado, uma palavra errada e pode associar o seu perfil a grupos ou tendências fora da sua área profissional. Por isso, aconselhamos a rever o seu conteúdo.

Cultive uma marca pessoal forte: o Instagram pode ser a melhor rede social para mostrar ao seus seguidores o melhor de si. Pode partilhar boas palavras e imagens incríveis do seu dia-a-dia, viagens, animais de estimação…e por aí fora. Edite a sua galeria para que a coleção de miniaturas fique incrível e reflita a sua personalidade. Não tem de ser necessariamente profissional, mas deve ser algo cativante, adequado e interessante de se ver.

 

Fonte: Punched Clocks

 

Saiba Mais:

Aprenda a atualizar as suas redes sociais para quando estiver à procura de emprego, e de que forma estas o podem ajudar nesta fase da sua vida.

A criação de uma presença online é muito mais do que a simplicidade que aparenta, não é simplesmente criar um perfil e deixar as coisas acontecerem. Por isso, conheça as dicas para destacar o seu perfil de LinkedIn.

Aproveite a oportunidade, e aprenda a selecionar o conteúdo que deve evitar estar presente no seu perfil do Twitter.

Encontra-se de momento à procura de emprego? Então, conheça as oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.