Procurar colaboradores temporários pode ser uma tarefa difícil para muitos empresários.
O recrutador preocupa-se com o facto de o candidato não levar o seu papel tão a sério como um trabalhador a tempo inteiro ou até que ele possa sair antes do seu contrato terminar.
No entanto, existem algumas maneiras de captar os melhores talentos e de os manter enquanto precisar dos seus serviços. Aqui estão algumas dicas de Tessa Hudson para encontrar colaboradores temporários confiáveis e que realmente trazem valor ao seu negócio.
Durante o processo de recrutamento, tenha estas questões em consideração:
-
Os candidatos entendem o seu negócio?
Qualquer candidato deve mostrar que o seu interesse pela função é verdadeiro. Ele deve mostrar que entende e que conhece a empresa. A não ser que seja uma empresa pequena, com pouca informação, o candidato deve mostrar que fez pesquisa sobre a empresa e que está informado.
O candidato pode parecer confiante e pronto para começar a sua função, mas algumas semanas depois pode achar que tomou uma decisão errada e o recrutador volta a ter que contratar novamente. Certifique-se de que os candidatos conhecem realmente o seu negócio e que sabem o que implica a sua função para que possam tomar uma decisão plenamente informada.
-
Os candidatos têm paixão pelo sector?
Alguns colaboradores olham para os trabalhos temporários como um emprego em que o principal é receber o pagamento e sair. Assim, como é que o empregador pode garantir que não está a atrair estas pessoas para o seu negócio?
Coloque os seus anúncios num site específico pertencente ao mesmo sector da sua empresa ou num site fidedigno, onde realmente tenha a garantia de que consegue captar os melhores candidatos.
Assim, vai ser capaz de encontrar alguém que entenda melhor o seu papel na empresa.
Veja também como optimizar o título do anúncio de emprego para atrair mais candidatos.
É importante que encontre alguém com paixão. O candidato deve estar interessado nesta função, mesmo que temporária, com o objectivo de acumular experiência.
-
Pergunte aos candidatos quais os seus objectivos no futuro
Algumas pessoas podem estar à procura de recrutamento temporário numa tentativa de ganhar experiência de trabalho no sector. Ao fazer perguntas sobre o futuro do candidato, vai ter uma melhor compreensão de quem ele é e o que pretende alcançar ao trabalhar na empresa.
Além disso, também pode perceber que as qualidades que pensa não serem boas para um trabalho a tempo inteiro, podem afinal, vir a ser perfeitas para uma função temporária. Por exemplo, se o candidato gosta imenso e passa o tempo a viajar, ele pode ser perfeito para uma posição temporária, pois pode estar à procura desta oportunidade para financiar a sua próxima viagem e poderá, por isso, haver um entendimento mútuo de que não vai fazer parte da sua equipa para sempre.
-
O que está a oferecer aos candidatos?
Enquanto um papel temporário é uma grande oportunidade para alguns, é também um último recurso para outros. Isso não significa que o seu negócio não seja desejável para se trabalhar, mas sim que estes candidatos apenas querem algo mais permanente.
Para que a função seja mais atraente para estes candidatos, o empregador pode oferecer insights extras para os ajudar na sua carreira. Estar a trabalhar perto dos líderes da empresa e aprender uma nova competência pode ser uma vantagem e eventualmente interessar os melhores candidatos.
Saiba também como aproveitar a cultura empresarial para recrutar melhor.

