que carreira escolher

Indeciso sobre que carreira escolher? Está a pensar mudar de carreira e não sabe qual o caminho a seguir? Então este artigo é para si.

Existem 5 perguntas a que deve responder para compreender qual a área profissional em que deve apostar.

O que gosta de fazer?

Esta é a pergunta mais importante na escolha de uma carreira. Se gostar do trabalho que está a fazer, terá um vida profissional preenchida e feliz.

O que gosta de fazer nos seus tempos livres? Em que tipo de tarefas se sente mais realizado?

Pondere se gosta mais de tarefas analíticas (como cálculo matemático) ou comunicação, línguas estrangeiras, contacto cara-a-cara, etc. Pode utilizar os seus hobbies e as tarefas inerentes como base de análise.

Os traços da sua personalidade também influenciam o tipo de carreira que deve seguir. Por exemplo, se é muito introvertido, o atendimento ao Cliente não é uma boa escolha.

 

Quais as áreas de negócio que estão em crescimento?

Esta pergunta é inevitável. Para garantir que encontra um emprego na sua área profissional, deve ter em conta quais as profissões que estão a crescer e as que estão a decrescer. Por exemplo, as Engenharias e as Tecnologias da Informação são uma boa aposta. Por outro lado, a área da educação está com muitos profissionais para poucos empregos.

Pesquisar a internet é um passo obrigatório para escolher correctamente a sua carreira.

 

Quem lhe pode exemplificar como é um dia na vida de…?

Às vezes, a percepção que temos de uma profissão não é a correcta. Por esse motivo, é importante falar com familiares/amigos/conhecidos que lhe possam descrever as tarefas e projectos relativos a cada profissão.

Peça-lhes para darem exemplos concretos e inquira sobre as tarefas “menos boas”. Via-se a desempenhar as mesmas funções?

 

Vê-se numa carreira onde é necessário trabalhar em horários diferentes do comum?

Nem todas as profissões são iguais em termos de horários e períodos de descanso. Se não abdica do horário “das 9 às 6”, então medicina, atendimento ao cliente e empreendedorismo não são para si.

Pormenores como o horário, deslocações frequentes para o estrangeiro ou emigração (que não fazem parte da descrição do trabalho) devem pesar na sua decisão de carreira.

 

Existe alguma função/curso com uma descrição que seja “a sua cara”?

Se ainda não conseguiu perceber qual a sua profissão ideal, pesquise: vá aos websites de universidades (mesmo que não esteja a pensar tirar um curso superior) e leia a descrição dos cursos. Quais as disciplinas que chamaram mais à atenção? Quais as saídas profissionais que lhe pareceram mais interessantes?

Pode também pesquisar por “O que faz um XXX ” e procurar compreender se a carreira que está a planear seguir se adequa ao seu perfil.

 

Saiba também como escolher o seu emprego ideal.