teste entrevistas de emprego

 

Está preparado para ir a entrevistas de emprego? Saiba aqui se está pronto para responder às questões mais comuns e impressionar o recrutador!

Perguntas em entrevistas de emprego

1. Fale-me de si.

a) Chamo-me João Martins, tenho 35 anos e sou casado. Estudei em Coimbra e já trabalhei na Empresa X, Y e Z. Nos tempos livres gosto de fazer jogging e workshops de culinária.

b) Humm… o que é que eu posso dizer? É complicado falarmos de nós mesmos. Bem, sou o João, tenho 35 anos e já trabalho na área da engenharia informática há 7 anos. Gosto de fazer jogging e cozinhar.

c) Sou engenheiro informático há 7 anos. Acredito que é possível agilizar a burocracia através da implementação de software e aplicações informáticas. Na última empresa onde fui consultor, 27 processos manuais passaram a informáticos, o que reduziu o gasto de papel e tempo dos colaboradores. Sei que consigo ajudar-vos a optimizar os processos de recrutamento . Espero que me seja dada essa oportunidade.

Resposta mais indicada:

c) – Não há necessidade de revelar informações pessoais como estado civil, idade e hobbies. Para dar uma boa resposta que desperte a curiosidade do recrutador, indique a sua especialização, dê um exemplo de sucesso em funções similares e termine explicando como poderá ajudar a empresa.

 

 

2. O que sabe sobre esta empresa?

a) Através da pesquisa no vosso site e redes sociais pude ver que o produto/serviço estrela é o “Produto A”. Acho interessante a forma como o comunicam, porque tentam atingir um público mais jovem, que não é o público-alvo típico deste tipo de produto. A “Empresa Concorrente B” tem um volume de vendas maior que o vosso, no entanto o vosso produto parece-me ter potencialidade de crescimento. Espero poder ajudar-vos nesse sentido.

b) Bem, eu sei que vocês são a “Empresa A” e fazem telemóveis topo de gama. Mas não sei muito mais…

c) Estava à espera que o “José” (nome do entrevistador) me pudesse falar um pouco sobre como é a vida na empresa.

Resposta mais indicada:

a) – Embora seja bom fazer perguntas ao entrevistador e demonstrar interesse no dia-a-dia da empresa, este não é o momento adequado para o fazer. Aproveite esta oportunidade para demonstrar que fez pesquisa sobre a organização e compreendeu o modelo de negócio.

 

3. Porque quer este emprego?

a) Porque estou desempregado e preciso de sustento para a minha família.

b) Porque acho que pode ser desafiante e tenho possibilidades de subir na carreira. Vou-me esforçar por atingir as metas que me colocarem.

c) Porque gosto da mensagem da empresa. Para mim também é importante a forma física e saúde. Sei que precisam de alguém para o departamento comercial e para angariar novos clientes. Eu tenho experiência em new business e acredito na vossa mensagem. Sei que já tenho uma idade superior àquela que consta nos vossos requisitos, mas isso também quer dizer que tenho mais anos de “convencer” pessoas, e portanto espero que não seja um impeditivo à minha contratação.

Resposta mais indicada:

 c) – Uma boa resposta refere porque gostaria de trabalhar naquela empresa – não porque é que precisa do emprego. Fale sobre os valores da empresa e mostre que se integraria bem. Não se foque nas suas necessidades, mas sim na forma como ajudaria a empresa.

 

4. Quais são os seus pontos fracos?

a) Eu não tenho pontos fracos. Esforço-me por ser sempre melhor e ultrapassar todos os obstáculos.

b) Eu tenho uma memória fraca, o que pode fazer-me perder algumas oportunidades de negócio. No entanto, adoptei um sistema de cruzamento entre agenda e e-mail que me permite estar sempre recordado das datas das reuniões, entregas de projecto, etc. Assim evito esse tipo de problemas.

c) Sou demasiado perfeccionista e tenho que me certificar que todos os projectos têm qualidade acima da esperada.

Resposta mais indicada:

b) – A honestidade é obrigatória. Todos têm algum ponto fraco e o entrevistador está à espera que tenho o bom senso e humildade de mencionar o seu. Explique, no entanto, o que está a fazer para colmatar os problemas que podem ter origem no seu defeito.

 

5. Porque quer sair do emprego actual?

a) Estou satisfeito com o meu desempenho na “Empresa X” mas sei que posso fazer mais e evoluir. O vosso anúncio de emprego entusiasmou-me e estou muito motivado para ajudar a “Empresa Y” a crescer. Penso que, com as Competências 1, 2 e 3 posso atingir esse objectivo.

b) Para mudar de ares e ter uma possibilidade de progressão na carreira.

c) Porque não gosto das chefias e sinto que nunca vou poder evoluir.

Resposta mais indicada:

a) – Não diga mal ou mostre sentimentos negativos em relação à empresa onde trabalha ou trabalhou anteriormente. Foque a sua resposta no desafio que está à sua frente. Se possível, mencione as competências ou experiência que o vão ajudar a ser bem sucedido.

 

6. Quais os seus hobbies?

a) Faço windsurf, kayak, escalada, bungee-jumping… tudo o que seja desportos radicais!

b) Faço parte da uma associação de jovens da minha cidade. Ali, já aprendi muitos conceitos e competências que me são úteis no trabalho. É da minha responsabilidade contactar empresas a pedir patrocínios, ajudar na organização de eventos e gerir as redes sociais da associação. Creio que estas competências me vão ajudar a ser bem sucedido aqui na “Empresa ABC”.

c) Não há muito para dizer… leio e vejo filmes, como a maioria das pessoas… Gosto da saga Senhor dos Anéis e de filmes de guerra…

Resposta mais indicada:

b)Mencione hobbies que sejam relevantes para a vaga a que se candidatou. Deixe o entusiasmo vir ao de cima. As entrevistas de emprego servem para dar a conhecer a sua personalidade, por isso pode falar com gosto daquilo que o faz feliz.

 

7. Como seriam os seus primeiros 30, 60 e 90 dias neste emprego?

a) Não sei, diga-me a Teresa (nome do entrevistador).

b) Espero que cheios de trabalho e de sucessos!

c) De acordo com a descrição da função que constava no anúncio, vou estar responsável pela angariação de novos Clientes. Nos primeiros 30 dias, penso que o ideal seria trabalhar de perto com um colega com as mesmas funções, para que possa compreender os processos da Empresa A. Nos 30 dias seguintes, já com alguma autonomia, procuraria manter a relação comercial com os contactos inicialmente feitos e estabelecer novos. Mais tarde, e já com alguma noção da mecânica do negócio, procuraria novos potenciais clientes e novas estratégias para os fidelizar.

Resposta mais indicada:

c) – Mostre desde logo que “estudou” e sabe o que é esperado de si. Inclua um crescimento nas suas funções e acrescente algum elemento de inovação. Lembre-se que precisa de ter algo “a mais” do que os outros candidatos.

 

8. O que é para si mais importante num emprego?

a) Para mim, é importante acreditar no trabalho que faço e ser feliz. Se trabalhar aqui na Empresa P, vou estar contente porque acredito mesmo que o Produto XPTO é o melhor do mercado. Sei que posso ter que trabalhar horas extraordinárias, mas se puder ver a Empresa P a crescer, valerá a pena.

b) Um bom horário de trabalho e remuneração estável ao final do mês.

c) Para mim o importante é a margem de progressão. Sou determinado e lutador, o que vai ajudar a vossa empresa a ser bem-sucedida. Vejo-me como supervisor nos próximos 3 anos e sei que não vou desiludir!

Resposta mais indicada:

a) – Embora a resposta c) demonstre entusiasmo e vontade de progredir, foca-se demasiado nas necessidades do candidato. Na resposta a) mostra que acredita no valor dos produtos que vai (possivelmente) estar a vender. Também demonstra flexibilidade relativamente à quantidade de trabalho, o que mostra ao recrutador que poderá contar consigo em momentos de aperto.

 

9.O que gostaria de alterar neste emprego para torná-lo ideal?

a) Acho que podia ser-me dada mais responsabilidade. Estou pronto para o desafio.

b) Penso que não deve ser alterado. É uma oportunidade entusiasmante e desafiadora e sei que consigo dominar as tarefas que me forem solicitadas. Claro que, mais tarde, gostaria de progredir na carreira e ter mais responsabilidades.

c) Não percebo bem porque é que é necessário falar espanhol. Confesso que, ainda que seja fluente, não me sinto muito à vontade a falar ao telefone nessa língua.

Resposta mais indicada:

b) – Esta é uma pergunta-rasteira: visa eliminar aqueles candidatos que não estão satisfeitos com a proposta de emprego. O ideal é dizer que o emprego não deve ser alterado. Pode mencionar que, no futuro, gostaria de ter uma posição hierárquica superior.

 

10. Fale-me do seu maior feito profissional.

a) Fui nomeado supervisor após dois anos de trabalho na Empresa B.

b) Bem… não sei… não gosto muito de me vangloriar. Foi bom quando me nomearam supervisor.

c) Fui nomeado supervisor após dois anos de trabalho na Empresa B. Na altura, disseram-me que me tinham escolhido devido ao meu sentido de responsabilidade e à dedicação que tinha mostrado. Três meses depois, a minha chefia disse-me que tinham feito a decisão acertada.

Resposta mais indicada:

c) – Para além de dizer qual o seu feito com orgulho, está a dar um exemplo das soft skills que utilizou para chegar lá, bem como a mostrar que não se limitou a atingir uma meta, superou-a.

 

11. Fale-me de um obstáculo/conflito que presenciou enquanto trabalhava. Como conseguiu ultrapassá-lo?

a) Tinha um colega muito chato, que falava mal de mim nas costas… optei por o ignorar e continuar a mostrar o meu valor enquanto profissional.

b) Várias vezes ultrapassei obstáculos. Não sou pessoa de me deixar vencer.

c) Ora, deixe-me pensar… Uma vez, um Cliente estava a reclamar na loja onde trabalhei, a Loja X. O mesmo estava bastante aborrecido, com um erro de uma colega minha. Eu intervim e consegui explicar a situação ao Cliente. Solucionei o problema e o reclamante acabou por afastar a ideia de pedir o Livro de Reclamações. No fim, agradeceu-me e a minha supervisora deu-me os parabéns pelo meu sangue-frio.

Resposta mais indicada:

c) – Pode parar para pensar. Mais vale o entrevistador esperar 1 minuto do que ouvir uma má resposta. Apresente uma situação em concreto e explique a situação, acção e resultado.

 

12. Quantas bolas de ténis cabem dentro de uma limusina?

a) Como é que eu sou suposto saber isso?

b) Bem, deixe-me tentar fazer os cálculos. Uma bola de ténis deve ter mais ou menos 150 centímetros cúbicos. Uma limusina deve ter mais ou menos 3 metros de cumprimento, por 1,5 de altura e 2 de largura… ou seja, 9 metros cúbicos. Isso são 9.000.000 de centímetros cúbicos. (Deixe-me só tirar aqui um papel e caneta…) Então 9.000.000 a dividir por 150 dá 60.000. Tendo em conta o espaço para os lugares, motor e nuances nas alturas do carro… Vou dizer cerca de 40.000 bolas de ténis.

c) Não sei… devem ser umas mil.

Resposta mais indicada:

b) – Na ocasião rara de lhe ser feita uma pergunta “absurda” como esta, aproveite para mostrar que sabe fazer cálculos matemáticos e pensar de forma lógica. Especialmente em Engenharias, é provável que testem a sua capacidade de raciocínio.

 

13. Fale-me de uma situação em que discordou do seu chefe.

a) Posso dar o exemplo de um projecto em que estávamos a trabalhar antes de eu sair da Empresa X. A minha chefe pediu para eu reduzir o budget alocado à comunicação no ponto de venda (amostras), para que se pudesse utilizar o mesmo em publicidade. Pedi-lhe para irmos os dois para uma sala de reuniões para discutirmos ideias. Expliquei-lhe que fazia mais sentido anunciar no ponto de venda porque permite a experimentação do produto. No final, consegui convencê-la a manter o budget inalterado.

b) Discordei várias vezes… mas ela é que mandava e eu fazia o que me era pedido.

c) Quando discordava, e sabia que tinha razão, fazia as coisas à minha maneira. Só assim os Clientes tinham os melhores resultados.

Resposta mais indicada:

a) – Dê exemplos, só assim as entrevistas de emprego serão bem sucedidas. Lembre-se que o recrutador vai perceber que tipo de funcionário é através das suas respostas.

 

14. Tem perguntas para me fazer?

a) Não, penso que já me esclareceu quais as condições e aquilo que é esperado de mim como profissional.

b) Quanto é que vou receber se ficar? Quando posso tirar férias?

c) Sim, eu gostava de saber: Que atributos precisa um profissional de ter para ser bem sucedido nesta função?  Que formação me será dada? O que seria, para si, mais importante ver alguém a realizar nos primeiros 30, 60 e 90 dias de trabalho? O que gosta mais nesta empresa? (dando tempo para responder entre as várias perguntas.)

Resposta mais indicada:

c) – É “obrigatório” fazer perguntas no final da entrevista, mas evite tudo o que for benefícios a nível financeiro ou de horários/férias. Esse tipo de discussão só deve ocorrer quando lhe for feita a oferta de emprego. Conheça aqui alguns exemplos de boas perguntas a fazer em entrevistas de emprego.

 

Em quantas respostas acertou?