Como estabelecer e cumprir os seus objetivosDeterminar metas na sua vida pode ser uma fonte de motivação. Portanto, aprenda neste artigo como estabelecer e cumprir os seus objetivos.

A conceção de objetivos é como um ato de equilíbrio: tem objetivos pessoas e de carreira e a sua empresa tem objetivos específicos para si na sua função. Quando criar objetivos a alcançar, tem de escolher os que lhe são específicos, mas também aqueles que se enquadram na estrutura do seu emprego.

Assim sendo, conheça neste artigo as dicas que partilhamos consigo de forma a estabelecer e a cumprir o seus objetivos a fim de ser bem-sucedido.

1. Determine objetivos a curto e longo prazo

Os objetivos profissionais podem ter diferente formas e tamanhos. Alguns podem ser cumpridos a curto prazo (entre semanas a um mês) e outros a longo prazo (trimestral, anual ou mais longo).

A definição de objetivos a nível profissional envolve a definição de metas com muitos prazos diferentes. Tenha uma mistura de metas diárias, semanais, mensais, trimestrais e anuais. Dessa forma, pode ser esforçar-se por alcançar algo agora e no futuro.

2. Relacione os seus objetivos a um plano geral

Qual é o seu trabalho ideal? Que género de cargo quer conquistar daqui a cinco ou dez anos? Quais são os seus grandes objetivos de carreira?

A resposta a estas questões irá ajudá-lo a compreender melhor o tipo de objtivos que precisa de estabelecer agora. Use o panorama geral e comece a trabalhar para trás em direção ao ponto em que se encontra hoje. Determine objetivos que o ajudem a ultrapassar o que o separa do rumo da sua carreira a longo prazo.

3. Elabore um plano de ação para cada objetivo

Estabelecer um objetivo é apenas o início. É essencial conceber um plano de ação para cada meta que criar. Conheça alguns exemplos de aspetos que deve ter em conta para cada objetivo que determinar:

  • Que ações específicas precisa de tomar para atingir o seu objetivo?
  • O que pode fazer neste momento? E no futuro?
  • Os outros podem ajudá-lo a alcançar este objetivo? Se sim, como?
  • Qual é a sua linha temporal? Quando é a data de conclusão?

Assim sendo, seja o mais detalhe possível com as ações que precisa de realizar para alcançar os seus objetivos com sucesso.

4. Decida o que significa sucesso

Para si, o que significa ser bem-sucedido? A única forma de o saber é ao ter forma concretas de medir o seu progresso. Conheça algumas das diferentes formas com as quais pode medir o seu sucesso:

  • Cronogramas
  • Listas de verificação
  • Revisões semanais do progresso
  • Comentários pessoais
  • Ser responsável perante alguém, mesmo que seja você mesmo
  • Quantificar o desempenho do trabalho

Media o seu sucesso pode ser tão simples como verificar as tarefas na sua lista, cruzar datas no seu calendário ou utilizar aplicações no seu telemóvel. Ao media o seu sucesso, está a acompanhar o seu progresso. Por isso, é importante registar o seu sucesso. Principalmente porque é uma ótima forma de o motivar a continuar neste caminho.

5. Considere o desenvolvimento da sua carreira

Desenvolver novas competências e melhorar aspetos da sua vida pessoal e profissional pode ajudá-lo a conquistar os seus objetivos. Nem todas as metas de carreira serão fáceis de atingir.

Pode nem saber como alcançar um objetivo em específico, nem ter as competências e conhecimentos precisos para o fazer neste momento. Mas se se concentrar no crescimento da sua carreira, eventualmente poderá conseguir compreender e desenvolver um plano estratégico para os alcançar.

6. Faça revisões frequentes

Pode ser fácil perder de vista os seus objetivos. As tarefas do seu dia-a-dia e a necessidade atual do seu emprego podem desviá-lo dos seus objetivos e progresso.

Dessa forma, torna-se essencial rever o seu progresso e os seus objetivos de forma frequente. Não é necessário fazê-lo todos os dias, mas pode definir um período semanal, ou quinzenal para verificar se está no caminho certo ou se precisa de fazer uns ajustes.

Se não tiver a certeza de quanto em quanto tempo deve rever o seu progresso, comece com um período experimental e depois vá adaptando consoante as suas necessidades.

7. Não tenha receio de pedir ajuda

O apoio dos outros é importante. Não tenha receio de pedir a ajuda dos seus colegas, chefe, amigos e família. Estas pessoas que fazem parte da sua via podem ser inestimáveis quando perde a perspetiva dos seus objetivos.

Muitas vezes, debater os seus objetivos com as pessoas importantes da sua vida pode ajudá-lo a manter-se no seu caminho. Ou até podem ter um papel importante na conquista das suas metas.

Por isso, jamais sinta que é sinal de fraqueza ou dependência quando sente que precisa de ajuda. O apoio moral dos seus amigos e família pode ser exatamente o que precisa para ser bem-sucedido.

8. Celebre as suas conquistas e trace novos objetivos

Celebre sempre as suas vitórias, por mais pequenas que pareçam. Cumprir um objetivo de trabalho pode exigir muita disciplina e esforço. Portanto, recompense o seu desempenho. Um objetivo cumprido é sempre uma realização digna de celebração.

Lembre-se, uma vez atingida uma meta, está na altura de estabelecer outra. Desafie-se sempre com novos objetivos para se manter concentrado, motivado e proporcionar um desejo de progresso na sua carreira.

Isto é o que o ajudará a realizar grandes feitos a nível profissional.

 

Fonte: Randstad

 

Saiba Mais:

Determinar metas na sua vida pode ser uma fonte de motivação. Portanto, aprenda neste artigo como estabelecer e cumprir os seus objetivos.

Pretende alcançar uma carreira de sucesso? Então, conheça os sete pontos-chave que o ajudarão a ser bem-sucedido profissionalmente.

Durante a sua carreira, já deve ter pensado no que fazer para ter sucesso, mas saber os erros a evitar para crescer profissionalmente também é importante.

Conheça as melhores dicas para lidar com o stress do trabalho a fim de manter um desempenho profissional excecional e evitar sentimentos de burnout.

A motivação é um ponto-chave na vida de todos. Porém, mantê-la não é fácil. Aprenda neste artigo como se manter motivado no trabalho.

Está atualmente à procura de emprego? Então conheça as oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.

Além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite-lhe pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.