Quer partir à procura de uma nova oportunidade? Então primeiro terá de preparar o seu currículo para a nova procura de emprego.
O seu currículo poderá ser a entrada para uma nova oportunidade, por isso deve ser incrível.
Vamos-lhe mostrar como preparar o seu currículo para uma nova procura de emprego, se precisar de ajuda para o construir, pode recorrer ao CV Factory, tem dezenas de modelos à sua disposição.
1. Comece com os parâmetros corretos
Os currículos não têm de seguir um modelo único. O formato que deve usar dependem das informações que tem para colocar. Portanto, deverá estruturar o que currículo para se ajustar ao padrão para o emprego a que se candidata.
A sua experiência também irá determinar o tamanho do seu currículo. Regra geral, candidatos com menos de três anos de experiência devem ter uma página, com mais anos podem ir até duas.
Por fim, a questão do currículo cronológico (empregos listados por data) ou funcional (litados por relevância). Este último, normalmente faz mais sentido, se estiver a mudar de emprego, se estiver a começar a carreira profissional ou se tiver lacunas no seu histórico. Caso contrário, pode usar o cronológico.
2. Tenha o modelo básico certo
Há itens básicos que o seu currículo deve ter, como: experiência profissional, cargos, responsabilidades e anos trabalhados em cada cargo.
Não se esqueça das suas informações de contacto. Não precisa de colocar a sua morada, mas o telefone e email no cabeçalho do currículo, são imprescindíveis.
3. Use palavras-chave
Por norma os recrutadores não leem todos os currículos que recebem, eles usam um “sistema de rastreamento”, ou seja, filtram os candidatos com base em palavras-chave que encontram no seu currículo.
Essas palavras-chave são termos ou frases que o recrutador considerará valiosas para o trabalho. Mas atenção para não exagerar.
Espalhe as palavras e dê um pouco de contexto a cada uma. Se precisar de ajuda com as palavras-chave a escolher, pode recorrer ao anúncio e usar palavras que estejam na descrição do cargo.
4. Duplique os número para aumentar as suas chances
O seu currículo passou a fase de rastreamento, mas há mais obstáculos pelas frente. Para se destacar, quantifique as suas realizações para que vejam o impacto que você causou.
Qualquer coisa relacionada com tempo, dinheiro ou pessoas oferece uma oportunidade importante para quantificar.
5. Certifique-se que não comete erros comuns
Não vai querer que o seu currículo pareça impróprio ou desatualizado. Então, substitua a secção inicial de “objetivo” por um resumo.
Além disso, corte frases e informações clichê como: “mais informação mediante solicitação” e habilidades básicas como Microsoft Word. Ao invés, inclua habilidades específicas para o seu setor.
Também não irá querer um tipo de letra “diferente” porque acha que o seu currículo se destacada assim. Não! Recorra a tipos de letras simples e básicos.
6. Peça a alguém para revisar o seu currículo
Provavelmente você já passou muito tempo a olhar para o currículo à procura de erros ortográficos, gafes ou palavras inadequadas. O melhor é pedir a alguém para ver o seu currículo.
7. Deixe-se mostrar aos recrutadores
Já se perguntou porque é que algumas pessoas são chamadas por recrutadores sem se candidatarem? Pois bem, todos os dias os recrutadores pesquisam candidatos em bancos de dados e plataformas como o LinkedIn.
Ao ter o seu currículo disponível nas plataformas de emprego e outras, os recrutadores poderão chegar mais facilmente a si.
Lembre-se que o recrutador não vai querer estar a ler um livro, portanto não se estenda.
Agora que entendeu melhor como construir um currículo, trate de atualizar o seu e disponibilize-o ao recrutadores.
Pode fazer o seu registo no site do Alerta Emprego e carregar as suas informações e o currículo no seu perfil, os recrutadores terão acesso ao mesmo, candidate-se ou não a alguma oferta.
Fonte: Monster