5 passos para construir portefólio online

Ter um portefólio online é uma excelente forma de mostrar ao recrutador as suas competências.

De facto, o CV tradicional já não chega.

Um currículo “normal” diz ao potencial empregador o que o candidato fez, mas um site com o seu portefólio mostra-lhe aquilo que realmente consegue fazer.

Antigamente, um portefólio na web apenas era usado em determinados sectores, como em web design ou alguma área relacionada com artes. No entanto, nos dias de hoje, qualquer pessoa pode e deve mostrar o seu portefólio online.

Um candidato que tenha o seu portefólio online mostra profissionalismo, tem a possibilidade de mostrar exemplos reais do seu trabalho, tem maior visibilidade, e tem maior facilidade em partilhar os seus trabalhos e experiências.

Graças à avançada tecnologia dos dias de hoje, criar um portefólio personalizado não é difícil. Apenas tem seguir os seguintes passos:

1) Escolha um criador de sites

Antes de mais, escolha um construtor de sites fácil de usar e que consiga exibir eficazmente o seu trabalho.

Aqui estão várias plataformas populares que pode escolher:

A base de cada uma destas ferramentas web é essencialmente a mesma, mas existem algumas diferenças que deve ter em conta.

Para começar, decida se deve comprar o domínio para publicar o seu portefólio. Se for um freelancer que está sempre à procura de trabalhos, vale a pena ter o seu próprio domínio para que as pessoas o possam contactar muitas vezes.

Por outro lado, se está à procura de um emprego a full-time e a longo prazo, pagar por um domínio pode ser um desperdício de dinheiro, já que se espera que consiga arranjar o seu emprego brevemente e que não precise do site por muito tempo.

De seguida, avalie as capacidades de navegação do site. A navegação é uma das partes mais importantes de um site, e se ela não o ajuda a atingir o seu objectivo ou é confusa, o seu portefólio online não vai impressionar o recrutador.

  1. Crie um logótipo e um slogan

Está na altura de definir a sua marca.

Se pretende destacar-se dos outros candidatos que têm qualificações semelhantes ou melhores às suas, é necessário ter algo mais de que o empregador se lembre. Um bom logótipo e um slogan é uma boa forma de o fazer.

O seu logótipo deve ter algo a ver com o seu nome, de modo a que o empregador tenha uma imagem visual em mente quando decidir fazer a sua escolha de candidatos.

A tagline também é uma óptima maneira de prender a atenção. Uma tagline é um breve resumo, cativante, do que você faz.  É uma variação de um slogan de marca. Geralmente é utilizada em anúncios. Em português, podemos dizer que a tagline é o mote da marca ou produto. A ideia por detrás do conceito é criar uma frase marcante que será uma referência para a marca ou produto e que reforçará a memória do público-alvo, neste caso, a do recrutador.

  1. Crie as páginas do seu site

Quando tiver a certeza do logótipo e slogan que vai utilizar, preencha as informações das páginas do seu site.

Veja aqui outras dicas úteis para optimizar o seu currículo online.

Para além disso, certifique-se de que tem sempre links disponíveis para voltar à sua página inicial e que são colocados no canto superior esquerdo de cada página, de modo a que seja a primeira coisa que o leitor vê ao entrar no seu site.

Os recrutadores esperam ver as seguintes páginas:

  • Sobre mim:

É nesta página que o recrutador deve saber quem é o candidato.

Aqui deve mostrar a sua personalidade através de detalhes, incluindo o que faz, os seus interesses, prémios e reconhecimentos que tenha recebido e deixar uma rápida ideia da sua personalidade através da sua escrita.

Não se esqueça de adicionar uma imagem de si mesmo para que o recrutador ligue facilmente um rosto ao nome.

  • Portefólio / Exemplos:

O que é um portefólio online sem uma secção de exemplos com os seus melhores trabalhos?

  • Escolha as suas amostras com cuidado.
  • Seleccione, de preferência, apenas os seus melhores trabalhos.
  • Lembre-se que as imagens devem ser de alta qualidade.
  • Certifique-se também de que todos os links associados aos seus trabalhos funcionam correctamente.
  • Inclua uma breve descrição em cada peça.
  • Organize os seus trabalhos em pastas de fácil acesso.
  • Se tiver depoimentos de clientes, este é um óptimo local para os incluir.
  • Serviços / Produtos:

Apesar de poder ter experiência em tudo o que está relacionado com a sua área, deve mencionar sempre os seus serviços ou especialidades específicas.

Utilize detalhes, mostre os seus talentos particulares nesta secção.

Venda os seus talentos, mas evite parecer arrogante.

  • Contacto:

Esta é uma secção muito importante do seu portefólio, portanto confirme que está bem visível, de modo a que os empregadores cheguem até si fácil e rapidamente.

  1. Utilize um “Call to Action”

Leve o recrutador a agir ou coloque frases que lhe digam o que fazer a seguir. Em cada página, faça um “call to action” estratégico que o leva directamente ao seu contacto.

Por exemplo, se tiver um vídeo no seu portefólio, faça este “call to action”:

“Gosto de editar vídeos. Sou tecnicamente competente, tenho facilidade em trabalhar com programas de edição de vídeo e só páro de trabalhar quando o vídeo está perfeito. Então, o que espera? ”

De seguida, direccione o leitor para a sua página de contactos, lembrando que ele o pode facilmente encontrar e contratar os seus serviços.

  1. Coloque links das redes sociais

Por fim, dê-se a conhecer ao recrutador através da sua presença nas redes sociais. Coloque os links das várias plataformas. Os recrutadores gostam de o conhecer fora da entrevista, e os portefólios online tornam mais fácil esta ligação às redes sociais.

Porém, certifique-se de que as interacções que tem nas suas páginas são profissionais e que mostram quem você é. No Facebook, por exemplo, é possível escolher o público a quem as suas publicações ou fotos são visíveis. Portanto, se tem algo menos profissional no seu perfil, não o ponha à vista do público em geral. De qualquer forma, o ideal é não ter nada que o possa comprometer.

Conheça aqui alguns exemplos de portefólios online.