Neste artigo mostramos alguns exemplos das pequenas alterações que pode fazer ao CV para ter maiores hipóteses de ser chamado para a entrevista de emprego.
Comece o CV com um resumo
Actualmente: É provável que o terço superior da primeira página do seu Curriculum Vitae inclua somente os seus contactos e fotografia.
Melhoria: Escreva um pequeno parágrafo para descrever a sua experiência profissional e principais competências. Um bom exemplo seria:
“Designer Industrial com 5 anos de experiência na modelação de stands, espaços e mobiliário em 3D. Proficiente em Cinema 4D, 3DS Max e suite Adobe.”
Substitua texto corrido por bullets
Actualmente: O seu CV pode estar um pouco difícil de ler, como neste exemplo:
“Empresa XPTO – 2012-2014
Trabalhei como Designer de Espaços nesta empresa, onde participei em vários projectos para empresas conhecidas. O foco da XPTO é a produção de eventos e a minha função era a maquetização dos espaços através da utilização de programas informáticos de modelação.
Empresa ABC – 2009-2012
Na ABC trabalhei como Designer Industrial, tendo conceptualizado e modelado vários stands, sendo o principal foco da empresa a criação de espaços de promoção. ”
Melhoria: Facilite a leitura separando a informação em bullets:
“Empresa XPTO – 2012-2014”
- Função: Designer Industrial
- Empresa de produção de Stands e Mobiliário para promoção
- Principais responsabilidades: Conceptualização e modelação de stands
- Competências: Cinema 4D, 3DS Max, Photoshop e Illustrator
- Clientes: Auchan, José de Mello Saúde e Lidl, entre outros.
Empresa ABC – 2009-2012″
- Função: Designer de Espaços
- Empresa de produção de Eventos
- Principais responsabilidades: Maquetização dos espaços onde decorriam os eventos
- Competências: Cinema 4D, 3DS Max, Photoshop e Illustrator
- Clientes: Galp, Azeite Gallo e Norauto, entre outros.
Inclua exemplos
Actualmente: É provável que fale das suas responsabilidades sem especificar projectos que tenha feito.
Melhoria: Inclua exemplos de projectos/Clientes para que o recrutador consiga mais facilmente perceber o tipo de trabalho que fez. Por exemplo:
“Modelei o stand da TAP para a feira Mundo Abreu 2014 e o fiz parte da conceptualização de stands de ponto de venda para empresas como a Isidoro e Ben&Jerry’s.”
Inclua números/percentagens
Actualmente: Pode ser difícil para o recrutador perceber qual o seu volume de trabalho, especialmente se for vago no CV, por exemplo: “Utilizo o Photoshop há bastante tempo e já produzi muitas imagens.”
Melhoria: Seja claro e utilize números e percentagens. Exemplo: “Utilizo o Photoshop há 8 anos, tendo produzido mais de 400 imagens, 70% das quais foram aprovadas e divulgadas.”
Mostre as competências
Actualmente: Se for como a maioria dos candidatos, pode estar a dar pouco destaque às suas competências.
Melhoria: Crie uma secção onde indica as suas principais competências por ordem de relevância para a vaga a que se candidata. Por exemplo:
“Competências:
- Cinema 4D
- 3DS Max
- Photoshop
- Illustrator”
Pequenas alterações na forma como expõe a informação no seu CV podem ser suficientes para ser chamado para mais entrevistas. Saiba aqui como escrever um bom currículo.

