Em tele-trabalho, é essencial assegurar a produtividade dos seus colaboradores. Conheça estas dicas para gerir a sua equipa de trabalho remoto de forma eficiente.

Atualmente, o tele-trabalho, ou trabalho remoto, tornou-se mais do que uma tendência. É mais uma necessidade para as empresas a nível global, do que uma tendência. Como resultado, existem diversos chefes de equipa e gerentes que se encontram a gerir uma equipa totalmente remoto.

Assim sendo, este é um dos desafios atuais para as empresas e os seus gerentes. Um desafio que pretendemos simplificar com as seguintes dicas para gerir a sua equipa de trabalho remoto de forma eficiente.

1. Faça um check-in diário

Sempre que possível, isto deve ser algo feito cara-a-cara, via videochamada. Chamadas, emails e plataformas online como o Slack, apenas o podem ajudar até um certo ponto.

A sua equipa precisa de o ver, e o contrário também é essencial. No entanto, há ferramentas online que podem responder a esta necessidade. Estamos a falar de plataformas como o Zoom ou Google Hangout, entre outras.

O propósito é simples, determinar uma reunião e partilhar o feedback necessário e recursos que a sua equipa precisa.

2. Comunique constantemente

Provavelmente nem é preciso referir que deve estar em constante comunicação com a sua equipa. Um dos aspetos mais difíceis do tele-trabalho, principalmente se estiver habituado a trabalhar num escritório, é a sensação de solidão e isolamento.

Por isso, mantenha-se em contacto com a sua equipa, ofereça o seu feedback sempre que possível.

3. Tire proveito das tecnologias

Enquanto gerente, o seu trabalho é manter a sua equipa conectada. E para isso, é necessário utilizar ferramentas de comunicação.

Ainda que um email e mensagens de texto possam ser uma solução de curto-prazo, ferramentas como o Slack e outras semelhantes são uma opção muito mais viável. Algumas destas plataformas até são gratuitas.

4. Gestão de expetativas

Ajude a sua equipa a determinar o que é preciso fazer, e apresente expetativas realistas sobre o seu desempenho. Além disso, a gestão de expetativas também se aplica a si, enquanto gestor.

Prepare o seu papel e o da sua equipa para serem bem-sucedidos ao determinar as tarefas e os objetivos que servem como base dessas tarefas. E ajude sempre a sua equipa a compreender de que forma o seu desempenho é avaliado.

Isto significa definir prazos e objetivos para todas as atividades ou projetos em que a sua equipa está a trabalhar. Caso contrário, não se pode surpreender se não saber o que é que cada um está a fazer.

5. Foco nos resultados, não nas atividades

Não é possível gerir todos os aspetos do trabalho realizado por uma equipa de trabalho remoto. Aliás, jamais deve tentar gerir todos os aspetos do trabalho de qualquer equipa de trabalho, principalmente daquelas em que os colaboradores estão em locais diferentes.

Por isso, em vez de se focar nas atividades de cada um, deve concentrar-se nos resultados e avaliar a equipa com base no seu desempenho.

6. Ajude a sua equipa

Certifique-se que a sua equipa possui tudo o que precisa para realizar o seu trabalho. Se de repente tem uma equipa em tele-trabalho, os seus colaboradores podem precisar de portáveis, softwares, telemóveis ou até mesmo acesso à internet (dependendo do caso).

Não é razoável assumir que todos os seus colaboradores possuem todos estes objetos e serviços. Por isso, faz parte da sua responsabilidade, enquanto gestor, certificar-se que todos têm acesso a estas ferramentas.

7. Seja flexível

Compreenda que, especialmente na realidade em que estamos, que a sua equipa está a lidar com muita coisa ao mesmo tempo. Não que seja uma desculpa para não apresentar o seu trabalho feito, mas é uma razão para considerar o que produtividade realmente significa.

Em vez de obrigar a sua equipa a realizar as oito horas, mostre-se mais flexível. Confie na sua equipa e permita-lhe a liberdade e flexibilidade para trabalharem num horário que os ajude a serem mais produtivos.

 

Fonte: Inc.

 

Saiba Mais:

Não deixe as últimas mudanças prejudicarem o seu ambiente de trabalho. Por isso, saiba como alinhar os objetivos a alcançar em equipa em regime de tele-trabalho.

A comunicação é um ponto-chave para o seu sucesso e dos seus colaboradores. Conheça neste artigo quatro formas de comunicação para gerir as suas equipas de trabalho.