Como dizer não no emprego

Em certas alturas, responder “sim” a tudo pode ser um erro. Portanto, aprenda como dizer “não” no emprego com as estratégias que apresentamos neste artigo.

Apesar de dizer “sim” a tudo possa fazê-lo sentir-se importante ou até mesmo insubstituível, não é o mais recomendado. Principalmente quando pode atrapalhar mais do que ajudar.

Ou seja, pode acabar por se sobrecarregar sem necessidade. E em vez de alcançar os seus objetivos, acaba por falhá-los e desapontar quem estava a contar consigo. E isto vai afetar a sua imagem profissional e o sucesso da sua carreira.

De acordo com Bruce Tulgan, Fundador da empresa Rainmaker Thinking, o sucesso depende desta aprendizagem:

“A única forma de ser bem-sucedido é ao aprender a dizer “não”, fazendo as pessoas se sentirem respeitadas.”

Um desafio bastante complexo, principalmente com o ritmo de trabalho frenético e o nível elevado de competição nas empresas que se vive nos dias de hoje.

É importante aprender a dizer “não” no emprego em determinadas alturas. Por isso, neste artigo mostramos-lhe como o fazer através de quatro estratégias.

1. Coloque as questões certas e tome nota

Quando lhe pedem algo, o primeiro passo é fazer as perguntas certas e mostrar à outra pessoa que está a tomar notas. Ao fazer isto está a demonstrar respeito pelo seu colega/chefe e pelo seu pedido.

Imaginado que é um colega. Quanto mais perguntar sobre a tarefa em questão, quanto mais interesse demonstrar, mais fácil será dizer “não”.

Se fizer boas perguntas, é uma excelente oportunidade para mostrar o seu conhecimento no assunto. Na verdade, colocar boas questões pode ajudar o seu colega a compreender e avaliar a magnitude da tarefa em questão e o seu peso entre as prioridades da empresa.

2. Apresente boas razões para dizer “não”

O ponto-chave está na forma como responde. E se vai dizer “não”, é importante apresentar alternativas.

A fim de justificar uma resposta negativa, deve explicar o porquê. Normalmente, é porque está ocupado com outras atividades. Neste caso, seja explícito sobre essas atividades que o impedem de ajudar noutras tarefas.

No entanto, se o pedido for de um chefe, pode optar por dar uma oportunidade ao seu superior de mudar as suas prioridades, em vez de lhe dar mais uma tarefa. Isto vai ajudá-lo a compreender melhor o que tem em mãos e a sua disponibilidade, para que fique claro que não está a evitar o seu pedido ou a apresentar desculpas.

Outra forma de dizer “não” é ao mostrar que não está preparado o suficiente para lidar com a tarefa em questão. Basicamente, está a dizer que não é um especialista na área e que, para cumprir essa tarefa, terá de a estudar e como ela é realizada.

3. Facilite o sucesso dos outros

A colaboração entre colegas é essencial e importante em qualquer empresa. Para facilitar o sucesso do seu colega pode mostrar que de forma pode colaborar na tarefa em questão (seja pouco ou muito) ou ajudar a encontrar o colega mais indicado.

Caso o pedido não seja urgente, pode dizer-lhe quando está disponível para o ajudar. Ou se perceber que não tem como realizar esse pedido, pode dizer-lhe e isso e perguntar de que outra forma o pode ajudar.

Esta é outra maneira de mostrar o seu profissionalismo e a vontade de ajudar os seus colegas.

4. Acompanhe o caso

No fim, pergunte ao seu colega como resolveu o assunto: “Sempre conseguiste resolver a tarefa?”; “Encontraste a pessoas mais indicada”; “Não te esqueças, se precisares de x, y ou z, já sabes que sou bom nisso”.

A ideia é acompanhar o caso para continuar a construir um bom relacionamento com o seu colega e a fortalecer a confiança, mesmo que a sua resposta tenha sido negativa.

 

Fonte: BBC News

 

Saiba Mais:

Saber quando aceitar uma proposta e quando recusar não é tão fácil como parece, por isso, complemente este artigo ao conhecer algumas situações em que pode dizer “não” no seu emprego.

Desenvolver práticas positivas e saudáveis pode beneficiar a sua vida pessoal. Conheça neste artigo quatro hábitos que vão ajudar a estimular a sua carreira.