Já lhe mostrámos antes as perguntas às quais deve saber responder sobre a pandemia durante uma entrevista, então agora saiba as perguntas que deve fazer sobre a Covid-19.

Se é uma das pessoas que repensou na sua carreira durante a pandemia, há perguntas que pode fazer sobre o tema: como a empresa lidou com a pandemia e qual o impacto no ambiente de trabalho.

As respostas a essas perguntas podem revelar informações sobre como a empresa valoriza a segurança de todos, como se adapta às mudanças e o quanto confia nos funcionários.

Perguntas que deve fazer sobre a Covid-19

As perguntas que faz durante a entrevista podem dar uma ideia de como a empresa trata os funcionários e como é a cultura da empresa.

Então, numa primeira entrevista, estas são as perguntas que deve fazer ao entrevistador, acerca da pandemia:

1. Como criou uma cultura de comunidade na empresa durante a Covid-19?

Durante uma pandemia é fácil esquecer a necessidade de construir uma cultura de comunidade no local de trabalho.

Ou seja, atividades de construção de comunidade, como festas de fim de ano, almoços de equipa, aniversários, festas de despedida e outros eventos.

Essas atividades são um aspeto importante do envolvimento dos funcionários.

Então, um empregador que despendeu tempo para pensar em como manter um ambiente de trabalho positivo mesmo à distância, é aquele que realmente valoriza os funcionários.

2. O trabalho remoto ou flexível ainda é uma opção? Será uma opção permanente?

Agora, com tantas empresas a optar pelo tele-trabalho ou modelos híbridos, esta é uma pergunta que pode fazer na entrevista.

Assim, se procura um trabalho apenas remoto, é melhor saber antecipadamente se essa é uma opção.

Caso a empresa insista que todos os funcionários devem trabalhar em tempo integral a partir do escritório, sem apresentar um motivo válido, isso mostra-lhe também sobre a sua cultura e as suas prioridades.

3. Toda a equipa esteve em tele-trabalho? Se não, o que determinou quem deveria estar no escritório e quando?

Esta questão fará com que entenda se a empresa valoriza a segurança dos funcionários e se as chefias confiam nos seus funcionários em tele-trabalho.

Assim, conseguirá saber se a empresa se baseou em questões mais imparciais – relativamente ao tele-trabalho – como a natureza das funções de cada um ou se usaram por motivos mais subjetivos, como opiniões pessoais dos funcionários.

4. Como é que a empresa se está a adaptar às mudanças económicas causadas pela pandemia?

Esta resposta pode revelar se terá um emprego seguro e como a empresa se está a ajustar para se manter no mercado.

Mas, se ainda não há um plano de adaptação, isso pode significar um futuro difícil para a empresa.

5. Como é que os funcionários tiveram toda a informação sobre segurança, expectativas de trabalho e outras alterações?

Uma empresa preocupada com estes fatores em tempos de crise, é uma empresa organizada e comunicativa em qualquer altura.

Se o o entrevistador disser que a opinião dos funcionários, acerca das mudanças, foi tida em conta, isso pode indicar que as chefias da empresa costumam fazê-lo.

 

Avançando no processo de recrutamento, ou aquando a contratação, há outro tipo de perguntas que deve fazer sobre a Covid-19:

1. Em tele-trabalho, como é que a empresa gere o equilíbrio entre vida profissional e pessoal?

Com o tele-trabalho, estes dois campos podem tender a misturar-se, por exemplo, as pessoas acabam por trabalhar mais horas do que o seu horário normal.

Então, entender como a empresa ajuda os seus funcionários a evitar o desgaste revela como ela os valoriza.

2. Como apoiou os funcionários que lidaram com novos desafios devido à pandemia?

Para milhões de pessoas, a Covid-19 causou transtornos, incluindo doenças, perda de entes queridos, isolamento e solidão.

A forma como esses desafios foram tratados pela empresa, revela se a mesma vê os seus funcionários apenas como números ou como seres humanos.

3. A empresa apoio os funcionários em relação aos recursos necessários para o tele-trabalho?

Se a empresa se preocupou com isso, mostra que a empresa se preocupa em apoiar os funcionários. Mas lembre-se que algumas organizações podem não ter orçamento para fornecer recursos aos seus funcionários que trabalham em casa.

4. O que faz quando há conflitos entre funcionários sobre opiniões acerca da pandemia?

Existem locais de trabalho onde alguns funcionários podem ter opiniões fortes sobre vacinação ou máscaras, por exemplo, ou podem até acreditar que a Covid-19 não é real.

Essas crenças podem levar a situações de conflito num ambiente de trabalho. Uma empresa que garanta que as regras e regulamentos sejam cumpridos de forma consistente e faça por mediar conflitos mostra uma preocupação com um ambiente de trabalho seguro e harmonioso.

5. Quais as políticas de vacinação e/ou testagem?

Será útil saber qual a política adotada pela empresa, para quando voltar ao escritório. saiba então como fariam para proteger os funcionários de outros perigos no local de trabalho.

6. Que medidas são tomadas para prevenir a propagação de doenças? (ex. uso de máscara, distanciamento)

Para entender como a empresa está a lidar para manter a segurança, faça questões como: Como é controlado o número de pessoas no espaço? Como é limitado o número de pessoas no elevador? Existem consequências para a violação de quaisquer regras de segurança pandémica?

Fonte: The Muse