Estratégias promover a confiança dos colaboradoresCertifique-se que a eficácia e o valor da sua equipa não são prejudicados ao implementar estas estratégias para promover a confiança dos seus colaboradores.

Não é surpresa para ninguém que a pandemia veio aumentar o stress e a ansiedade dos profissionais, afetando a sua produtividade. O que implica que a própria empresa também acaba por ser prejudicada.

No entanto, existem ações que os líderes podem seguir de forma a combater esta tendência negativa e os seus efeitos.

Conheça as cinco estratégias que deve aplicar para promover a confiança do seus colaboradores, e em simultâneo assegurar resultados positivos para a empresa.

1. Seguir o líder

Os líderes das empresas possuem uma plataforma única para demonstrar um comportamento otimista e ajudar os colaboradores a evitarem o burnout, especialmente nesta altura.

Pesquisas têm demonstrado que as pessoas tendem a espelhar o comportamento dos outros, principalmente daqueles que estão em posição de autoridade. Assim sendo, enquanto líder, deve lembrar-se da importância em comunicar com a sua equipa.

2. Apoiar a partilha ativa de notícias positivas

Os gestores podem optar por sugerir que os seus colaboradores definam algum tempo extra para lerem, partilharem e discutirem notícias positivas.

Crie um novo canal na sua plataforma, dedicado apenas à partilha, votação e discussão de boas notícias. Isto ajudará a manter uma interação positiva para todos poderem aliviar o seu stress e influências negativas.

3. Encorajar oportunidades de interação

O objetivo é passar tempo social com os colegas. Porquê? Porque está comprovado que interagir socialmente com colegas de trabalho pode melhorar o estado de espírito.

Ainda que de momento seja difícil estarem todos juntos, devido ao panorama em que nos encontramos, não quer dizer que seja impossível socializar com os seus colegas ou criar um espaço para eles interagirem entre si.

Opte por “reuniões” ou happy hours virtuais regulares. O importante é abrir uma oportunidade para você e a sua equipa socializarem e interagirem sobre o pretexto de qualquer outro tópico sem ser o trabalho.

4. Orientar os colaboradores para programas de saúde

Diversas organizações possuem benefícios que podem ser usados para aconselhamento e apoio à saúde mental, e os empregadores devem relembrar as suas equipas da sua disponibilidade. Principalmente, durante esta fase.

A saúde deve ser uma prioridade para todos, por isso, as empresas também podem estimular estes esforços e procurar especialistas para webinars em tópicos como mindfulness, meditação e gestão de stress.

Estudos já vieram demonstrar que a meditação, a terapia baseada no mindfulness e práticas semelhantes podem ajudar a diminuir sintomas somáticos e a ansiedade.

5. Ajudar os colaboradores a realizar pausas

Com a mudança para o tele-trabalho, é cada vez mais importante que os colaboradores encontrem um equilíbrio entre as suas vidas profissionais e pessoais.

Dessa forma, deve encorajar os seus colaboradores a determinar ações que signifiquem o início e o fim do seu dia. Ou seja, hábitos que ajudarão a fazer a transição do trabalho para a casa, mesmo que estejam no local.

Além disso, as empresas também podem utilizar horários partilhados, onde os membros das equipas identificam as suas horas de trabalho e fusos horários individuais. Isto permite compreender as melhores alturas para reuniões, responsabilidades parentais e outras informações úteis para trabalhar melhor em conjunto.

 

Fonte: Randstad

 

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Além disso, tem a possibilidade de anunciar gratuitamente no Alerta Emprego e atualmente temos uma opção que permite indicar aos candidatos que a função permite o tele-trabalho.