CV

Cada vez é mais comum que as pessoas vejam conteúdos através de plataformas no telemóvel. Se não está a ler este artigo no seu smartphone ou tablet, outra pessoa estará.

Esta mudança de comportamento é muito importante para candidatos à procura de emprego. Não deve esperar que os recrutadores vejam o seu CV apenas em computadores ou notebooks. Muito pelo contrário, deve considerar que estejam a ver através de uma pequena tela.

E tudo isto significa que é hora de otimizar o seu currículo. Veja a seguir as dicas sugeridas por Aja Frost ao site The Muse.

3 dicas para seu CV ser visto corretamente em mobile

1. Mantenha o seu CV simples

Como já referimos anteriormente, os recrutadores gastam em média apenas 6 segundos em cada currículo. Então agora importa saber onde estão a ler e ser conciso é importante, principalmente se for através de smartphones.

Comece com números e datas

  • Troque “Dezembro 2013 – Outubro 2016” para “12/13 – 10/16”.
  • Em vez de “Promovido duas vezes em quatro anos” por “2 vezes promovidos em 4 anos”.
  • Também pode procurar por palavras que pode cortar, como “o”, “a”, “um”, assim por diante, desde que a leitura fique clara.

Por exemplo, digamos que tenha trabalhado com as equipas de Produtos, de Criação de Produtos e de Divulgação de Produtos, para garantir que os atributos e as mensagens dos produtos, ferramentas e recursos sejam comunicados de forma efetiva ao público-alvo.

Isso pode ser reduzido para: “Trabalhei com equipas de Produtos, de Criação de Produtos e de Divulgação de Produtos para comercializar produtos e recursos para públicos-alvo”.

2. Quantifique as suas competências

Com tão pouco espaço para trabalhar, cada parte do seu CV deve ser impactante. A melhor forma de fazer isso? Quantificar as suas realizações.

Tomamos como base o exemplo anterior: “Trabalhei com equipas de Produtos, de Criação de Produtos e de Divulgação de Produtos para comercializar produtos e recursos para públicos-alvo”.

Já é melhor do que antes, mas ainda pode ficar mais. Basta quantificá-lo:

  • Adquiri 300 clientes em 3 meses colaborando com equipas de produtos, de criação de produtos e de divulgação de produtos para comercializar produtos, ferramentas e recursos.

3. Alterar o formato

Simplicidade não é apenas crucial no que está escrito, mas também é muito importante em termos de layout.

Os sites adaptados para dispositivos mobile utilizam uma coluna e Frost recomenda que faça o mesmo.

Também é primordial escolher um tipo de letra que seja exibido em qualquer dispositivo, como Arial, Verdana, Times New Roman ou Tahoma. Independente da fonte que escolher, não escolha um tamanho menor do que 12, afinal, não quer que o leitor tenha dificuldade para ler o CV ou tenha que dar “zoom” para ler (por que não irá fazer isso).

Por último, certifique-se que maximiza o terço superior do CV. Esta parte sempre foi importante para atrair o interesse do recrutador, mas agora poderá fazer a diferença entre o seu currículo ser lido ou excluído.

Sendo assim, utilize um cabeçalho pequeno, liste a sua experiência antes da sua formação académica e gaste um tempo para elaborar tópicos convincentes nas primeiras linhas.

 

Agora a parte final: Salve o currículo em formato PDF, envie para si e veja como aparece no seu telefone. Melhor ainda será enviar para um amigo que utilize um sistema operacional diferente do seu para ver como irá aparecer.