entrevista de emprego

A imagem é muito importante na entrevista de emprego. A primeira impressão com que o recrutador ficará de si pode determinar se é seleccionado para a segunda ronda de entrevistas. Assim, é impreterível que a sua apresentação esteja cuidada.

5 dicas para a entrevista de emprego

 1. Cuide o aspecto visual

Na generalidade, as pessoas têm uma resposta mais positiva a quem se assemelha visualmente a si mesmo. Assim, deve tentar saber que tipo de vestuário é considerado correcto na empresa onde será entrevistado. Ajuste a sua imagem à cultura empresarial e será mais bem sucedido.

Em caso de dúvida, opte por um fato de calça e casaco. Mais vale estar demasiado bem vestido do que ter um aspecto abaixo do nível da empresa.

 

2. Saiba que os detalhes importam

Não precisa ter olho para a Moda para reconhecer os detalhes que podem custar-lhe o emprego. Manchas, roupa mal passada a ferro ou sapatos por engraxar são pequenos detalhes que podem deteriorar a imagem com que o recrutador fica de si.

No dia anterior à entrevista de emprego experimente a roupa que pretende vestir. Reveja todos os pormenores, desde o tamanho da roupa, à conjugação de cores até ao tom das meias. Não se esqueça de lavar os dentes antes da entrevista.

Certifique-se de que está confortável e se consegue sentar à vontade. Tem muito em que pensar durante a entrevista, pelo que a roupa não deve distraí-lo.

 

3. Minimize distracções

Evite tudo o que possa distrair o empregador da sua conversa. O perfume, a ser usado, deve ser reduzido a um mínimo e a maquilhagem deve ser natural.

Aproveite para mostrar a sua personalidade através de acessórios (um bom relógio, um colar que se destaque…), mas tenha atenção a possíveis distracções que daí venham. Por exemplo, se utilizar muitas pulseiras é provável que as mesmas façam barulho.

 

4. Reduza a bagagem

Se possível, não leve para a entrevista de emprego uma mala grande ou mochila. Não só têm um aspecto pouco profissional, como dificultam a movimentação e são difíceis de poisar.

Deve levar consigo uma pasta preta simples que contenha cópias do seu CV e portfólio, um bloco de notas e canetas.

 

5. Não leve consigo uma bebida

Seja numa entrevista de emprego, numa feira de empregos ou num evento de networking, evite andar com uma bebida nas mãos. A única bebida aceitável é uma garrafa de água, que deve estar fechada dentro da sua mala ou pasta.

Se for uma entrevista de longa duração, é provável que o recrutador lhe ofereça um copo de água, pelo que não precisa de levar consigo a garrafa (que corre o risco de entornar dentro da mala).

 

Uma imagem cuidada e aparência profissional ajudam a criar uma boa primeira impressão. Impressione o recrutador e seja contratado para ocupar a vaga.

 

Fonte: Money