IEFP: estão de volta as ações de formação e são de presença obrigatória

IEFP ações formação presença obrigatóriaEstá inscrito no IEFP? A partir do próximo dia 18 de Maio estão de regresso as ações de formação, e são de presença obrigatória.

Após a suspensão de todas as ações de formação e da obrigação da procura ativa de emprego (que ainda se mantém), o Instituto do Emprego e Formação Profissional já veio referir a data de regresso das formações presenciais.

Será no próximo dia 18 de Maio que o IEFP voltará com as suas ações de formação presencial nas suas instalações. Ainda que numa altura sensível, o Instituto garante atender às recomendações de higiene e segurança devido à Covid-19.

A data em questão teve como referência o retorno das atividade letivas nas escolas, explica o Instituto do Emprego e Formação Profissional:

“Neste momento decorrem nessa modalidade várias centenas de ações de formação, abrangendo mais de 17.000 formandos, o que equivale a aproximadamente 27% do número de formandos existentes aquando da suspensão da formação presencial”.

No que diz respeito a formações práticas realizadas em contexto de trabalho, é garantido a sua continuidade. Isto se as entidades em questão se encontrem a laborar e caso haja um acordo entre as partes (formando/a, tutor/a e serviço de formação profissional).

Foi convocado? É obrigado a marcar presença

Com o regresso das ações de formação do IEFP, é necessário estar atento a possíveis convocações.

Em caso de convocatória presencial a um centro de emprego, a pessoa “deve comparecer uma vez que estão garantidas todas as condições de higiene e segurança”. Ainda assim, existem execções:

Para além disso, caso seja uma convocatória para uma sessão por videoconferência, a obrigatoriedade mantém-se. Em ambas as situações e em caso de falta de cumprimento, está a incorrer em riso de penalização (caso não justifique as faltas).

E em relação ao número de ofertas disponíveis?

Quanto ao volume de ofertas de emprego disponíveis, o Instituto revela uma “redução que naturalmente se fez sentir nas oportunidades de trabalho”. Ainda assim garante que existe atualmente um número significativo de postos de trabalho vagos.

Segundo o IEFP, as profissões com mais procura são as de:

  • Condutores de veículos;
  • Operadores de equipamentos móveis;
  • Não qualificados da indústria;
  • Construção e transportes
  • Trabalhadores dos serviços pessoais;
  • Trabalhadores dos cuidados pessoais;

Além disso, segundo os dados mais recentes recolhidos (11 de Maio) pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social registam 381.328 pessoas inscritas no IEFP.

 

Fonte: Sapo24

 

Saiba Mais

Está inscrito no IEFP? A partir do próximo dia 18 de Maio estão de regresso as ações de formação, e são de presença obrigatória.

Está atualmente à procura de emprego? Conheça o nosso portal Alerta Emprego e fique a par das mais recentes oportunidades para diversas funções e áreas.

Além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite-lhe pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.

8 Empresas a Recrutar em Portugal esta semana

Siga-nos

Artigo anterior A Regra dos 90% para conseguir o seu emprego de sonho
Próximo artigo Tele-trabalho: dicas para um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
  1. Concordo com o regresso à formação desde que todas as regras impostas pela DGS e tenham em atenção as as condições de desinfecção dos locais (secretárias, maçanetas das portas, WC´s e salas de aulas e salas de refeições e respectivas maquinas). horários desfasados para evitar cruzamentos nos corredores.
    Juntos Venceremos este inimigo invisível e implacável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar