Tele-trabalho: dicas para um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional não é fácil, principalmente em tele-trabalho. Por isso conheça as nossas dicas para as colocar em prática.

Tentar alcançar um equilíbrio saudável entre estes dois ambientes é o que leva muitas vezes a um esgotamento e exaustão. Dois sintomas que acabam sempre por prejudicar tanto a sua vida familiar e profissional.

E este fator foi posto à prova agora que muitos trabalhadores se viram obrigados a realizar as suas funções em tele-trabalho, face à pandemia da Covid-19. E a situação é ainda mais complicada quando envolve uma família com filhos.

Tele-trabalho dicas para equilíbrio a vida pessoal e profissional

O essencial passa por sermos proativos e assumir o controlo para gerir estes desafios da melhor forma possível. Conheça as nossas sete dicas a fim de o ajudar a alcançar um equilíbrio saudável entre a sua vida pessoal e profissional.

1. Crie e siga as suas regras

Estabelecer algumas linhas guias e limites sobre o seu trabalho é essencial de modo a criar um equilíbrio para toda a família compreender e respeitar quem está em tele-trabalho.

Criar umas regras base para todos pode ajudar a estabelecer expetativas realistas para perceber o que consegue e o que não consegue realizar durante o dia-a-dia.

2. Estabeleça objetivos

Independentemente dos objetivos que estabelecer é essencial evitar as distrações que possam comprometer os seus objetivos.

A única forma de os alcançar é através do trabalho duro e colocá-los como prioridade na rotina do seu dia-a-dia. Além disso, também ajuda se dividir os seus objetivos em pequenas tarefas para os alcançar.

3. Organize-se

Crie sistemas e rotinas para se manter organizado a nível pessoal e profissional. Isto pode aplicar-se a forma de melhorar a forma como gere o seu tempo ou até mesmo ao criar um calendário para toda a família.

Implica esforço, mas é um conselho vital que se torna indispensável para aproveitar todos os minutos que dedica ao seu trabalho e sempre a fim de melhorar a sua produtividade.

Além disso, o facto de toda a família estar a par da sua rotina permite a todos os elementos respeitarem o horário e trabalho.

4. Aceite a mudança

A eficiência do seu sistema de organização e rotinas vai mudar com o tempo. As crianças crescem, ganham novas capacidades e têm necessidades diferentes. É essencial os pais reconhecerem quando os seus filhos podem receber mais responsabilidades e privilégios, e quando é possível aumentar as suas expetativas.

O mesmo acontece com a sua vida profissional. As suas tarefas podem ir mudando consoante o crescimento da sua empresa anos após ano. Profissionalmente deve ser ágil ou procurar novas oportunidades ou facilitar o processo de transição no trabalho.

Quando trabalha em casa, estes dois ambientes podem se misturar, o que não é de todo algo bom. Assim sendo, só depende de si a forma como adota e planeia as suas mudanças inevitáveis.

5. Trabalhe o “necessário”

Infelizmente, trabalhar o “necessário” nem sempre é a quantidade que gostava de trabalhar; É na verdade a quantidade de trabalho que permite o equilíbrio financeiro, profissional e pessoal que procura. E muitas vezes é difícil determinar esse “necessário”.

Contudo, não se deixe sobrecarregar com demasiadas tarefas ou por prolongar o seu horário laboral por demasiados dias.

6. Continue a aprender

Não deixe o tele-trabalho impedi-lo de se manter atualizado com os novos desenvolvimentos profissionais ou abrandar o crescimento da sua rede de contacto.

É necessário um pouco de esforço extra da sua parte, mas é ainda mais importante para o trabalhador que está mais afastado desta realidade fazer os possíveis para se manter atualizado.

Num ambiente de escritório, conversas casuais podem alterá-lo para mudanças no seu setor ou na empresa, enquanto que num ambiente de tele-trabalho, pode ser mais difícil esta informação chegar a si se não se esforçar.

Atulamente existem diversas plataformas online que lhe permitem realizar cursos através do conforto da sua casa. Então tire o máximo de proveito destas plataformas.

7. Tome conta de si

Não é por estar a trabalhar no conforto da sua casa que não sente o desgaste e o cansaço físico e mental. Só porque está em casa não significa que não precisa de ter cuidado com o seu estado físico e mental.

Crie uma rotina onde também estabelece como prioridade algum tempo para si. Isto pode ser uma corrida matinal, um passeio ao início ou fim do dia, ligar a colegas ou amigos nas suas pausas ou início/fim do dia.

Compreenda o que precisa para se sentir bem consigo próprio e defina um tempo para se dedicar a isso. Não menospreze a importância deste detalhe.

 

Fonte: The Balance Careers

 

Saiba Mais

Agora que conhece as nossas dicas para um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional no âmbito do tele-trabalho, está na altura de as colocar em prática.

Adicionalmente, a gestão do seu tempo é algo que deve aprender a controlar. Conheça os nossos conselhos relativos a este tema.

Além disso, fique também a par das nossas dicas para manter um bom desempenho e produtividade numa vertente de tele-trabalho e como organizar o seu dia-a-dia.

Se é uma mãe ou pai trabalhador, é essencial delimitar uma rotina com os seus filhos enquanto trabalhar a partir de casa. O nosso artigo vai ajudá-lo a conseguir a manter uma boa performance e a cuidar dos seus filhos em simultâneo.

Atualmente está à procura de emprego? Conheça o nosso portal Alerta Emprego onde terá acesso a diversas oportunidades profissionais e para várias regiões.

Além disso, no Alerta Emprego pode pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.

8 Empresas a Recrutar em Portugal esta semana

Siga-nos

Artigo anterior IEFP: estão de volta as ações de formação e são de presença obrigatória
Próximo artigo Conheça o guia para um regresso seguro ao trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar