Se perdeu o seu emprego devido à Covid-19 ou estava à procura de trabalho quando o vírus apareceu, não desespere – e aprenda a lidar com esta pandemia.

O importante aqui é não desistir da sua procura de emprego.

Ainda que seja desafiante, existem formas de procurar emprego durante a crise da pandemia da Covid-19. Algumas empresas estão a reduzir, mas outras estão a contratar.

Basta pesquisar no Alerta Emprego para compreender algumas das empresas com processos de recrutamento em aberto. E atualmente, a nossa plataforma permite pesquisar ofertas para tele-trabalho.

Portanto faço bom uso desta nova ferramenta e não pare de procurar. A sua oportunidade pode estar na próxima página.

Dicas para procurar emprego durante a pandemia

1. Verifique os seus benefícios

Antes de começar a procurar emprego, assegure-se que está a receber todos os benefícios a que tem direito por perda de emprego devido à pandemia da Covid-19 (se for este o seu caso).

Consulte com o departamento de Recursos Humanos ou com o seu patrão para estar a par dos detalhes.

2. Prepare-se antes de começar

  • Atualize o seu currículo e o seu perfil de LinkedIn – se não visita o seu perfil há algum tempo, verifique se é necessário efetuar algumas atualizações. Lembre-se se adaptar o seu currículo para oferta a que se pretende candidatar.
  • Escreva uma carta de apresentação – além disso, dedique algum tempo a escrever uma carta de apresentação sempre que se candidatar a uma oferta. Vai ajudar a sua candidatura a destacar-se. Não escrever uma carta pode prejudicar a oportunidade de ficar com o cargo.

3. Tenha atenção ao mercado de trabalho

Das primeiras coisas a ter em atenção é o facto de nem todas as empresas e cargos vão ser afetados da mesma forma. Desde os pedidos de lay-off das empresas a outras medidas estabelecidas pelo Governo, as empresas têm de respondido de várias formas a esta pandemia.

Empresas dos setores de Turismo, Retalho, Restauração foram das mais prejudicadas. Por outro lado, existem diversas empresas a recrutar em força nos setores de Contact Centers, Telecomunicações.

4. Melhore a sua procura online

Durante uma procura de emprego tradicional, pode ser importante procurar em pessoa, participar em eventos de networking. Mas com a atual situação, vai querer focar a sua procura numa vertente online.

Utilize as redes sociais como o LinkedIn, portais de emprego como o Alerta Emprego e os sites oficiais das próprias empresas.

Encontre e acompanhe novas oportunidades ao:
  • Organizar a sua procura de emprego. Vai simplificar muito mais todo o processo. Planeie antes de agir.
  • Definir notificações de emprego, para que seja alertado sobre novas oportunidades. No Alerta Emprego até pode filtrar por regiões, funções e setores.
  • Utilizar hashtags para expandir a sua procura nas redes sociais.

5. Considere ofertas de tele-trabalho

Hoje em dia é possível pesquisar empregos já com estas características, sendo o mais conhecido: freelancer. A fim de conhecer estas oportunidades de tele-trabalho basta agarrar no seu computador e começar a pesquisar.

Os portais de emprego são ótimas plataformas e ferramentas que o podem ajudar a filtrar esta categoria de empregos.

Exemplificado, basta aceder ao Alerta Emprego e pesquisar tele-trabalho ou até mesmo selecionar a opção Tele-trabalho na tabela Tipo, e posteriormente clicar no botão Filtrar.

6. Esteja preparado para oferecer a solução

Pense nos problemas que a empresa está a enfrentar e explique como pode ser a solução ideal para os resolver.

Independentemente de estar a candidatar-se para limpar espaços público ou a escrever códigos de programação, a forma de ser contratado passa por mostrar que tem o necessário.

Mais do que ler a descrição da função, compreenda e destaque as suas qualificações mais valiosas na sua carta de apresentação, na secção do perfil do seu currículo e durante as entrevistas de emprego.

Se conseguir realizar estas funções a partir de casa, até pode ter uma maior oportunidade de chamar a atenção do recrutador. Muitos negócios e empresas de serviços, especialmente na área de IT, estão a colocar os seus colaboradores a trabalhar de casa.

Portanto, mencionar que tem experiência em tele-trabalho também pode ser algo relevante para mencionar no seu currículo (se for o seu caso.).

7. Foque-se em arrasar na entrevista

Certifique-se que está preparado para entrevistas por videochamada. Pratique este género de entrevistas, independentemente de já ter realizado entrevistas desta categoria.

Familiarize-se com a tecnologia e treine a entrevista antes do grande dia. Tome especial atenção à iluminação do espaço, ao espaço de fundo e ao seu vestuário.

Conheça as nossas dicas para o ajudar na sua entrevista por videochamada.

8. Dedique tempo a networking

Lembre-se que networking não requer encontros cara a cara com alguém. Na era do LinkedIn, dos grupos do Facebook e outras redes sociais, não precisa de apertar a mão a ninguém para deixar uma boa impressão.

Assim sendo, escreva recomendações no LinkedIn de alguns antigos colegas. Refira amigos para vagas disponíveis na sua empresa. Ofereça-se para reler e examinar currículos e cartas de apresentação de amigos.

Isto vai lhe proporcionar um sentimento de satisfação, e vai ajudá-lo a fortalecer a relação profissional com os seus contactos.

9. Melhore as suas capacidades

Tem de momento algum tempo extra? Então esta é a oportunidade ideal para melhorar as suas capacidades.

Existem diversas ferramentas  com o intuito de o ajudar a trabalhar as suas capacidades online, como o LinkedIn Learning e outras plataformas.

10. Seja paciente e compreensivo

A Covid-19 teve um grande impacto em diversos aspetos do dia-a-dia de todos, incluindo no ambiente de trabalho.

Se não tem notícias logo após a sua candidatura como gostaria, seja paciente e compreensivo com a empresa e os recrutadores. Todos temos problemas com que lidar e estamos todos a fazer o melhor que sabemos tendo em conta a situação que estamos a viver.

O processo de recrutamento pode ser mais longo e diferente do que está acostumado, mas vai chegar lá.

 

Fonte: The Balance Careers

Saiba Mais

Compreender a situação atual e saber lidar com esta pandemia e em simultâneo procurar novas oportunidades de emprego é um desafio, mas é superável.

Como mencionado anteriormente, pode pesquisar oportunidades de emprego do seu interesse no nosso portal Alerta Emprego, no entanto a nossa ajuda não acaba aqui.

Também temos diversos recursos a fim de o ajudar a obter as melhores oportunidades e a chegar ao fim do processo de recrutamento com o emprego na mão.

Se está com dificuldades em escrever o seu currículo, conheça o nosso modelo! É grátis e ajudará a compreender o essencial.

Além disso, também temos um modelo de carta de apresentação, que será uma grande ajuda para conquistar aquelas ofertas especiais que tanto quer.

Aproveite a oportunidade e usufrua dos diversos recursos que temos à sua disposição com o propósito de o ajudar a encontrar emprego.