De tele-trabalho a freelancer: os prós e contras da decisão

De tele-trabalho a freelancer: os prós e contrasGostava de manter os benefícios do tele-trabalho? Conheça os prós e contras em mudar para uma carreira de freelancer a partir do conforto sua casa.

Inesperadamente, as diversas vantagens do tele-trabalho estão a colocar em causa o regresso à rotina de trabalho. As deslocações para o local de trabalho. O tráfego interminável. As horas antes que tem de sair para chegar a horas.

Será que está preparado para para voltar a antiga realidade? Abdicar do conforto do tele-trabalho e voltar à antiga rotina de trabalho?

Talvez esteja na altura de se questionar: “Será que devo começar a procurar oportunidades de tele-trabalho ou começar uma carreira de freelancer?”.

Honestamente, as circunstâncias muitas vezes tomam essa decisão por nós. No entanto, se tem a oportunidade de questionar os méritos do tele-trabalho (ou freelancing) em comparação com o método de trabalho tradicional, considere os seguintes prós e contras da carreira de freelancer.

1. Prós

1.1. Flexibilidade de horários

Enquanto freelancer pode decidir a que horas trabalha e quantas horas por dia. Os prazos a cumprir estão lá, mas o seus clientes não estão interessados em saber a que horas começou a trabalhar.

O importante é apresentar os resultados a horas e com qualidade.

1.2. Flexibilidade no local de trabalho

A lei proíbe os clientes de obrigarem um trabalhador independente a estar num determinado local enquanto produzem.

Ou seja, tem a liberdade de trabalhar onde quiser. Pode ser no conforto da sua casa, de um café amigável (se bem que a atual situação não aconselha a tal).

1.3. Liberdade de escolha

O trabalhador independente não só trabalha quando e onde quiser, como também tem a liberdade de recusar projetos que não lhe interessam.

Legalmente, enquanto freelancer é um prestador de serviços, e como tal pode recusar a prestação de um serviço a um cliente.

2. Contras

2.1. Instabilidade de rendimentos

Apesar das vantagens mencionado no ponto 1.3, também tem de conhecer e saber lidar com as desvantagens.

Ainda que tenha aquela liberdade de escolhas, não tem uma segurança de rendimentos tão grande como a dos trabalhadores por conta de outrem. Uma vez que é exclusivamente pago pelo que produz, o freelancer pode não ter sempre o mesmo volume de trabalho e como consequência, o mesmo volume de rendimentos todos os meses.

2.2. Ausência de 13º e 14º mês

A ausência de um contrato de trabalho e salário fixo também traz a ausência de algumas regalias, como as férias pagas ou o subsídio de Natal.

Enquanto trabalhador independente, os rendimentos são diretamente proporcionais ao trabalho. Se este deixa de produzi, também deixa de receber.

 

Fonte: Caixa Geral de Depósitos

 

Saiba Mais

Se o tele-trabalho lhe deixou com ideias de manter o conforto de trabalhar a partir de casa, e consequentemente seguir uma carreira enquanto trabalhador independente/freelancer, é essencial conhecer estes prós e contras que têm o propósito de o ajudar a fazer uma decisão informada e ponderada.

Se ainda está a trabalhar em modo de tele-trabalho para a sua empresa, conheça a pratique as dicas que partilhamos consigo de modo a manter um alto desempenho profissional.

Além disso, a gestão do seu tempo e a organização do seu dia-a-dia são características que deve dominar para não prejudicar a sua produtividade.

Do ponto de vista legal, é importante estar a par dos seus direitos, regras e leis desta nova realidade do tele-trabalho.

Atualmente encontra-se à procura de emprego? Conheça o nosso portal Alerta Emprego onde terá acesso a diversas oportunidades profissionais e para várias regiões.

Além disso, no Alerta Emprego pode pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.

Artigo anterior Tele-trabalho: dicas para um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
Nenhum artigo mais recente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar