Quando está à procura de emprego, muitas das suas candidaturas são completadas online, ou através do website da empresa ou de um portal de emprego. Antes de começar a procurar emprego, tem de estar preparado para completar as suas candidaturas online. É necessário agrupar toda a informação precisa para se candidatar. Será muito mais fácil enviar a sua candidatura se já possuir toda a informação que os recrutadores requisitam.

Siga estes conselhos e torne a sua pesquisa e todo o processo de envio das candidaturas mais eficiente.

O que precisa para se candidatar

Para se candidatar a um emprego via online e para completar o envio da sua candidatura, precisa evidentemente de Internet, um e-mail para a sua procura de emprego, o seu currículo atualizado, uma carta de apresentação (para as ofertas que assim o exigem), o seu histórico profissional e a sua disponibilidade para começar a trabalhar (em caso de part-time).

Tenha o seu cv preparado

Antes de começar a sua pesquisa, é necessário ter o seu currículo atualizado e pronto a enviar. Em certos casos é necessário o currículo fazer-se acompanhar de uma carta de apresentação.

Tenha atenção às informações de contacto, se estão atuais, e à sua experiência profissional. Guarde o seu currículo com o seu nome, assim o recrutador irá associá-lo ao currículo enquanto o revê.

Para ter tudo mais organizado, prepare uma carta de apresentação geral, que seja possível adaptar futuramente para determinada vaga de emprego (se for solicitado), para evitar estar sempre a escrever dezenas delas de raiz.

Detalhe a sua experiência profissional

É frequente as plataformas online pedirem as mesmas informações que estão no seu currículo, incluindo o seu contacto, a sua educação e formação e a sua experiência profissional.

Neste campo, é aconselhável ter os dados referentes ao cargo que exerceu, as datas de começo e termo do emprego e em alguns casos podem pedir o montante salarial (que apenas inclui se assim o pretender). Para além disso, pode ser necessário a morada da empresa, assim como os seus contactos e nome do seu supervisor.

Deste modo é essencial ter esta informação guardada e organizada nos seus documentos para este efeito.

Utilize exemplares de candidaturas

Em determinados websites, é possível descarregar um ficheiro que apresenta a estrutura de um formulário de solicitação de emprego. Preencha-o antes de começar as suas candidaturas via online. Este passo prepara-o e dá-lhe o conhecimento do tipo de informação que será necessário ter consigo para se poder candidatar.

Crie contas em websites de emprego

Alguns websites individuais ou de empresas solicitam a criação de uma conta para se poder candidatar. É uma boa ideia começar a sua procura através da criação de contas em tais plataformas, claro que no caso de existirem mais de cem não terá de fazer cem contas, mas tente pesquisar os melhores e mais utilizados. Aproveite e caso não tenha, crie uma conta no Alerta Emprego.

Utilize palavras-chave para a procura de emprego

Quando está à procura de emprego, uma forma eficiente de o fazer é através de palavras-chave para encontrar as oportunidades nas áreas e setores que prefere.

Em alguns casos, as palavras-chave podem ser mais eficientes do que utilizar as opções predefinidas em sites de empregos. Ao utilizar este método, a plataforma pesquisa toda a listagem de vagas (descrição da vaga, título, contactos, etc.) que estejam relacionadas com as palavras-chave que utilizou.

Crie uma lista pessoal com as palavras-chave que acha mais adequadas e até as localizações que melhor funcionam para si e tudo o que acha necessário.

Qual a sua disponibilidade para começar a trabalhar

Especialmente em casos de empregos de part-time, poderá ser questionado acerca da sua disponibilidade, em termos de dias e horas. Ter em mente o seu horário é uma grande ajuda, pois teve tempo de preparar o seu horário de trabalho (se o conseguir) com a sua vida pessoal.

Se consegue ser flexível, demonstre-o, pois é um fator importante nesta categoria de emprego. Empresas apreciam os trabalhadores que estão dispostos a trabalhar horas flexíveis e em turnos que outros podem não demonstrar interesse.

Após a candidatura via online

Se possui contactos dentro da empresa, os mesmos podem ajudá-lo a conseguir a levar a sua candidatura até ao recrutador.

Após completar a sua candidatura, faça uma revisão das conexões que tem na sua conta do Linkedin e veja se existem alguns que pertencem à empresa que acabou de se candidatar. Caso tenha, tente entrar em contacto com o mesmo, peça uma referência ou uma introdução, se o seu contacto estiver relacionado com a vaga que acabou de se candidatar.

 

Fonte: The Balance Careers