Quantos jovens foram contratados depois dos Estágios IEFP

De acordo com dados revelados pelo Governo, apenas 38% dos jovens que realizaram estágios IEFP financiados em 2014, estavam a trabalhar em 2015, sem mais apoios do Estado. Apenas 16% foram contratados pela empresa onde estagiaram.

De acordo com um relatório preliminar sobre as políticas activas de emprego “a empregabilidade real dos estágios é de 38%, 12 meses após a sua conclusão”.

Apenas foram consideraras as situações em que não foram accionados apoios subsequentes.

O documento, que foi distribuído peloa Governo aos parceiros sociais refere também que 27% dos ex-estagiários que estão empregados têm contrato sem termo e pertencem aos quadros das entidadades empregadoras. Se tivermos em consideração as situações em que foram activadas outras medidas de apoio ao emprego, a taxa de empregabilidade dos jovens sobe para 66%.

Vieira da Silva, Ministro do Trabalho, considera que estes resultados ficaram aquém do pretendido e defende que este modelo deve ser revisto com o objectivo de criar emprego de qualidade.

O Ministro acrescenta que pretendem continuar a apostar em medidas activas de emprego mas vão “trabalhar com as parceiros sociais” para rever estas medidas.