Recrutamento e salários tendências 2021

Conheça as tendências de 2021 no mercado de trabalho português sobre o recrutamento e salários em 14 áreas de atividade, analisadas pela Michael Page.

O mercado de trabalho continua em constante evolução, e uma vez mais comprovam-se estas mudanças com a recente análise realizada pela Michael Page Portugal.

Esta empresa de recrutamento especializada, liderada por Álvaro Fernández, analisou a evolução das tendências do recrutamento para o próximo ano no mercado português em 14 setores:

Shared Services Centers

Este mercado é cada vez mais procurado por novos investidores e a tendência mantém-se. Qual é essa tendência? Trazer mais processos e alargar o âmbito dos existentes, a fim de tornar Portugal num local decisor de negócios.

As empresas e os investidores vão continuar a competir pelo talento e terão de enfrentar desafios para atrair e reter os melhores candidatos no próximo ano.

Segundo a análise, os salários neste setor mantêm-se estáveis com as exceções habituais, relacionadas com o domínio de idiomas como o alemão ou o holandês, entre outros.

Finance

No setor financeiro, destaca-se o crescimento das funções de “controlling”, contabilidade e direção financeira. A revolução tecnológica mostra uma procura de níveis avançados de Excel, ferramentas de Business Intelligence e forte domínio de ERPs.

Além disso, existem diversas características que tendem a ser valorizadas neste setor. Em destaque estão:

  • competências analíticas sólidas
  • espírito crítico e orientação à melhoria contínua de processos transversais
  • valorização de aspetos não salariais (por parte das novas gerações)
  • desenvolvimento profissional
  • proximidade ao negócio
  • tomada de decisão

Ver ofertas de emprego para a área de Finanças

Logistics & Supply Chain

A procura por profissionais neste setor sofreu um grande crescimento, levando a uma inversão neste mercado. Ou seja, a procura tornou-se superior à oferta.

Os perfis mais procurados são essencialmente de “middle management”, onde se destacam funções de customer service, supervisor de logística, responsável de operações ou comprador sénior.

Além disso, também as posições de topo cresceram. O aumento da procura de profissionais qualificados contribuiu para o aumento das expetativas salariais. E a progressão salarial constante, baseada em objetivos, é uma tendência que veio para ficar.

Ver ofertas de emprego para a área de Logística

Sales & Marketing

Por outro lado, no setor comercial, a venda técnica e consultiva orientada para o cliente ganha importância. E o marketing assume uma relevância estratégica no negócio, servindo como uma orientação clara para o digital e e-commerce. 

Quanto aos perfis de marketing, a tendência assenta na procura de competências na esfera digital. Ou seja, os candidatos que trabalham na área de marketing online têm tido acesso a oportunidades mais alargadas onde competências específicas, principalmente em “analytics” performance são mais valorizadas.

Ver ofertas de emprego para a área Comercial 

Ver ofertas de emprego para a área de Marketing

Information Technology

Como o mercado de IT é marcado pela guerra do talento, os salário acabam por ser mais elevados em comparação com outras áreas menos procurados. Por exemplo, um diretor de sistemas de informação pode receber entre 49 mil euros a 100 mil euros brutos, anualmente.

As assimetrias entre as a região Norte e Sul do país são cada vez menos visíveis, uma vez que se tem registado uma uniformização das faixas salariais praticadas.

Isto justifica-se com o crescimento do mercado do Porto e com o forte investimento de empresas tecnológicas, nacionais e internacionais, na região Norte do país.

Ver ofertas de emprego para a área de IT

Tax & Legal

Como consequência da pandemia, verificou-se um decréscimo na procura de perfis por parte das sociedades de advogados, em comparação com o excecional volume de procurado verificado em 2019.

Os perfis mais desejados continuam a ser de advogados com senioridade entre os dois e os cincos anos de experiência pós agregação. Por outro lado, nas áreas de prática, as que registaram um maior volume de contratações foram as de Direito Imobiliário, Corporate e M&A, Laboral, Contencioso Civil Comercial, Direito Fiscal e ainda Direito Público/Urbanismo.

Ver ofertas de emprego para a área de Direito

Secretarial & Business Support

Este setor foi fortemente prejudicado pela pandemia, pelo consequente confinamento e pelo aumento do trabalho remoto. E atualmente, não se perspetiva nenhuma alteração em termos de remuneração em 2021.

A função de secretária de presidência é a que apresenta um salário mais elevado, situando-se entre os 35 mil euros e os 40 mil euros anuais, seguindo-se a de secretária de administração.

Engineering & Manufacturing

Portugal tem verificado uma maior competitividade em relação ao salário e a competências gerais e específicas. Influenciado pela abertura de novos centros de Investigação e Desenvolvimento e a integração num mercado cada vez mais global, o nosso país tem criado uma tendência de disputa de talento.

Dessa forma, os níveis salariais em áreas técnicas de engenharia têm sido alvo de importantes melhorias, que juntamente com o estilo e a qualidade de vida em Portugal, representam um passo importante para as empresas.

Ver ofertas de emprego para as áreas das Engenharias

Healthcare

Como o mercado continua dinâmico para as funções, não só nas áreas comerciais e de marketing, como também no departamento médico e nas funções mais técnicas, mantêm-se previstas para 2021 as tendências salariais.

Por outro lado, nas funções mais estratégicas observa-se um aumento da remuneração base, dada a dificuldade de atração deste tipo de perfis. Entre os benefícios mais desejados estão o seguro de saúde, a flexibilidade horária e, em alguns casos, uma viatura da empresa.

Ver ofertas de emprego para a área da Saúde

Insurance

Para além dos perfis tradicionais que se mantém estáveis nas empresas seguradoras, em 2021 prevê-se o aumento da procura de funções relacionadas com data science, risco, cyber security e parcerias.

Também se observa a procura de funções mais técnicas, candidatos com conhecimentos de softwares específicos, análise de dados e solvência. Permitindo chegar a remunerações entre os 14 mil euros e os 63 mil euros, com base no nível de responsabilidade.

Além disso, este setor tem registado uma aposta no talento fora do setor, na digitalização, na inovação e na transformação da sua oferta.

Ver ofertas de emprego para o sector de Seguros

Human Resources

É através da tendência de profissionalização do setor aliada ao crescente reconhecimento da importância estratégica das suas funções que os Recursos Humanos têm desenvolvido o seu negócio.

Observa-se ainda um aumento na procura de posições generalistas e com capacidade de serem verdadeiros parceiro do negócio (HR Business Partner), a fim de aproximar os RH aos restantes departamentos.

Ver ofertas de emprego para a área de Recursos Humanos

Retail

Este setor teve de se reinventar rapidamente em vários aspetos. Como resposta à pandemia, em 2021 as empresas devem preocupar-se em tornarem-se mais atrativas. Não só ao nível dos seus negócios, como também dos seus recursos humanos – como por exemplo, baixa taxas de turnover, atração de talento, promoção de carreiras profissionais.

Já nos cargos de direção, a remuneração máxima chega ao 160 mil euros anuais brutos, na função de Diretor-Geral, na área de Lisboa.

Ver ofertas de emprego para o sector de Retalho

Banking

Caracterizado pela estabilidade, neste setor destacam-se os projetos digitais e processos de desenvolvimento tecnológico. Os perfis de auditoria, controlo e risco estão entre os mais procurados.

Prevê-se que o negócio de NPL contribua para o crescimento do mercado financeiro e que as fintech assumam uma posição preponderante na atração de novo talento. Em termos de salários, está previsto um 2021 estável.

Hospitality & Leisure

Num setor bastante afetado pela pandemia, a profissionalização e a sua reorganização são aspetos decisivos a considerar.

A aposta clara no digital é a tendência crescente neste setor, no qual se prevê manter a estabilidade salarial para o próximo ano.

Fonte: Jornal Económico

 

Saiba Mais:

Conheça as tendências de 2021 no mercado de trabalho português sobre o recrutamento e salários em 14 áreas de atividade, analisadas pela Michael Page.

A pandemia veio trazer a Portugal novas realidades a nível virtual, principalmente as competências digitais e a importância do seu domínio profissional.

Está à procura de emprego? Conheça aqui os perfis profissionais mais procurados em 2021 e saiba se se encontra dentro das tendências do mercado de trabalho.

Estenda a sua procura de emprego ao nosso portal de emprego e conheça todas as oportunidades profissionais ao seu alcance.