truques de negociação para ser aumentadoGostava de receber um aumento, mas não sabe como abordar a empresa? Então, aprenda estes truques de negociação para ser aumentado e coloque-os em prática.

Quer esteja a pedir um aumento ou a negociar o seu salário para um novo emprego, uma coisa é certa: é uma situação de nervos. Não negociar o seu salário pode levá-lo a perder imenso dinheiro durante a sua carreira.

Dessa forma, reunimos alguns simples – e definitivamente surpreendentes – truques de negociação para ser aumentado, e receber o devido valor que procura.

1. Utilize sempre quantidades específicas em propostas e contra-propostas

Iniciar uma negociação com números exatos leva o seu superior e pensar que fez alguma pesquisa para chegar a esses dígitos em particular. Isso, por sua vez, deixa-o a considerar que você pode estar correto.

2. Sugira um intervalo para a sua expetativa salarial, em vez de um número específico

Apresentar um intervalo para a sua expetativa salarial – incluindo e acima do que deseja – permite ao seu superior compreender o que realmente está a pedir.

Além de parecer educado e razoável, diminui a probabilidade de lhe ser apresentada uma contraproposta restritiva.

3. Torne a situação mais pessoal (mas não demasiado)

Vá mais além do que um nome, um email e detalhes monetários e partilhe detalhes pessoais não relacionados ao longo da negociação. Ou seja, pelo meio da conversa insira tópicos como hobbies e cidades natal.

Optar por uma conversa mais aberta leva à confiança e torna mais provável que seja respondido da mesma forma.

4. Pense na negociação como uma competição

Na maioria das negociações salariais, está a ir atrás de algo que a empresa não lhe pretende fornecer. E isto torna a negociação numa competição, e lidar com a esta situação nessa perspetiva vai ajudá-lo a alcançar melhores resultados.

Ao permitir uma conversa aberta sobre problemas e perspetivas, os colaboradores acabam com uma remuneração superior.

5. Quando em reunião, faça contacto vistal

Nem todos os negociadores cedem facilmente. No entanto, enquanto recrutador deve esconder o que pensa de um candidato, assim como a vontade em recusar de imediato a proposta do seu colaboradores.

Uma das formas eficientes de manter a honestidade é através do contacto visual. Seja firme e mostre confiança no que está a dizer e no que pretende.

6. Apresente todas as suas preocupações de uma só vez

Quando lhes é apresentada uma proposta, as pessoas tendem a parecer felizes e tentam disfarçar o seu descontentamento e preocupações.

Evite fazer isto e mostre na altura o que o preocupa. E destaque os mais importantes para que ambos possam acompanhar o processo.

7. Faça a primeira oferta

Faça a primeira oferta para preparar o terreno, a “figura” que afeta toda a trajetória da negociação. A primeira oferta coloca o seu superior na sua direção e torna-se difícil para o recrutador alterar essa direção.

8. Faça-o falar sobre ele próprio

Ainda que o objetivo seja expor o seu caso, pode ser mais prudente começar esta negociação com uma conversa de café – especialmente se conseguir fazer o seu superior falar sobre ele próprio.

Isto pode ajudar a aliviar o tom da negociação e a relaxar ambas as partes, facilitando quando entrar em detalhes sobre o seu aumento salarial.

9. Organize as suas prioridades e partilhe-as

A organização das suas prioridades é uma forma de ajudar o seu superior a compreender os seus interesses sem entrar em detalhes.

Em seguida, pergunte-lhe as suas prioridades e procure por benefícios mútuos sobre os tópicos mais importantes.

10. Prepare uma posição de poder

Adote uma posição de poder com as suas pernas afastadas e as mãos nas ancas (sim, como se fosse um super herói). Parece exagerado, mas nas verdade esta prática pode alterar a química do seu corpo, tornando-o mais poderoso e disposto a correr riscos.

Uma posição de poder vai aumentar a sua confiança e reduzir os níveis de stress antes de negociar com o seu superior.

11. Seja imprevisível

O padrão para negociações é uma abordagem relativamente calma e menos emocional – uma tentativa de ser o mais racional possível.

No entanto, injetar um pouco de paixão e imprevisibilidade pode criar uma vantagem para si. Expressar descontentamento e felicidade de forma alternada pode levar a alcançar melhores resultados.

 

Fonte: Business Insider

 

Saiba Mais:

Gostava de receber um aumento, mas não sabe como abordar a empresa? Então, aprenda estes truques de negociação para ser aumentado e coloque-os em prática.

Esta é uma das coisas que um trabalhador ambiciona, mas não sabe quando e como pedir. Para evitar situações desconfortáveis, saiba o que deve e o que não deve fazer.

Antes de aceitar uma proposta de emprego há aspetos a ponderar. Conheça as questões que deve refletir e compreender antes de a aceitar.

Está atualmente à procura de emprego? Conheça o Alerta Emprego onde terá acesso a diversas oportunidades profissionais para várias regiões e candidate-se.