A carta de apresentação é a forma de se apresentar ao recrutador e convencê-lo a ler o seu currículo. A mesma deve ser organizada, relevante, personalizada e o seu objectivo é fazer com que seja chamado para uma entrevista de emprego.
Segundo a Resumonk, a carta de apresentação deve ter entre 3 e 4 parágrafos.
O que escrever em cada parágrafo da carta de apresentação
1º Parágrafo:
É o parágrafo mais importante, já que determina a primeira impressão com que o recrutador ficará de si. Não diga “O meu nome é… e candidato-me à vaga de …”.
Pode mencionar o site/local onde viu o anúncio de emprego mas acima de tudo deve demonstrar o seu interesse na vaga.
2º Parágrafo:
Mencione as suas principais competências e bons resultados em empregos anteriores. Cuidado para não tornar a carta de apresentação num mini-CV. Descreva somente as informações mais relevantes, que deixarão o recrutador curioso sobre o seu percurso profissional.
3º Parágrafo:
No último parágrafo explique porque seria o candidato ideal para a vaga. Venda-se como o funcionário ideal para função, mas não torne o discurso longo e aborrecido.
Conclua a carta de apresentação com um agradecimento e direccione o recrutador para o seu CV.
O que deve ter em conta ao escrever uma carta de apresentação
- Refira somente informações relevantes para a função a que se candidata;
- Deve personalizar a carta de apresentação para cada empresa/vaga a que se candidata;
- Os recrutadores dispensam pouco tempo a cada candidatura, pelo que a sua carta de apresentação deve ser curta e apelativa;
- Pode juntar um portfólio de trabalhos à sua candidatura, mas deve escrever algo que desperte a curiosidade de quem está a seleccionar candidatos;
- O tipo de letra e formatação deve ser semelhante ao utilizado no curriculum vitae.
Lembre-se que a carta de apresentação deve dar a conhecer a sua personalidade. Siga estas dicas e escreva uma carta de apresentação vencedora.

