Ainda vai a tempo de definir a estratégia para 2023, conheça já as 7 tendência para os líderes de Recursos Humanos este ano.

Saber as tendências da sua área, é uma ajuda para os profissionais organizarem o seu trabalho. Então, mostramos-lhe as tendências que vão prevalecer nos Recursos Humanos.

7 tendências para os líderes de Recursos Humanos em 2023

1. Adesão ao Metaverso

Engagement com talentos, formação e colaboração remota são três das potencialidades já utilizadas pelas organizações no metaverso.

O metaverso é uma realidade que está presente no dia a dia das gerações mais jovens, e de forma incontornável apresenta facilidades de logística.

Então, há algumas das ideias que pode pôr em prática na área dos Recursos Humanos, usando esta indústria, como:

  • Anúncios para vagas de emprego em jogos;
  • Simulações da atividade profissional que permite a formação dos colaboradores;
  • Espaços com ferramentas de trabalho únicas para colaboração.

2. Utilizar a inteligência Artificial para recrutamento

A Inteligência Artificial (IA) tem sido cada vez mais usada e 2022 trouxe grandes avanços nisso.

Então, esta pode ser também uma das tendências para os Recursos Humanos este ano. Pode usar a IA para selecionar, rastrear ou comparar currículos.

Em 2023 esta será uma tendência que irá além das grandes marcas.

3. Aperfeiçoamento do modelo híbrido

Já é uma realidade em alguns setores e parece que o modelo híbrido está para ficar.

Cada vez mais estes modelos são adaptados às necessidades dos colaboradores, permitindo conciliar a vida pessoal e trabalho.

Assim, é necessário que os gestores de Recursos Humanos avaliem os modelos atuais, através do feedback de quem os pratica, para que possam gerar mais confiança, não perder produtividade e não perder talentos ou não os conseguir atrair por não ter um modelo híbrido.

4. Investir em ferramentas de feedback

Mais do que o simples questionário, existe agora uma especial atenção nas metodologias diferenciadoras na hora de receber e dar feedback.

Ter um feedback pode ajudar a superar objetivos financeiros, na realização pessoal da equipa e desenvolver a comunicação interna da sua empresa.

É importante saber o que os seus colaboradores pensam e se estão satisfeitos com o que têm. Há muitos benefícios que lhe podem estar a passar ao lado por não utilizar uma ferramenta avançada e fácil de compreender.

5. Fomentar Diversidade e Inclusão

O foco não deve estar só nos skills dos candidatos, é necessário criar e desenvolver uma cultura que desbloqueie um trabalho em equipa melhor, possibilitando assim o aumento da inovação.

6. Manter os colaboradores comprometidos

O Quiet Quitting – tendência para acabar com a ideia que a vida não gira em torno do trabalho – trouxe consequências e as equipas de gestão têm de estar atentas.

As empresas precisam casa vez mais de garantir a satisfação dos seus colaboradores e mantê-los comprometidos, para evitar a demissão silenciosa.

Então, oferecer recursos, possibilitar melhores condições para apoiar os colaboradores, agradecer e valorizar, entre muitas outras ações servirão de suporte a esta tendência.

Veja também: Quiet quitting: o que é esta nova tendência?

7. O Futuro do trabalho

O futuro do trabalho é a preparação das suas pessoas, empoderá-las com novos soft skills, o aperfeiçoamento de capacidades técnicas, projeção de carreiras e a criação de novos postos de trabalho.

É certo que ninguém sabe o que o futuro reserva, mas o futuro do trabalho começa hoje. Basear-se nas tendências anteriores é importante, todas elas culminam nas capacidades incutidas nas pessoas.

 

Se ainda não coloca em prática estas tendências de Recursos Humanos na sua empresa, comece a pensar nisso, é positivo para os seus processos de recrutamento.

Fonte: Great Place to Work