string(6) "#29224"

Dicas para lidar com o stress do trabalho

Conheça as melhores dicas para lidar com o stress do trabalho a fim de manter um desempenho profissional excecional e evitar sentimentos de burnout.

A não ser que domine as artes do yoga, muito provavelmente já sofreu com o stress provocado pelo trabalho. Às vezes, a adrenalina de cumprir um prazo pode ser motivante, ou até mesmo revigorante, mas passando essa sensação, o que resta é o cansaço e exaustão, física e psicológica.

Mas quando a pressão no local ou ambiente de trabalho é tão elevada que os seus sintomas do stress incluem medo ou uma ansiedade constante, está na altura de resolver esse problema. E em Portugal, estes sintomas são mais comuns do que se pode pensar inicialmente.

É com base no estudo realizado pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho que partilhamos esta preocupação. De acordo com este estudo, os níveis de stress no trabalho em Portugal são elevados.

Portugal é o sétimo país da Europa que mais sofre com o stress no trabalho, num estudo efetuado com 31 países europeus. Abaixo encontram-se as razões apontadas pelos portugueses para o stress no trabalho:

  • As horas/volume de trabalho
  • A reorganização do trabalho ou insegurança no trabalho
  • A falta de apoio por parte dos colegas e chefes
  • A intimidação ou o assédio
  • A falta de clareza nas funções e responsabilidades
  • A falta de oportunidade de gerir a sua forma de trabalhar

Tendo em conta as palavras de Steve Nguyen, Consultor sobre o Desenvolvimento da Liderança, o stress laboral deve ser enfrentado em três níveis:

  • As causas do stress
  • A sua capacidade em geri-lo
  • A sua capacidade em tratar os danos já causados pelo stress

Dessa forma, apresentamos algumas dicas para aprender a lidar com o stress do trabalho da melhor forma possível e de forma a não prejudicar o seu desempenho.

1. Identifique as causas

O primeiro passo para lidar e vencer o stress derivado do seu trabalho passa por identificar as causas do mesmo. Pare e pense no que lhe traz stress e da mesma forma como pode evitá-lo ou pelo menos minimizá-lo.

2. Saiba o que o faz feliz

De igual modo, algumas atividades do seu dia-a-dia podem trazer boas sensações a quem as pratica. A ideia é determinar que atividades negativas pode cortar do seu quotidiano e que atividades podem ser melhor exploradas.

Dessa forma, ao encontrar um ponto de equilíbrio entre o negativo e o positivo, o trabalho e a sua própria vida tornam-se mais sustentáveis. O desporto, o descanso e o cuidado com a alimentação podem ajudar a vencer o stress profissional (e na vida em geral). Além disso, apostar noutras atividades como passatempos pode tornar-se proveitoso.

3. Crie uma rotina

Estabelecer uma rotina pode deixá-lo mais calmo. O cumprimentos de horários e a execução das tarefas diárias pode ajudá-lo a acompanhar o seu progresso. Ou seja, desta forma consegue sentir que realmente está a avançar e a concluir as suas tarefas.

Determine prioridades e divida as suas tarefas pelos cinco dias úteis. Sempre que terminar uma das atividades pode riscar as mesma da lista. Além de se sentir motivado a continuar, vai estar mais concentrado na tarefa que tem em mãos e não nas próximas.

Contudo, atenção para não sobrecarregar o seu cérebro com a necessidade de executar um número específico de atividades num certo período de tempo, pois podes voltar a cair no stress laboral sem se aperceber.

4. Faça algumas pausas

Agora que estabeleceu uma rotina, é igualmente importante realizar algumas pausas durante o seu dia-a-dia. Por exemplo, cinco minutos de pausa por casa hora de trabalho. Se não o atrapalhar, ouça música do seu gosto enquanto trabalha.

Por muito motivado que esteja, é essencial sair da cadeira por uns minutos e inspirar e expirar fundo. Evite sobrecarregar o seu dia-a-dia, ou gastar toda a sua energia na parte da manhã e depois sentir-se desmotivado e exausto na parte da tarde.

5. Pense em alternativas

É indispensável ser positivo! Principalmente quando o pensamento negativo pode ser tão prejudicial como o próprio ambiente de stress. Mas também se torna essencial sair do lugar e imaginar as possibilidades.

Ou seja, se algo corre desta forma, ou de outra, o que pode acontecer? Pensar nas diversas possibilidade ajuda a diminuir o stress porque existem sempre alternativas e possíveis cenários.

 

Fonte: Economias

 

Saiba Mais:

Conheça as melhores dicas para lidar com o stress do trabalho a fim de manter um desempenho profissional excecional e evitar sentimentos de burnout.

Trabalha a partir de casa? Organizar a sua vida pessoal e profissional é difícil para todos, especialmente quando somos forçados a fazê-lo repentinamente, devido à situação que se está a viver com a pandemia. Aprenda a manter-se organizado enquanto trabalha de casa.

Aproveite a oportunidade e conheça as nossas dicas que vão facilitar o seu dia-a-dia de tele-trabalho para obter um desempenho mais produtivo.

De modo a manter a sua produtividade em alto desempenho, é essencial estabelecer algumas regras. Aprenda a manter o equilíbrio entre o ambiente profissional e pessoal quando é uma mãe ou um pai trabalhador.

Está atualmente à procura de emprego? Então conheça as oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.

Além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite-lhe pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.

Artigo anterior Estratégias para prevenir a negatividade no ambiente de trabalho
Próximo artigo As 3 dicas para superar a rejeição durante a procura de emprego

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar