Sente-se nervoso quando vai a uma entrevista? Deixe-nos ajudar!
Siga estes truques para ser bem sucedido em entrevistas de emprego:
- Pesquise sobre a empresa;
- Pesquise sobre o entrevistador (nome, principais responsabilidades, interesses…);
- Organize um portflólio ou faça uma lista dos momentos em que foi bem sucedido nos empregos anteriores (para mencionar durante a entrevista);
- Conheça o caminho para o local da entrevista de emprego;
- Vista-se a rigor;
- Leve consigo cópias do CV, canetas, lenços de papel, entre outros itens necessários;
- Pense na entrevista como uma conversa, não um interrogatório;
- Entre na “personagem” desde que entra pela porta do edifício;
- Dê um bom aperto de mão ao recrutador;
- Sorria e demonstre confiança;
- Estabeleça contacto visual;
- Esteja atento à sua postura;
- Utilize a escuta activa;
- Prepare-se para as perguntas e responda com confiança;
- Utilize a metodologia STAR (Situação, Tarefa, Acção e Resultado) para responder às questões;
- Termine algumas das suas respostas com perguntas relevantes ;
- Utilize a opinião que os outros têm de si e do seu trabalho (ex: “O meu supervisor disse várias vezes que eu conseguia sempre resolver os problemas”);
- Pare para pensar antes de responder;
- Seja sempre honesto;
- Utilize exemplos e histórias para ilustrar as suas respostas;
- Mencione o nome do entrevistador ocasionalmente (cria uma ligação emocional);
- Evite o assunto “salário”;
- Seja simpático sempre que se cruzar com um potencial colega;
- Agradeça no final da entrevista;
- Faça follow-up após 2 dias.
Fonte: Susan Ireland

