entrevistas de emprego

Sente-se nervoso quando vai a uma entrevista? Deixe-nos ajudar!

Siga estes truques para ser bem sucedido em entrevistas de emprego:

  1. Pesquise sobre a empresa;
  2. Pesquise sobre o entrevistador (nome, principais responsabilidades, interesses…);
  3. Organize um portflólio ou faça uma lista dos momentos em que foi bem sucedido nos empregos anteriores (para mencionar durante a entrevista);
  4. Conheça o caminho para o local da entrevista de emprego;
  5. Vista-se a rigor;
  6. Leve consigo cópias do CV, canetas, lenços de papel, entre outros itens necessários;
  7. Pense na entrevista como uma conversa, não um interrogatório;
  8. Entre na “personagem” desde que entra pela porta do edifício;
  9. Dê um bom aperto de mão ao recrutador;
  10. Sorria e demonstre confiança;
  11. Estabeleça contacto visual;
  12. Esteja atento à sua postura;
  13. Utilize a escuta activa;
  14. Prepare-se para as perguntas e responda com confiança;
  15. Utilize a metodologia STAR (Situação, Tarefa, Acção e Resultado) para responder às questões;
  16. Termine algumas das suas respostas com perguntas relevantes ;
  17. Utilize a opinião que os outros têm de si e do seu trabalho (ex: “O meu supervisor disse várias vezes que eu conseguia sempre resolver os problemas”);
  18. Pare para pensar antes de responder;
  19. Seja sempre honesto;
  20. Utilize exemplos e histórias para ilustrar as suas respostas;
  21. Mencione o nome do entrevistador ocasionalmente (cria uma ligação emocional);
  22. Evite o assunto “salário”;
  23. Seja simpático sempre que se cruzar com um potencial colega;
  24. Agradeça no final da entrevista;
  25. Faça follow-up após 2 dias.

 

Fonte: Susan Ireland