string(6) "#29716"

As empresas pretendem recrutar mais de 340 mil trabalhadores até 2022

De acordo com o inquérito do Instituto Nacional de Estatística, as empresas pretendem recrutar mais de 340 mil trabalhadores até 2022.

Foi divulgado na passada sexta-feira, 31 de julho, um inquérito realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) que mostrou o objetivo das empresas para os próximos dois anos. De acordo com inquérito, as empresas pretendem recrutar 345.584 trabalhadores até 2022.

O inquérito denominado Identificação das Necessidades de Qualificações nas Empresas (IINQE) foi realizado via online. Este teve início no dia 13 de março, posterior à declaração de emergência, e foram recolhidos dados até ao fim do mês de junho.

Segundo o instituto, 49,9% dos profissionais deverão ter um curso de ensino não superior (profissional). Por outro lado, 32,2% deverão ter um curso de ensino superior, enquanto que 17,9% não têm um indicado um nível de qualificação específico.

Estas intenções de recrutamento correspondem ao volumoso aumento de 17,8% de trabalhadores com curso de ensino superior e de 9,1% dos trabalhadores sem qualificações superiores.

Necessidades de Recrutamento

Apesar da pandemia, as qualificações de nível não superior mais indicadas pelas empresas nas suas necessidades de recrutamento foram:

Enquanto isso, os cursos de ensino superior mais referidos pelas empresas foram:

De acordo com o inquérito, em 2020, cerca de 71% das qualificações em que se registam dificuldades de recrutamento não requerem mais do que cursos de ensino não superior (profissional). As funções mais referidas são:
“Cerca de 27% das dificuldades de recrutamento, assinaladas ao nível do ensino superior, corresponderam às áreas de engenharia civil e do ambiente, administração e gestão de empresas e turismo”
– Instituto Nacional de Estatística (INE).

O inquérito foi concebido a uma amostra de 5.894 sociedades economicamente ativas e a taxa de resposta foi 73,2%.

Fonte: Observador

 

Saiba Mais:

De acordo com o inquérito do Instituto Nacional de Estatística, as empresas pretendem recrutar mais de 340 mil trabalhadores até 2022.

Não deixe de procurar a oportunidade que tanto deseja! Por isso, conheça neste artigo as melhores empresas com um bom ambiente de trabalho.

Fique a par  das organizações destacadas como as melhores empresas para trabalhar em Portugal, segundo a edição de 2020 do Employer Brand Research.

Conheça neste artigo os empregos mais bem pagos da próxima década e considere se está atualmente a trabalhar dentro desse setor.

Está de regresso ao emprego? Então conheça este guia e siga os conselhos e recomendações à risca para um regresso seguro ao trabalho.

Se por outro lado está à procura de emprego, conheça as oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.

Além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite-lhe pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.

Artigo anterior Conheça as melhores empresas com um bom ambiente de trabalho
Próximo artigo Espaços de trabalho: o que muda no pós-Covid

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar