Tendências na contratação e retenção de talento

Recrutar e manter os colaboradores numa empresa é um processo difícil, mas vital para a empresa. Por isso, conheça aqui as principais tendências na contratação e retenção de talento que deve considerar nos seus processos.

A retenção de uma equipa de elevado desempenho começa com a contratação das pessoas certas. No entanto, isto pode ser um grande desafio, principalmente num mercado de trabalho tão competitivo como o de hoje em dia.

Além disso, esta competitividade partilha atualmente o espaço com uma fonte de mudanças inesperadas causadas pela Covid-19. Assim sendo, qual é a melhor estratégia a implementar? A demissão? A readmissão? Conservar a sua equipa?

É para responder a estas questões que o artigo de hoje traz as cinco principais tendências na contratação e retenção de talento. Por isso, fique a par destas estratégias e considere aquelas que melhor se enquadram na sua atividade e situação atual.

1. Democratização da educação

A tecnologia não só veio criar um novo significado aos processos empresariais, como também à educação voltada para o trabalho. Atualmente, as empresas podem-se focar em formações contínuas a um baixo custo, graças à internet que democratizou a educação.

O e-learning, microlearning e a gamificação trabalham em conjunto para tornar os conteúdos empresariais mais atrativos e a par da realidade que vivemos.

2. Mobile em primeiro lugar

O termo mobile-first é um conceito de trabalho inovador que pretende melhorar a experiência dos colaboradores através de meios eletrónicos. É também considerada uma evolução do tele-trabalho.

Também permite que os colaboradores de uma equipa interajam entre si e com os conteúdos produzidos sem sair de casa. Basta ter acesso a um smartphone ou um tablet.

3. Foco na experiência dos colaboradores

Um conjunto de estratégias inovadoras aumenta a qualidade da experiência dos colaboradores, e deve ser o foco do recrutamento e da retenção de talento.

Desde uma seleção de empregos criativa até à adoção de benefícios competitivos, manter o foco na relação entre a empresa e os seus colaboradores é a estratégia mais inteligente para aumentar a reputação da empresa nos processos de recrutamento.

Ações simples como a possibilidade do tele-trabalho permanente para determinados cargos pode influenciar positivamente a satisfação dos colaboradores com os seus empregos.

Aproveite a situação pandémica para avaliar o desempenho da sua equipa frente a esta nova realidade e considere esta possibilidade.

4. Trabalho multigeracional

O que é o trabalho multigeracional? Não é nada mais que o agrupamento de colaboradores de diversas idades – ou gerações – na mesma equipa de trabalho.

A experiência dos profissionais com mais idade aliada ao dinamismo dos mais jovens pode criar soluções inovadoras para empresas de diversos setores.

Atualmente, numa situação em que a economia está mais frágil, a concorrência tende a ser ainda mais competitiva no que diz respeito ao seu crescimento. Ter uma equipa preparada para enfrentar esta tendência é essencial.

5. Promoção interna

O plano de carreira e as oportunidades de crescimento dentro da empresa são benefícios utilizados para a atração e retenção de talentos.

Oferecer perspetivas de carreira e formação contínua é fundamental para o desenvolvimento das equipas. Contudo, este investimento deve potenciar sempre o crescimento dos colaboradores.

Para que estes fiquem interessados em integrar os quadros da empresa, sem se sentirem atraídos por outras propostas, um plano de carreira é essencial.

Quando estimula a carreira dos seus trabalhadores, a tendência é o aumento da sua produtividade. Ao saber que estes resultados podem elevar a sua carreira, haverá mais dedicação por parte dos colaboradores com as suas funções e com a empresa em si, abrindo os caminhos para a retenção.

 

Fonte: Gupy

 

Saiba Mais:

Um dos objetivos comuns a todas as empresas é contratar o candidato ideal. Sempre! E é a pensar neste tópico que partilhamos consigo as melhores dicas de recrutamento para este efeito.

Reforce este tema e conheça os 8 erros a evitar nos seus processos de recrutamento de forma a assegurar que recruta os candidatos certos.

Além disso, saiba de que forma pode evitar o tokenismo na diversidade e inclusão do local de trabalho, de forma a criar verdadeiras mudança na sua cultura empresarial.