Benefícios que pode oferecer aos colaboradores sem grandes custosDe acordo com o Employer Brand Research da Randstad, existem diversos benefícios que pode oferecer aos colaboradores sem grandes custos. Conheça-os aqui.

O salário é um dos aspetos mais aliciantes num emprego, mas não o único. Segundo o Employer Brand Research da Randstad, os colaboradores valorizam mais do que apenas a remuneração.

Ninguém está a negar que os candidatos querem ver o seu valor pago, mas também é um facto que os colaboradores procuram inúmeras outras regalias, benefícios e vantagens quando ponderam as ofertas de emprego. E a verdade é que estes podem ser fatores decisivos quando duas empresas se aproximam em termos de compensação salarial.

Assim sendo, tome conhecimento dos benefícios que pode oferecer aos colaboradores sem grandes custos a fim de valorizar a sua equipa.

1. Ambiente de trabalho flexível

A possibilidade de trabalhar a partir de casa uma vez por semana, horários de almoço flexíveis ou até mesmo permitir que o funcionário estabeleça o seu próprio horário de trabalho pode fazer a diferença.

O trabalho flexível é bastante valorizado pelos colaboradores. Esta é uma vantagem universalmente apreciada. Independentemente de estamos a falar de um pai que tem de encontrar uma creche ou de um jovem profissional que pretende fazer uma aula de exercício após o horário laboral.

A flexibilidade permite o alcance de um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e ou familiar para todos os envolvidos.

2. Planos de formação e desenvolvimento

Os trabalhadores com ambição nas veias estão constantemente a pensar um passo à frente nas suas carreiras. Por isso, oferecer um programa de desenvolvimento demonstra que a empresa se preocupa com as carreiras e ambições dos seus colaboradores.

O nível de intensidade apenas depende de si. Estamos a falar de encorajar os colaboradores a adquirir novas competências ou na criação de um um programa de formação mais intensivo para preparar os colaboradores selecionados para funções de liderança.

Se não pretende oferecer formação no local, pode optar por oferecer subsídios para instituições de ensino pagas fora do local.

3. Reconheça as realizações

Uma coisa é o seu gerente chamá-lo à parte e dizer-lhe que fez um óptimo trabalho. Outra é ser reconhecido pela sua empresa como um grande vendedor. É aqui que está a diferença.

Por isso, certifique-se que os seus melhores colaboradores se sentem valorizados e apreciados. Peça aos líderes da empresa para registarem um marco importante, ou aproveite o momento para destacar os sucessos individuais e de equipa durante as reuniões trimestrais.

4. Férias adicionais

Todos gostam de tirar férias. As empresas fazem uma pausa e os colaboradores colhem o benefício de profissionais altamente produtivos que regressam com a energia recarregada.

Portanto, siga em frente e oferece mais dias de férias além das duas semanas mandatadas pelo Governo. Se esta abordagem não se alinha com os seus objetivos ou cultura empresarial, opte por considerar a possibilidade dos colaboradores saírem mais cedo às sextas-feiras, ou de tirarem meio dia de tempos em tempos.

5. Horário dos eventos sociais

Construir uma cultura de trabalho e envolvimento dos colaboradores é tão simples como realizar eventos que reúnem a equipa. O pensamento dos seus colaboradores está, na maioria do tempo, preso à lista de afazeres. Isto acaba por prejudicar as suas interações sociais.

Dessa forma, acrescente alguns eventos ao calendário dos colaboradores durante o horário de trabalho, a fim de incentivar a socialização. Por exemplo, organizar uma festa mensal, um almoço de confraternização ou até mesmo um dia temático onde todos podem tirar um momento do trabalho para se divertirem e se unirem ao resto da equipa.

6. Personalize as recompensas

Nada diz “nós importamo-nos” como as recompensas personalizadas que respondem à individualidade dos seus colaboradores. Quando alguém faz algo extraordinário, reconheça a sua realização com uma recompensa personalizada.

Estamos a falar de bilhetes de cinema – um presente perfeito para o cinéfilo do escritório. Na mesma linha de pensamento, bilhetes de um jogo de futebol  para o fanático por desporto do escritório.

O que conta é o gesto. E uma recompensa personalizada mostra que enquanto empresa consegue reconhecer a personalidade por detrás do profissional.

7. Saia do escritório

Organize o horário laboral para sair do escritório, ou local onde se encontra, para fazer algo fora dos compromissos do seu trabalho. Seja uma reserva para almoços de equipa fora do escritório ou para organizar um evento de formação de equipas em toda a empresa.

O essencial é certificar-se que colaboradores estão de acordo com o que planeou. Por isso, consulte os colaboradores sobre o tipo de eventos que gostariam de realizar.

Tenha isto em mente, um empregador que obriga todos a assistir a um evento “obrigatório” de team building que eles temem pode facilmente transformar esta vantagem numa chatice.

8. Entregar prémios

Não há nada mais fácil e com custos praticamente nulos. A criação de recompensas mensais ou trimestrais para os seus colaboradores de forma a valorizar o seu desempenho.

Pode optar por tornar os prémios ainda mais tangíveis ao distribuir um pequeno troféu ou um certificado personalizado. Afinal, quem não se sente realizado quando é capaz de decorar a sua secretária com o seu prémio?

Se pretende tornar os prémios ainda mais inclusivos, faça-os ser nomeados pelos colegas, de forma a que todos possam participar e estar mais envolvidos no sucesso uns dos outros.

9. Proporcionar ações de voluntariado

Isto pode ser uma boa mudança de ritmo para os seus colaboradores que estão habituados a estar sentados atrás de uma secretária.

Além de estar o envolvido o benefício adicional de retribuir à comunidade, está a solidificar a relação dos seus colaboradores com a empresa e entre colegas.

Reconheça o valor destas ações para todos e opte por marcar oportunidades de voluntariado como parte da sua política de responsabilidade social corporativa.

10. Permitir aos colaboradores uma mudança de ritmo

Se a sua empresa for suficientemente grande, tenha em consideração a possibilidade de oferecer aos seus colaboradores uma oportunidade de mudar de funções ou de fazer sombra a um empregado noutra área do escritório, ou mesmo noutro local.

Saiba que esta abordagem também é um benefício para si? Principalmente, porque os colaboradores irão adquirir uma compreensão mais profunda de outras funções na organização e reforçar a cooperação e a comunicação entre departamentos.

 

Fonte: Randstad

 

Saiba Mais:

De acordo com o Employer Brand Research da Randstad, existem diversos benefícios que pode oferecer aos colaboradores sem grandes custos. Conheça-os aqui.

Qualquer local de trabalho passa por boas e más fases, no entanto existem estratégias que podem prevenir a negatividade no ambiente de trabalho. Conheças-aqui.

O que está ao alcance das empresas para assegurar a diversidade no local de trabalho? Conheça aqui as estratégias para um recrutamento inclusivo e diversificado eficaz.

Num futuro pós-Covid, os espaços de trabalho não vão desaparecer, no entanto vão ser necessárias alterações a fim de garantir a segurança de todos. Saiba de forma as mudanças vão alterar a cultura da sua empresa.

A nova realidade veio desafiar as empresas a criar novas estratégias, tal como e entre outras, de que forma podem manter a cultura da empresa em regime de tele-trabalho.

Está com processos de recrutamento em aberto? Sente dificuldades em determinados processos? Então conheça todas as nossas soluções para o auxiliar no recrutamento.

Além disso, tem a possibilidade de anunciar gratuitamente no Alerta Emprego e atualmente temos uma opção que permite indicar aos candidatos que a função permite o tele-trabalho.