Como arrasar na entrevista, mesmo sem estar qualificado para o cargo

Como arrasar na entrevista mesmo sem estar qualificado para o cargoConseguiu uma entrevista de emprego sem estar 100% qualificado? Não deixe os nervos impedi-lo de ser bem-sucedido e coloque em prática as nossas dicas.

Submeter uma candidatura sem cumprir todos os requisitos não é algo que todos os candidatos conseguem fazer. Há pessoas que simplesmente assumem que estão a enganar o sistema, enquanto que outras acreditam que é uma perda de tempo, especialmente porque não vão obter uma resposta.

No entanto, só porque acredita que não é totalmente qualificado, não significa que deve desistir da vaga antes de se candidatar. E por vezes, pode vir a ser chamado para uma entrevista de emprego, mesmo sabendo que não cumpre todos os requisitos.

O nosso conselho? Não se preocupe. Se conseguiu uma entrevista marcada, existe a probabilidade do recrutador ter consciência ter conhecimento da sua falta de qualificações, mas em simultâneo viu algo no seu currículo que lhe chamou a atenção.

Terá sido as suas competências de liderança? Comunicação? Independentemente do que seja, partilhamos consigo algumas dicas para arrasar na entrevista, mesmo sem estar qualificado para o cargo.

1. Adapte as suas competências

Em primeiro lugar, reveja o anúncio de emprego e identifique todas as competências ou qualificações requisitadas. Já sabemos que lhe faltam algumas, e não há problema. O essencial é começar por apontar o que o anúncio pede.

Em segundo lugar, aponte as competências que já domina. Talvez algumas venham do seu emprego atual, ou de outros antigos cargos ou experiências do âmbito pessoal. Não interessa a origem, basta apontá-las numa lista.

Mesmo que não possua todas as competências mencionadas no anúncio de emprego, alguns aspetos da sua experiência são, muito provavelmente, adaptáveis – e podem ser referidas durante a entrevista.

2. Adquira as competências que lhe faltam

No entanto, também não queremos encorajá-lo a pensar que vai conseguir depender sempre desses aspetos da sua experiência. Apesar de só ter alguns dias para se preparar, não menospreze o valor do desenvolvimento da sua experiência profissional.

Candidatar-se a um cargo que requer competências leves de código? Existem dezenas de cursos online que o podem ajudar a conhecer os básicos, muitos deles grátis. O mesmo serve para redes sociais, discursar em público entre outras competências que vai encontrar em determinados anúncios de emprego.

3. Seja resiliente

Para a maioria das pessoas, o seu trabalho não se resume apenas a uma tarefa ou atividade. Especialmente quando está no início da sua carreira, está sujeito a assumir diversas funções. Se é um assistente de produção de vídeo, poderá acabar por transportar os materiais, atender os pedidos de almoço, trabalhar com os editores de vídeo e coordenar programações – tudo no espaço de uma hora.

Reflita sobre experiências anteriores. Lembra-se de outra ocasião onde teve de aprender novas competências, talvez até num curto período de tempo? Isto é resiliência, e é uma excelente competência que se pode ter. Pode mostrar ao recrutador que já esteve em situações semelhantes e que foi bem-sucedido, o que acaba por mostrar a sua resiliência em conseguir ultrapassar possíveis obstáculos que apareçam no seu caminho.

4. Deixe o seu currículo abrir mais oportunidades

Arrasar numa entrevista, mesmo sem estar qualificado para o cargo é uma boa forma de realmente ficar com a vaga. Outra forma de conseguir mais entrevistas de emprego é ao destacar as competências transferíveis e ao aplicar os seus pontos forte no cargo em que está interessado.

Aproveite a oportunidade para melhorar o seu currículo, e reforçar os seus pontos fortes através do nosso modelo de currículo. Pode aproveitá-lo como base de formatação e organização, mas deve adaptá-lo ao seu perfil e também à vaga a que se candidata.

 

Fonte: Monster

 

Saiba Mais:

Aprenda como arrasar numa entrevista de emprego, mesmo sem estar qualificado para o cargo e a garantir a vaga que tanto deseja. Conheça estas dicas e coloque-as em prática

As melhores dicas de entrevistas de emprego para ser bem-sucedido podem variar em técnica, mas todas existem para destacar o melhor de si.

Como as entrevistas de emprego são uma fase de grande stress, reunimos os quatro passos a tomar para aumentar a sua confiança. Conheça-os neste artigo.

Ter as respostas certas não é a única forma de ser bem-sucedido nas entrevistas de emprego. Na verdade, a comunicação não verbal é tão ou mais importante. Aprenda a utilizar esta forma de comunicação como vantagem.

Durante a entrevista é importante expor as suas questões e preocupações. Conheça neste artigo os quatro pontos essenciais que deve questionar no decorrer da sua entrevista de emprego.

As entrevistas em vídeo estão a tornar-se numa prática cada vez mais comum, especialmente devido à atual situação em que vivemos. Saiba como se preparar para uma entrevista em vídeo de forma a arrasar e a conquistar o recrutador.

Está atualmente à procura de emprego? Conheça o Alerta Emprego onde terá acesso a diversas oportunidades profissionais para várias regiões e candidate-se.

Para além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite filtrar as oportunidades profissionais por regime de tele-trabalho. Conheça todas as ofertas disponíveis desta categoria.

10 Empresas a Recrutar esta semana em Portugal

Siga-nos

Artigo anterior Os benefícios que pode oferecer aos colaboradores sem grandes custos
Próximo artigo Sem experiência? Saiba como mostrar que é o candidato ideal na mesma

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar