Sem experiência? Saiba como mostrar que é o candidato ideal na mesma

Como mostrar que é o candidato ideal mesmo sem experiência

Está à procura de emprego? Conheça as dicas que o ajudarão a mostrar que é o candidato ideal, mesmo sem experiência profissional

Se é um recém-licenciado ou está a começar uma nova carreira, o aspeto mais preocupante na procura de emprego é provavelmente a experiência relevante. Principalmente, porque não tem experiência.

A verdade é que não podemos inventar experiência profissional para colocar no currículo ou na carta de apresentação. No entanto, as boas notícias é que não é preciso inventar nada, apenas terá de ser criativo.

Conheça e siga estas dicas para mostrar que é o candidato ideal, mesmo sem possuir experiência profissional relevante:

1. Aceite a sua inexperiência

Quando está a candidatar-se a uma posição inicial, o recrutador já tem consciência que tem entre pouco a nenhuma experiência. Por isso, não se deixe sobrecarregar por sentimentos negativos quando sabe que não tem experiência profissional.

Em vez disso, aconselhamos que aceite a sua inexperiência e que a utilize como motivação para aprender. Ou seja, utilize conquistas ou distinções que podem fazer sentido no ramo a que se está a candidatar.

Por exemplo, se estiver interessado numa empresa de Relações Públicas, pode destacar o facto de ter sido o melhor aluno ao conseguir passar de alguém que não conseguir terminar o relatório para um estudante que escreveu uma tese excelente de 50 páginas. Apesar de não estar perfeitamente interligada com o setor em questão, este destaque demonstra a sua dedicação, curiosidade e compromisso em aprender e crescer.

E é isto mesmo que as empresas e recrutadores procuram nos recém-licenciados.

2. Utilize uma abordagem pessoal

Já estabelecemos que não possui experiência e que ainda não entrou no mercado de trabalho, mas uma coisa que tem é experiência pessoal. Por isso, não tenha receio de partilhar alguns exemplos concretos em que cresceu enquanto pessoa.

Por exemplo, se estudou no estrangeiro, e a experiência abriu os seus horizontes para as diversas diferenças culturais, deve incluí-la na sua carta de apresentação. Esta experiência pessoal mostra maturidade e compreensão, dois traços que qualquer recrutador procura num candidato.

Encontre os momentos que mudaram a sua vida e a sua perspetiva, escreva uma breve descrição no seu currículo ou carta de apresentação. Utilize-os como tópicos de conversa quando conseguir a entrevista de emprego.

Dica: escreva apenas sobre o necessário – deixe de parte as festas que frequentou e mencione apenas as lições de vida que podem ser traduzidas para bons valores éticos.

3. Encontre a ligação entre si e a empresa

Esta estratégia precisa de um pouco mais de esforço e deve ser personalizada para cada candidatura/empresa a que se candidata, mas acredite que vai valer o seu tempo e dedicação.

Se está a candidatar-se a uma vaga, mesmo que não tenha a experiência específica, a verdade é que está interessado no cargo e na empresa por uma razão. Pesquise sobre a empresa e encontre uma forma de interligar com a sua vida pessoal e experiência educacional.

Exemplificando: se está a candidatar-se a um estúdio cinematográfico, pode mencionar como ganhou interesse nesta indústria desde pequeno na sua carta de apresentação. Talvez tenha guardado todos os seus dvd’s ou posters de filmes. Independentemente da experiência, o objetivo é encontrar uma forma de conectar a sua paixão e experiências de vida com os valores da empresa. E depois explicar como isso se traduz no seu desempenho, se for contratado.

Assim que conseguir encontrar a ligação entre si e a empresa, vai perceber que isso é exatamente o tipo de experiência que os recrutadores estão à procura em recém-licenciados.

A lição que deve retirar deste artigo:

Independentemente da empresa a que se está a candidatar, a verdade é que muito provavelmente não terá uma grande experiência após terminar os estudos.

Mas lembre-se, os recrutadores sabem que está a entrar agora no mercado de trabalho, o que quer dizer que vão estar ainda mais impressionados com a sua interpretação de “experiência” e como utiliza as suas lições de vida como uma base sólida para entrar no mercado.

Mantenha uma abordagem profissional, e honesta, e vai conseguir criar um currículo com experiências reais e valiosas.

 

Fonte: The Muse

 

Saiba Mais:

Está à procura de emprego? Conheça as dicas que o ajudarão a mostrar que é o candidato ideal, mesmo sem experiência profissional

Aprenda também neste artigo como adicionar a sua experiência não profissional no seu currículo, quer tenha experiência profissional ou não.

Conseguiu a primeira proposta de trabalho após a faculdade? Saiba que aspetos deve ter em consideração e como os avaliar para tomar uma decisão ponderada.

Pretende destacar a sua candidatura dos restantes candidatos? Conheça as competências digitais que pode aprender e que vão destacar o seu perfil.

Tem de escrever uma carta de apresentação para submeter uma candidatura? Então, conheça e siga estas cinco dicas para escrever uma carta de apresentação de sucesso.

Estenda a sua procura de emprego ao nosso portal de emprego! Fique a par das oportunidades profissionais disponíveis na nossa plataforma.

Além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite-lhe pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.

10 Empresas a Recrutar em Portugal esta semana

Crie um CV profissional online

Siga-nos

Artigo anterior Como arrasar na entrevista, mesmo sem estar qualificado para o cargo
Próximo artigo 8 Empresas a Recrutar em Portugal esta semana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar