Setores onde se ganha mais em Portugal

Tem conhecimento das profissões mais bem remuneradas a nível nacional? Fique a conhecer neste artigo os setores onde se ganha mais em Portugal.

No nosso país, os profissionais que trabalham na área da eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio são aqueles que ganham mais. Isto, tendo em conta um salário bruto médio mensal de 3.074 euros.

No lado oposto, estão os profissionais que se dedicam ao setor do alojamento, restauração e semelhantes, cuja remuneração média não vai além dos 761 euros.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), a remuneração bruta mensal média dos trabalhadores portugueses, no trimestre que terminou em junho de 2020, foi de 1.326 euros. Incluindo os subsídios de férias e de Natal e ainda outros aspetos salariais.

Setores acima dos 2.000 euros mensais

No entanto, a discrepância entre os setores de atividade ainda é elevada. Ou seja, observou-se que entre o salário médio mais alto e o mais baixo está uma diferença de 2.313 euros.

Para além da área dos profissionais mais bem remunerados, destacam-se apenas mais três outros setores em Portugal cujo ordenado médio mensal é superior a 2 mil euros:

  • Informação e Comunicação (2.041 euros)
  • Educação (2.181 euros)
  • Atividades Financeiras e de Seguros (2.440 euros)

Setores abaixo dos 1.000 euros mensais

Ainda assim, são apenas quatro os setores que recebem em média, menos de mil euros mensais. São os casos de, aliado aos de alojamento, restauração e semelhantes:

  • Agricultura
  • Produção Animal
  • Caça
  • Floresta e Pesca

Nestes setores em específico, a remuneração bruta média é de apenas 818 euros.

Além disso, as profissões relacionadas com a Construção (928 euros) e Atividades Administrativas e de Serviços de Apoio (892 euros) também estão entre as quem possuem menores salários.

É de referir que estes dados dizem respeito aos postos de trabalho correspondentes a beneficiários da Segurança Social e a subscritores da Caixa Geral de Aposentações e são referentes ao trimestre terminado em junho. Esta foi uma altura em que várias empresas aderiram ao regime de lay-off simplificado, que mostrou um impacto no valor dos ordenados dos portugueses, já que passavam a receber, no mínimo, dois terços da retribuição normal ilíquida.

 

Fonte: ECO

 

Saiba Mais:

Tem conhecimento das profissões mais bem remuneradas a nível nacional? Fique a conhecer neste artigo os setores onde se ganha mais em Portugal.

De acordo com o inquérito do Instituto Nacional de Estatística, as empresas pretendem recrutar mais de 340 mil trabalhadores até 2022.

Não deixe de procurar a oportunidade que tanto deseja! Por isso, conheça neste artigo as melhores empresas com um bom ambiente de trabalho.

Tome conhecimento neste artigo dos empregos mais bem pagos da próxima década e considere se está atualmente a trabalhar dentro desse setor.

Está de regresso ao emprego? Então conheça este guia e siga os conselhos e recomendações à risca para um regresso seguro ao trabalho.

Se por outro lado está à procura de emprego, conheça as oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.

Além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite-lhe pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.