Contratar o candidato idealUm dos objetivos comuns a todas as empresas é contratar o candidato ideal. Sempre! E é a pensar neste tópico que partilhamos consigo as melhores dicas de recrutamento para este efeito.

Contratar o candidato certo é um processo desafiante. E contratar um candidato desadequado pode tornar-se dispendioso para a empresa. Tanto em termos de ambiente de trabalho como a nível monetário.

Por outro lado, conseguir contratar o candidato certo é uma recompensa em termos de produtividade, uma relação de sucesso entre empregador e empregado e um impacto positivo no seu ambiente de trabalho.

Estes aspetos intensificam a vontade das empresas em conseguir contratar um bom candidato. Dessa forma, partilhamos consigo as melhores dicas para contratar – sempre – o candidato ideal para a sua empresa.

1. Defina os aspetos essenciais do cargo

A contratação do candidato ideal começa com uma análise ao cargo. Esta análise permite-lhe agregar informações sobre as responsabilidades, as competências necessárias e o ambiente de trabalho para o cargo em questão.

Estas informações são fundamentais para estruturar a descrição da oferta de emprego para o candidato. E por fim, a descrição ajuda-o a planear a estratégia para recrutar o candidato certo.

2. Planeie a sua estratégia de recrutamento

Com a descrição da oferta em mãos, está na altura de combinar uma reunião com os profissionais-chave que estão a recrutar um novo elemento. É também fundamental a presença do Gestor de Recrutamento. Nesta reunião, é planeada a estratégia e a sua execução.

A reunião deve ser realizada com os profissionais da mesma equipa e com funções semelhantes (se não iguais) ao cargo para o qual pretendem recrutar.

3. Utilize uma checklist para o recrutamento do novo candidato

checklist para recrutar o novo profissional vai ajudá-lo a sistematizar o processo de recrutamento. Quer seja o seu primeiro processo, ou um de muitos, esta técnica vai ajudá-lo a acompanhar os seus esforços.

Além disso, isto permite comunicar o progresso do processo aos mais interessados, sejam colegas ou candidatos.

4. Recrute o candidato certo

Pode desenvolver relações com potenciais candidatos muito antes de precisar deles quando iniciar um processo de recrutamento. Isto pode ajudá-lo a compor uma maior amostra de candidatos para determinado cargo, apresentando mais opções viáveis para a empresa.

Com quantos mais candidatos qualificados conseguir desenvolver uma relação durante um processo de recrutamento, mais oportunidades terá de encontrar um potencial trabalhador qualificado para o cargo.

5. Reveja atentamente as candidaturas e credenciais

A revisão de currículo, cartas de apresentação e candidaturas começa com uma boa descrição da oferta de emprego. A sua lista de características que procura num candidato foi criada como parte da sua estratégia de recrutamento.

Reveja as candidaturas com a lista de qualificações, competências, experiência e características desejadas ao seu lado. Dessa forma, vai dedicar a maioria do seu tempo apenas com os candidatos mais competentes para o cargo.

E isto sim, é um uso eficiente do seu tempo.

6. Pré-selecione os candidatos

A razão principal para pré-selecionar candidatos é para poupar e reservar tempo na fase das entrevistas. Ou seja, para que apenas os candidatos mais competentes passem à seguinte fase sem que os recrutadores designados para o processo de entrevista percam o seu tempo com candidatos desadequados.

Apesar de um candidato parecer ideal no papel, uma pré-entrevista vai mostrar-lhe se as suas qualificações são verdadeiramente adequadas para o cargo em questão.

Adicionalmente, numa pré-entrevista, pode determinar as suas expetativas de remuneração e se estão alinhadas com o emprego para o qual está a recrutar. Uma entrevista eficiente por telefone também vai ajudar a determinar se o candidato poderá adaptar-se à sua cultura empresarial.

7. Coloque as questões certas

A entrevista de emprego é um fator importante no processo de recrutamento. As questões colocadas durante a entrevista são essenciais para contratar o candidato certo.

Principalmente porque o ajudam a separar os candidatos desejados dos medianos. E é por isso que as entrevistas de emprego são das ferramentas mais importantes para os recrutadores.

Por isso, coloque questões que façam o candidato mostrar de que forma pode contribuir para os objetivos da empresa, o que traz de novo para o seu ambiente e trabalho de equipa.

8. Verifique a experiência e referências

Verificar a experiência de um candidato é um dos passos mais importantes num processo de recrutamento. É necessário assegurar que tudo o que está no currículo são aspetos que realmente fazem parte do candidato (credenciais, competências, experiência profissional).

Assim sendo, esta análise deve incluir uma revisão das referências profissionais, especialmente de empregadores anteriores, credenciais educacionais e histórico profissional.

Outras verificações de antecedentes, como a história que lhe foi contada pelo candidato, devem estar especificamente relacionadas com o cargo para o que está a recrutar.

 

Fonte: The Balance Careers

 

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