Ambiciona alcançar sucesso profissional? Então, fique a par das nossas dicas essenciais para dar o próximo passo na sua carreira e assegurar o seu crescimento.

Muitos profissionais têm os seus olhos voltados para o próximo degrau na sua carreira profissional, se não mesmo para os próximos dois ou três. Em qualquer fase da sua carreira, há uma grande probabilidade de já ter questionado as suas ambições.

Uma grande carreira bem-sucedida não é um objetivo comum a todos os profissionais, mas grande parte partilha este interesse.

Dicas para dar o próximo passo na carreira

Mais responsabilidades, mais dinheiro, mais prestígio. Não importa o motivo, o progresso é a base para qualquer carreira. Assim sendo, o que está ao seu alcance para garantir que passa à próxima fase?

Neste artigo apresentamos-lhe seis dicas essenciais para dar o próximo passo na sua carreira e continuar a construir sucesso atrás de sucesso.

1. Crie relações

Construir relacionamentos é a chave em qualquer fase da sua carreia. Boas relações profissionais são crucias para progredir profissionalmente.

Principalmente, porque promovem um melhor trabalho de equipa e serão uma influência positiva na sua produtividade e disposição.

2. Faça mais

Existem várias razões pelas quais se deve empenhar mais quando uma oportunidade surge. A primeira, é que ficará mais exposto a novos projetos, equipas, colegas e oportunidades de melhoria. Além disso, mostrará que não se incomoda em mostrar mais esforço.

Esta é uma característica que os seus superiores tomam em consideração quando procuram promover alguém. Com isto, também terá a oportunidade de melhorar as suas competências, criar relações e desenvolver um portefólio profissional (se aplicável).

3. Acompanhe as conquistas

Considere os resultados positivos dos seus projetos e progresso profissional. Ao acompanhar as suas conquistas consegue destacar as mais importantes no seu currículo e apresentar exemplos durante entrevistas de emprego.

Além disso, acompanhar as suas conquistas permite seguir o seu desempenho e utilizá-lo como motivação para seguir em frente.

4. Melhore as suas competências

A aprendizagem devem ser uma constante na sua carreira profissional. Por muito bom que acredita que seja em determinada área, há sempre a possibilidade de melhorar.

Seja autocrítico e determine as áreas que precisam de ser melhoradas a fim de se tornar num profissional mais competitivo e valioso para a empresa.

5. Mantenha a sua integridade

Existem duas atitudes que podem destruir a sua reputação como profissional: ficar com os créditos do trabalho de outros colegas e culpar os outros quando algo corre mal.

É importante que atue de forma justa, tanto individualmente como em grupo. Ou seja, não tenha receio de admitir os seus erros, faça por resolvê-los em vez de colocar as culpas nos seus colegas.

Aqueles que primeiro apontam o dedo a outro num momento vulnerável, nunca serão bons gestores. E para progredir na sua carreira é imperativo que aprenda a aceitar críticas construtivas, assumir os seus erros e melhorar a partir dessa situação.

6. Mostre interesse

Parece óbvio, mas muitas vezes as pessoas não se candidatam a vagas ou mostram interesse quando uma oportunidade aparece. O que acaba por gerar frustração, porque mesmo que o seu chefe esteja a considerá-lo para uma promoção, a sua falta de interesse pode levá-lo a perder esta vaga.

Quando uma oportunidade surge, mostre interesse e agradeça pela confiança que lhe foi depositada.

 

Fonte: Michael Page

 

Saiba Mais:

Pretende solidificar a sua carreira? Conheça as nossas dicas para alcançar sucesso profissional através de decisões adequadas à sua personalidade e ambição.

Se ambiciona uma carreira profissional de sucesso, aprenda neste artigo a progredir e a construir o seu caminho na direção certa.

Está atualmente à procura de emprego? Então conheça as oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.