Ter exemplos para se basear ao escrever a sua carta de apresentação torna a tarefa mais simples. Então nós ajudamos, damos-lhe os melhores exemplos de carta de apresentação para cada tipo de candidato.

Porque se deve preocupar com a carta de apresentação?

Nem sempre a utilização de uma carta de apresentação é considerada tão relevante como devia. Nós explicamos-lhe porque é que ela é importante: ajuda a mostrar o seu valor.

Por exemplo, se houver uma lacuna no seu currículo, na carta de apresentação você terá oportunidade de a explicar, bem como se estiver a mudar de carreira.

Além disso, se o recrutador achar o seu currículo demasiado enfadonho, a carta de apresentação pode ser uma lufada de ar fresco.

O que precisa para uma boa carta de apresentação:

As cartas de apresentação são um pouco como um quebra-cabeças, todas as peças têm de encaixar.

Então, na sua carta deve incluir:

1. Uma linha de abertura envolvente

A sua linha de abertura é o mais importante, a forma como começa a carta de apresentação vai influenciar se o recrutador terá ou não interesse em continuar a ler.

O ideal é que se conecte logo à empresa e que mostre que não é uma carta de apresentação genérica.

Pode usar, por exemplo, uma memória de infância que o vincula à missão da empresa, uma história sobre uma altura em que se apaixonou pelo produto da empresa, seja o que for que você decida para iniciar a carta, torne-o memorável.

2. Um passo claro

Nos parágrafos seguintes, deve incluir a explicação da sua mudança de carreira, se for o caso, se não for, use este espaço para mostrar os seus resultados profissionais mais relevantes. Ou seja, o próximo passo após a introdução, será “vender-se”.

Fale sobre a sua experiência nas funções que são requeridas para a oferta e use palavras-chave. Enfatize também as suas capacidades.

3. Uma boa linha de encerramento

No encerramento da sua carta de apresentação pode falar sobre próximas etapas, como por exemplo dizer: “Agradeço a oportunidade de poder falar convosco sobre como posso contribuir para a equipa” ou “Gostaria agendar um horário para discutirmos esta função e a minha experiência.”.

É muito importante que agradeça, pode parecer clichê, mas fica sempre bem dizer algo como “Obrigado pela vossa atenção”.

4. Outros elementos essenciais:

  • Dirija a sua carta a uma só pessoa;
  • Use palavras-chave ao longo da carta (num processo de recrutamento automatizado, o seu CV ou a cartão de apresentação serão excluídas se não tiverem palavras-chave);
  • Dê as suas informações de contacto (nome, número de telefone e email).

 

Como criar a sua carta de apresentação

A sua carta de apresentação não deve ser generalizada, para cada oferta de emprego deve ter uma carta. Isto pode parecer cansativo, então priorize as ofertas para as quais você é mais qualificado e comece por essas.

Então, o primeiro passo é fazer um “despejo cerebral”, isto é, expor todas as ideias no documento e de seguida irá selecionar de todas as que são relevantes.

Com a ajuda do The Muse, damos-lhe exemplos dos quatro tipos básicos de cartas de apresentação – tradicional, de impacto, de redação simples e de mudança de carreira:

1. Carta de apresentação Tradicional

Este tipo de carta deve ser usado quando se candidata a uma empresa mais tradicional, como um escritório de advocacia ou uma grande empresa de saúde, por exemplo. Ou a uma função muito tradicional.

Imagine que se candidata a uma oferta para assistente jurídico, a sua carta pode ser assim:

Cara Sra. Jessica Tilman,

Na minha carreira de cinco anos como assistente jurídico, aprimorei minha pesquisa jurídica e as minhas habilidades de redação, e os advogados com quem trabalhei elogiaram-me pelo meu domínio da jurisprudência e suporte a litígios. Os 20 anos de atuação do Spiegel Advocacia comprovam que o escritório possui fortes valores e excelentes advogados, por isso desejo fazer parte da equipa do Spiegel Advocacia.

Atualmente, trabalho como assistente jurídico da Chandler LLC, onde trabalho em estreita colaboração com os parceiros numa série de casos de alta prioridade. Durante o meu tempo aqui, implementei um novo sistema de calendário que garante o arquivamento oportuno de documentos judiciais. Este sistema evitou o cumprimento de prazos e permitiu uma melhor organização das reuniões internas e com os clientes.

Anteriormente, como assistente jurídico no escritório de advocacia de Neuerburg, recebi elogios pelo meu apoio geral à equipa jurídica e pela minha atitude positiva.

As minhas qualificações adicionais incluem um diploma de bacharelato da Rutgers University, um certificado e treinamento em LexisNexis, Westlaw e Microsoft Office Suite.

Gostaria de ter a oportunidade de discutir como posso contribuir com sua equipa jurídica. Agradeço antecipadamente pela sua consideração e estou aguardo por notícias suas.

Atenciosamente,
Chase Broadstein
chasebroadstein@emailcentral.com
(222) 222-2222

2. Carta de apresentação de Impacto

Esta carta funciona melhor para funções nas quais se espera que você cumpra determinados objetivos ou resultados.

Nesta carta a sua personalidade pode brilhar mais diretamente, mas tenha a certeza de que as suas habilidades e sucessos se destacam.

Vai-se candidatar a uma oferta para gerente de marketing, veja o exemplo da carta:

Caro Russ Roman,

Eu tenho um problema. Veja, a minha caixa de entrada atualmente (e de forma embaraçosa) contém 1.500 e-mails não lidos – incluindo boletins informativos de pelo menos 50 marcas diferentes.

Mas esse problema só alimenta a minha paixão por criar e-mails que valham a pena abrir. Porque, na minha perspectiva, como alguém que mal consegue ver a sua própria pilha de correspondência, essa é uma verdadeira vitória.

Há anos que sigo o Vitabe e posso dizer com orgulho que abro todos os e-mails que me envia. Eu adoro um bom assunto – “Tome um Vitamin-ute – vamos ABC You Soon” sendo o meu favorito – e a forma como o seu conteúdo de e-mail parece divertido e com suporte de especialistas. É por isso que estou entusiasmado em enviar a minha candidatura para uma função como gerente de marketing por e-mail na sua empresa.

Tenho mais de quatro anos de experiência trabalhando na área de email marketing. Na minha função atual no Westside Bank, fui capaz de implementar novas campanhas de e-mail centradas na recuperação de clientes que estavam perdidos. Ao analisar dados sobre os tipos de clientes que se desligam e o envolvimento de nossos assinantes de e-mail atuais, bem como títulos de teste A / B e layouts de boletins informativos, fomos capazes de aumentar os assinantes de e-mail em 15% e converter 30% desses assinantes em compras do nosso produto, um aumento significativo em relação ao ano anterior. Eu também lancei um boletim informativo “O seu crédito é importante” com foco em educar os nossos clientes sobre como eles gastam e gerenciam o seu crédito – que se tornou a nossa campanha de melhor desempenho em termos de taxas de abertura e cliques até ao momento.

Anteriormente, como membro da equipa de marketing da Dream Diary Mattresses, colaborei com a equipa de vendas e produtos para entender como poderia apoiá-los da melhor forma a atingir as suas metas trimestrais. Um projeto específico envolvendo a criação de e-mails personalizados para clientes, atraiu mais pessoas a voltarem ao nosso site após 30 dias do que campanhas publicitárias pagas diretas, levando a um aumento de 112% na receita no último trimestre.

Levo a sério o conteúdo que escrevo e os calendários que gerencio, editando e refinando até o ponto além de ser detalhista e entrar em território assustador, e sinto que a minha experiência e motivação ajudariam muito a Vitabe a desenvolver ainda mais seu programa de e-mail para o sucesso.

Muito obrigado pelo seu tempo e consideração. Aguardo por notícias suas.

Lad Miller
lmiller@inboxeseverywhere.com
(987) 654-3210

3. Carta de apresentação de redação simples

É usada frequentemente para funções em que a comunicação é fundamental, como Relações Públicas, Editor, Redator, etc.

Portanto, é tão importante escrever eloquentemente quanto mostrar seu conjunto de habilidades.

Veja o exemplo de carta, numa candidatura a redator:

Caro Sr. Kolsh,

Desde que comecei a andar, danço. E desde que pude ler, fiquei colado ao Arabesque Weekly.

A certa altura, você apresentou um dos meus heróis locais – uma bailarina que lutou contra uma lesão no início da sua carreira e se tornou diretora do Pacific Northwest Ballet – e eu colei o artigo por cima da minha cama de infância. Ainda está lá hoje.

Claro, eu nunca me tornei uma estrela, mas foi aquele artigo e tantos outros que você publicou que me ensinou que dançar era mais do que piruetas e arabescos (desculpe, eu tinha que dizer) – e que o tipo certo de escritor pode lançar luz sobre aspetos da arte que a tornam surpreendente, impactante e universal. Eu posso ser esse escritor.

Como assistente editorial do The Improv Group nos últimos dois anos e meio, a minha principal responsabilidade era deixar todo o nosso conteúdo pronto para sair. Isso incluiu  revisão final, adição de HTML quando necessário, verificação de fatos e localização de fotos, vídeos e GIFs que complementariam o conteúdo e otimizariam o envolvimento do público. Conforme eu mexia em cada postagem, familiarizava-me intimamente com o nosso CMS interno e o que o torna uma peça perfeita.

Mas, de longe, o meu aspeto favorito desse papel foi escrever. A cada semana, eu proponho e escrevo pelo menos um artigo, desde notícias de 250 palavras a conselhos de 900 palavras e ensaios pessoais ainda mais longos. Adoro o desafio de desenvolver argumentos de vendas que se alinhem com as tendências que vemos nos dados, se encaixem na marca e na missão da empresa e me permitam exercitar os meus músculos criativos.

Colaborar com a minha equipa para formar a melhor biblioteca de conteúdo possível tem sido um sonho que se tornou realidade. Estou pronto para usar a minha experiência para ajudar o Arabesque Weekly a atingir todos os seus grandes e pequenos objetivos. E espero um dia escrever uma história que outra criança cole na parede para sempre.

Seria uma honra fazer parte da sua equipa editorial e aguardo a possibilidade de discutir com vocês a oportunidade.

Esperando por ser sua próxima redatora de equipa,
Marlee Wood
marleew@mailplace.net
(555) 666-4433

4. Carta de apresentação para mudança de carreira

Escrever uma carta de apresentação de mudança de carreira requer um pouco mais de estratégia. Terá de destacar as suas habilidades que sejam úteis na nova função e explicar porque está a mudar de carreira.

Imagine que tem experiência como assistente administrativo no apoio a uma equipa de vendas e agora deseja tornar-se num representante de vendas. Veja o exemplo da carta:

Cara Maria Ross,

O chefe de vendas da Sunshine Inc. estava em apuros. Ele precisava de ter seis reuniões agendadas com o cliente, 18 transações de serviço processadas e um resumo da nova campanha de geração de leads da equipa, antes de embarcar num voo para Austin – em três horas. Então, ele recorreu à sua assistente administrativa de cabeça fria e experiente em vendas para obter ajuda. Essa assistente era eu. Não apenas executei tudo na sua lista de afazeres, mas fiz tudo antes do seu voo.

Por três anos, trabalhei em conjunto com um líder de vendas ocupado e voltado para o crescimento para dar suporte à equipa de desenvolvimento de negócios. Como único assistente administrativa no departamento, equilibrei uma faixa de prioridades conflitantes, desde a entrada de dados e coordenação de reuniões até ao contato com clientes, finalização de transações e criação de materiais promocionais. Essa função ajudou-me a desenvolver uma compreensão abrangente do ciclo de vendas, estratégia de vendas e crescimento do pipeline.

Como muitos outros, a minha carreira não foi totalmente direta. Depois de deixar a Crabapple Media, inscrevi-me num programa de treino de codificação local. Seis meses depois, saí com um certificado em programação de computadores e a certeza de que não queria ser codificadora. Mas a educação nunca é perdida. Agora sou uma aspirante a representante de vendas com experiência em apoiar uma equipa de vendas próspera e com amplo conhecimento do espaço de tecnologia.

Aqui está um pouco mais sobre como a minha experiência se traduziria nesta função:

Na Crabapple Media, ajudei a coordenar três lançamentos de estratégias de vendas anuais, cada um gerando um aumento de 26% no pipeline ano a ano.
Na Sunshine Inc., apoiei 12 membros de equipas independentes nos seus esforços em gerar leads. Também auxiliei no processamento de uma média de 300 transações de vendas a cada trimestre.
Prospero em ambientes ocupados e em constante mudança que exigem que eu me comunique de forma clara e concisa. Apoiar uma equipa de alto volume e um executivo ocupado ajudou-me a aprimorar essas habilidades – normalmente, envio mais de 200 e-mails por dia!
Eu, é claro, adoraria agendar um horário para discutirmos essa função e a minha experiência, e realmente quero agradecer-lhe por me considerar.

Atenciosamente , Jaclyne Dean
jdean@iloveemail.com
(123) 456-789

 

Esperamos que estes exemplos de cartas de apresentação o ajudem. Lembre-se que esta é apenas uma pequena etapa do processo! Não tenha pressa, mas aprenda a seguir em frente quando tiver dado tudo de si.