A carta de apresentação é dos primeiros contactos que o recrutador tem consigo. É neste momento que decide se vale a pena ler o seu currículo, o que pode fazer toda a diferença na escolha de candidatos para a entrevista de emprego.

Conheça nesta lista, os critérios que os recrutadores mais procuram na sua carta de apresentação:

1. Uma excelente frase de abertura

Conseguir reter a atenção dos recrutadores desde o início aumenta a probabilidade de ser recordado (o recrutador pensará em si quando decidir quem chamar para a entrevista de emprego).

É essencial adaptar a sua primeira frase à pessoa/empresa a que se dirige, demonstrando que está claramente interessado e que pesquisou informações pertinentes. Um exemplo de um bom começo é “Parabéns pelo prémio de marca de confiança 2019!”.

Não é necessário dizer “Olá, o meu nome é André e candidato-me à vaga de Marketeer”, uma vez que o recrutador tem noção disto e não precisa da duplicação de informação.

2. Personalização

Envie a sua carta/e-mail de apresentação ao cuidado da pessoa que está à frente do processo de seleção – por vezes as empresas disponibilizam o nome. Se tal não acontecer, opte por um simples “Bom dia/Boa tarde”, ou caso se candidate a uma empresa muito formal, opte antes por “Exmo(a) Senhor(a)”.

3. Correspondência com as competências solicitadas

Reveja sempre o anúncio de emprego e identifique as competências que o recrutador procura. Na carta de apresentação deve mencioná-las, utilizando nomenclatura igual à do recrutador. Isto permite que o recrutador se identifique consigo e leia o seu currículo.

4. O porquê de ser um bom candidato

Não se limite a mencionar o seu percurso profissional na carta de apresentação. A mesma deve explicar o motivo pelo qual é valorizado no emprego atual/anterior e mencionar feedback positivo por parte de clientes. Procure apresentar-se de forma a mostrar que é um bom investimento para a empresa.

5. Link para o seu perfil de LinkedIn

Ao enviar o link do seu perfil de LinkedIn, está a poupar tempo e trabalho ao recrutador, que não terá de procurá-lo. É importante que esteja sempre presente nesta rede social de profissionais e preencha o perfil com informações relevantes para possíveis recrutadores.

Mantenha o seu perfil atualizado e preencha todos os campos, para que os recrutadores e colegas possam conhecer o seu percurso profissional e os seus traços de personalidade.

6. Criatividade

Tenha em consideração que os recrutadores recebem centenas de candidaturas. Desta forma, torna-se imprescindível que a sua carta de apresentação se destaque das demais. Uma dose de criatividade pode fazer a diferença entre ser rejeitado ou chamado para uma entrevista de emprego.

Alguns exemplos de criatividade em cartas de apresentação são: enviar uma carta de apresentação em formato de vídeo, em formato de slideshow, website/candidatura que “imite” a comunicação da empresa, entre outros.

7. Link para o seu blogue

Especialmente em situações onde o candidato não tem muita experiência, torna-se benéfico partilhar o link para o seu blogue pessoal na carta de apresentação. Um e-mail faz pouco por demonstrar a sua personalidade, mas várias publicações demonstram essa característica com mais facilidade.

Em simultâneo, o recrutador poderá ver que acompanha as novidades sobre a área profissional e que está efetivamente interessado neste tipo de vagas.