Covid-19: abertura do comércio local, cabeleireiros e livrarias

COVID-19: abertura do comércio local, cabeleireiros e livrariasHoje, 4 de Maio, é o primeiro “dia útil” da situação de calamidade em Portugal devido à Covid-19 e a abertura do comércio local, cabeleireiros e livrarias.

Uma das principais condições é o uso obrigatório de máscara nas lojas até 200 metros quadrados com porta aberta para a rua. No caso dos cabeleireiros e semelhantes o atendimento é feito por marcação.

No que diz respeito a espaços fechados, a lotação máxima é de cinco pessoas por cada cem metros quadrados.

As repartições de finanças e conservatórias também abrem as suas portas com atendimento por marcação prévia e uso obrigatório de máscara.

Além destes serviços, também hoje vão reabrir as bibliotecas e será permitida a prática de desportos individuais ao ar livre.

Não só as livrarias de rua mas também os jardins e espaços exteriores de museus, palácios e monumentos podem abrir ao público.

Entretanto, a presença de familiares em funerais também passa a ser permitido.

Os transportes públicos e supermercados são espaços que vão obrigar o uso de máscaras ou viseiras – medida de proteção que entrou em vigor desde domingo, 3 de Maio. Além disso, esta medida estende-se também a estabelecimentos de ensino e creches para funcionários docentes e não docentes e alunos maiores de 6 anos.

Após os 45 dias consecutivos em estado de emergência, que foi de 19 de Março a 2 de Maio, Portugal enfrenta agora a situação de calamidade. Atualmente, o país contabiliza 1.043 mortes por Covid-19 em mais de 25 mil casos confirmados de infeção.

 

Fonte: Notícias ao Minuto

 

Saiba Mais

Com a entrada em situação de calamidade, Portugal dá início à abertura do comércio local, cabeleireiros, livrarias e outros serviços.

Vai regressar ao trabalho? Então conheça as diversas recomendações da Autoridade para as Condições de Trabalho para um regresso seguro.

Se na sua situação ainda está em lay-off, sabia que pode trabalhar para outra entidade de determinado setor, e em alguns casos pode continuar a receber o apoio do Estado. Conheça os requisitos necessários para o fazer.

Além disso fique a par das medidas implementadas pelo Governo a fim de ajudar trabalhadores e empresas.

Está atualmente à procura de emprego? Então conheça as oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.

10 Empresas a Recrutar esta semana em Portugal

Siga-nos

Artigo anterior 6 Empresas a Recrutar esta semana em Portugal
Próximo artigo Calendário: conheça as datas do plano de reabertura da economia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar